• Nenhum resultado encontrado

Se a revista continuasse no formato eletrônico, você gostaria de participar novamente?

Transcrição das entrevistas

Entrevista 3 – Feminino 1 Indique a sua faixa etária

33. Se a revista continuasse no formato eletrônico, você gostaria de participar novamente?

Com certeza, certamente registrando algum trabalho desenvolvido em sala de aula.

34. Você acha que um professor torna-se melhor por que escreve bem ou por que lê bastante?

Sim, inclusive eu gostaria de ser melhor, de ter a oportunidade de ler e escrever mais. Eu sei que eu escrevo, mas diante das minhas limitações, eu escrevo pouco. Ler, eu estou com vários livros que adquiri e não estou tendo tempo de ler. Não só o professor, mas o aluno que lê mais adquiri maior capacidade de entender e de escrever.

35. Como você percebe a relação entre leitura e escrita?

ANEXO 2

Projeto “Revista do Educador Municipal”

1. Justificativa

A educação constitui-se num processo dinâmico, onde estudos, discussões e novas propostas avançam com o objetivo de contribuir com a melhoria da mesma. Nesse sentido, vale salientar que os novos debates educacionais e as constantes transformações sociais, são fatores que têm exigido do educador a aquisição de novos conhecimentos e a modificação de posturas a fim de que possa atuar de maneira crítica e coerente com a realidade.

A aquisição de tais conhecimentos, que por sua vez resultam na mudança do pensar, do fazer e do proferir sobre a educação, é possível mediante a leitura e o estudo, disponibilizados por aqueles que ousaram pesquisar, estudar e socializar os saberes adquiridos.

Considerando a importância do estudo de temas atuais e relevantes na área educacional para que o educador desenvolva novas competências, aprimore seus saberes, e por conseguinte, melhore a sua prática pedagógica, reconhecemos a necessidade em dar continuidade ao Projeto Revista do Educador Municipal, que resultou em duas edições da Revista Educadores em Ação. Tais edições foram suficientes para reafirmar que a revista constitui-se num importante veículo de comunicação e informação, que serviu como contribuição ao trabalho de muitos educadores, significando para outros a realização em poder publicar um artigo, socializando assim seus saberes com os seus colegas de profissão.

Vale salientar que nessa nova etapa do trabalho, a revista estará vinculada ao CEMEPE, o que propiciará condições de expôr temas que estejam em consonância com os anseios do educador municipal, pois caminhará ao encontro das diretrizes estabelecidas nos debates, estudos e propostas extraídos de diagnósticos13 realizados por núcleos e projetos que compõem o referido Centro de Estudos.

13 As reuniões que o CEMEPE realiza com as diferentes áreas (professores da educação infantil/1ª a 4ª/ 5ª a 8ª

em seus diferentes conteúdos, pedagogos, administradores, etc), são norteadas pelos próprios anseios de cada grupo e pelas diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação, em consonância com o processo histórico de discussões, elaboração de proposta, início da construção do Projeto Político Pedagógico com os seus princípios delineados na Carta de Princípios e demais ações e propostas dos educadores estabelecidas nos últimos anos.

Diante da dinâmica do processo educacional supracitado e com vistas à melhoria no atendimento aos anseios dos educadores municipais, a revista Educadores em Ação será reformulada14, sem com isto perder o seu foco, de oportunizar o conhecimento do debate educacional mediante material escrito, possibilitando a socialização de saberes historicamente acumulados para o educador da rede municipal de ensino de Uberlândia.

Acreditamos que este é um trabalho primordial para o processo de “vir a ser” dos educadores, pois enquanto seres inconclusos e inacabados, devem empenhar esforços na sua busca de “ser mais”, o que é possível mediante o estudo. Ao falar sobre isto Paulo Freire (1983) faz a seguinte analogia:

O cão e a árvore são inacabados, mas o homem se sabe inacabado e por isso se educa. Não haveria educação se o homem fosse um ser acabado. (...) O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade: é um ser em busca constante de ser mais e, como pode fazer esta auto-reflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca. Eis aqui a raiz da educação.

Partindo do reconhecimento que o homem é um ser inacabado, inconcluso, na busca de “ser mais”, o mesmo deve primeiramente ir ao encontro dos mecanismos para esta busca, que são: a leitura, a pesquisa e o estudo, os quais devem estar fundamentados na ação e reflexão.

Vale salientar que, ao estudar, ao ler, ao pesquisar e ao buscar novos conhecimentos, a ação é melhorada e a reflexão torna-se mais crítica, possibilitando ao educador se posicionar como um trabalhador social, peça fundamental no processo de mudança. Sobre isto Paulo Freire afirma:

No momento em que os indivíduos, atuando e refletindo, são capazes de perceber o condicionamento de sua percepção pela estrutura em que se encontram, sua percepção muda, embora isto não signifique, ainda, a mudança de estrutura. Mas a mudança de percepção da realidade, que antes era vista como algo imutável, significa para os indivíduos vê-la como realmente é: uma realidade histórico-cultural, humana, criada pelos homens e que pode ser transformada por eles.

Esta é a maior aspiração desse projeto: contribuir para a construção de um educador melhor, que na busca de “ser mais”, possa atuar e ao mesmo tempo refletir sobre a sua prática

14 Tal reformulação diz respeito à criação de novas páginas, com a finalidade de manter o educador bem

reconhecendo que embora inconcluso, possui a capacidade de contribuir com a transformação não apenas de si15 , mas da realidade em que atua.

2. Objetivos

2.1.Objetivo Geral:

- Contribuir com o crescimento profissional e intelectual do educador municipal mediante a disponibilização de material escrito sob a forma de revista pedagógica.

2.2. Objetivos Específicos:

- Disponibilizar artigos científicos e relatos de experiência visando uma constante atualização de conhecimentos do professor.

- Manter o educador bem informado a respeito de temas atuais e relevantes na área educacional.

- Incentivar os profissionais da educação a escrevem artigos e a se desenvolverem no campo da pesquisa.

- Socializar saberes e experiências educacionais.

- Contribuir com a melhoria do ensino na rede municipal, mediante apresentação de temas voltados à formação de educadores críticos e politizados.

- Disponibilizar para os educadores municipais as discussões, eventos, agenda e diretrizes estabelecidas pela gestão para o desenvolvimento do trabalho, expressando inclusive a filosofia de trabalho adotada pela Secretaria Municipal de Educação.