• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

2.4. Resumo da revisão da literatura

No subcapítulo sobre PEE fez-se uma revisão da literatura dos temas relacionados aos conceitos de PEE, de estratégia empresarial ou de negócios com

suas classificações, justificativas, importâncias, aplicações e implicações

emergentes. Também foram descritas as várias metodologias para desenvolvimento, implementação e avaliação do PEE, com suas vantagens, desvantagens e dificuldades de aplicação. Como se pode observar o PEE faz parte da estratégia empresarial e da gestão dos negócios da organização, o qual pode ser realizado e avaliado por um processo metodológico que expresse uma atividade dinâmica, interativa, flexível, adaptável e inteligente.

Ficou evidenciada a importância do trabalho cotidiano e do planejamento conjunto dos CEOs com os CIOs para melhor enfrentar as turbulências da nova economia mercadológica, da competitividade empresarial e da globalização, como um desafio para a sobrevivência das organizações que estão preocupadas com sua inteligência empresarial.

É inquestionável que a Tl pode desempenhar um papel estratégico na organização, participando ativamente dos processos e estratégias dos negócios, gerando resultados efetivos, agregando valores aos produtos e/ou serviços, promovendo inteligência competitiva e empresarial. Isso exige que a mesma seja planejada em conjunto com o PEE por meio do PETI, para evitar a obsolescência tecnológica, o investimento incorreto e os desgastes na organização.

No subcapítulo sobre PETI também se fez uma revisão da literatura dos temas relacionados aos conceitos de PETI com suas classificações, justificativas,

importâncias e aplicações. Também foram descritas as várias metodologias para desenvolvimento, implementação e avaliação do PETI, com suas vantagens, desvantagens e dificuldades de aplicação. A metodologia ou processo de realização do PETI, tal como no PEE, deve se constituir numa atividade dinâmica, interativa, flexível, adaptável e inteligente, elaborada por uma equipe multidisciplinar que leva em conta os talentos da organização e a adequação à realidade empresarial, contemplando os valores, a cultura, a filosofia e as políticas da organização.

Todas as dificuldades empresariais descritas fazem com que a Tl seja um instrumento de apoio à coordenação dos processos empresariais, um mecanismo de coalizão das atividades das funções empresariais, uma ferramenta que suporte a organização disponibilizar produtos de qualidade, praticar bom atendimento, adequar sua política de venda e preços aos clientes, cumprir prazos predefinidos e estar atenta às mutações do mercado. Essas questões que envolvem os fatores de sobrevivência e sucesso das organizações justificam que a Tl seja bem planejada, avaliada continuamente e adaptada com flexibilidade, agilidade, compartilhamento e efetividade.

Dessa forma, ficou evidenciada a importância da existência do PETI derivado e integrado ao PEE, se constituindo numa efetiva ferramenta de gestão das organizações. E que o PETI deve ser elaborado metodologicamente, como processo amplamente discutido, avaliado e aprovado por todos os envolvidos, para que seus resultados sejam de qualidade indiscutível, para evitar os seus problemas e limitações na implementação e avaliação. Observou-se que é fundamental utilizar a Tl na gestão estratégica, alinhando o negócio organizacional e os recursos da Tl, para auferir benefícios inexoráveis e resultados profícuos para a organização.

No subcapítulo sobre Alinhamento do PETI ao PEE fez-se uma revisão da literatura dos temas relacionados aos conceitos de alinhamento das estratégias de negócios e de Tl, ou do PETI ao PEE com suas justificativas, importâncias, aplicações e implicações dos fatores de alinhamento e de desalinhamento. Foram descritos os modelos de estratégias empresariais com suporte da Tl e os modelos de alinhamento de estratégias de negócios e de Tl, ou seja, alinhamento do PETI ao

PEE, com suas respectivas metodologias, destacando suas vantagens,

alinhamento mais relevantes que se constituíram na base teórica do presente modelo proposto dessa tese de doutorado.

Também ficou evidenciado o alinhamento como um relevante papel de agente de mudança nas organizações, principalmente pelos benefícios oferecidos pelo seu resultado e pelas possibilidades de oportunidades de negócios. Da mesma forma que o PEE e o PETI, o alinhamento deve ser amplamente estudado, discutido e adaptado à realidade da organização, para minimizar as dificuldades de sua implementação e avaliação, que se constitui numa atividade desafiante para CEOs e os CIOs nas organizações.

Observaram-se inúmeras dificuldades para a realização do alinhamento, onde duas ficaram mais evidenciadas: questões comportamentais que fazem parte dos valores pessoais dos profissionais envolvidos; e a distância entre as teorias dos modelos acadêmicos e a realidade dos recursos das organizações. Na prática, o alinhamento é difícil de ser realizado e existe um atraso na utilização e na gestão da Tl de forma estratégica no cotidiano empresarial, pois o alinhamento entre PETI e PEE é um processo contínuo e complexo, que considera uma combinação de atividades e de diferentes fatores de sucesso, principalmente os organizacionais, tecnológicos, sistêmicos, humanos, sociais, culturais e políticos.

Essas dificuldades reiteram que o alinhamento precisa ser medido mais

exatamente na prática, possibilitando sua competente reconstrução e

retroalimentação nas organizações, para apoiá-las na geração de vantagens competitivas e na maior visibilidade dos negócios e inteligência empresarial.

Todas essas questões e suas lacunas descritas evidenciaram a relevância desse trabalho reforçando a necessidade da pesquisa para levantar, organizar e documentar os recursos sustentadores e as respectivas variáveis e atividades, que possibilitarão um efetivo alinhamento do PETI ao PEE nas grandes empresas brasileiras.

Documentos relacionados