• Nenhum resultado encontrado

CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO, POIS ESTA É

REVISTA EDUCADORES EM AÇÃO

A revista Educadores em Ação nasceu de um projeto que vislumbrava a necessidade da criação de um periódico destinado aos educadores municipais, disponibilizando aos seus educadores um material de apoio, que servisse como contribuição ao seu trabalho, que incentivassem o educador municipal a se desenvolver no campo pesquisa e escrita de textos científicos e que também fosse um veículo que oportunizasse a troca de experiências.

Com base nestes princípios, foi elaborado um projeto, que se pautou na análise

criteriosa de diversas revistas educacionais do país. Mediante esta análise, foi estabelecido um formato para a revista da educação municipal, obedecendo alguns critérios que garantissem a sua cientificidade.

Além disso, pesquisas no sitio da Biblioteca Nacional, no Escritório de Direitos Autorais e Agência do ISSN (International Standard Serial Number)19, para que a revista seguisse dentro das leis de nosso país.

Considerando o anseio da Secretaria Municipal de Educação de se ter uma revista científica dado as suas vantagens para a secretaria e também para os docentes, foi decidido que a revista seguiria os padrões científicos de publicação.

A revista Educadores em Ação funciona desde 2001, constituindo-se em uma

publicação semestral da Secretaria Municipal de Educação / CEMEPE, contando com o apoio da Secretaria de Comunicação Social para a sua diagramação e com o jornalista responsável pela publicação. A revista é de caráter científico, como consta em seu registro junto à

Biblioteca Nacional (ISSN 1809-2004), sendo constituída pelos seguintes espaços: História de Vida de Educadores, Artigos Científicos, Matéria de Capa, Relatos de Experiência, Saúde do Professor e Divulgações.

O trabalho com a revista consiste em: coleta de artigos e relatos para publicação, orientação aos professores na confecção de material a ser apresentado à revista,

encaminhamento artigos e relatos a conselheiros editoriais e consultores ad-hoc para emissão

19

Número internacional normalizado para publicações seriadas, que funciona sob a jurisdição do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que desde 1975 atua como Centro Nacional da rede internacional de publicações seriadas.

de parecer, seleção de imagens e fotos para a revista, atendimento aos educadores municipais prestando esclarecimentos a respeito de assuntos pertinentes à revista, escolha do entrevistado de cada edição, realização de entrevista, acompanhamento da correção e redação da matéria de capa, acompanhamento da paginação que é feita pela Comunicação Social, distribuição dos exemplares devidamente etiquetados.

Abaixo consta o projeto da revista, com suas justificativas, objetivos, etapas do projeto, características da revista, normas da revista, administração, cronograma, recursos, avaliação e orçamento.

1. Justificativa

A educação constitui-se num processo dinâmico, onde estudos, discussões e novas propostas avançam com o objetivo de contribuir com a melhoria da mesma. Nesse sentido, vale salientar que os novos debates educacionais e as constantes transformações sociais são fatores que têm exigido do educador a aquisição de novos conhecimentos e a modificação de posturas a fim de que possa atuar de maneira crítica e coerente com a realidade.

A aquisição de tais conhecimentos, que por sua vez resultam na mudança do pensar, do fazer e do proferir sobre a educação, é possível mediante a leitura e o estudo, disponibilizados por aqueles que ousaram pesquisar, estudar e socializar os saberes adquiridos.

Considerando a importância do estudo de temas atuais e relevantes na área educacional para que o educador desenvolva novas competências, aprimore seus saberes, e, por conseguinte, melhore a sua prática pedagógica, reconhecemos a necessidade em dar continuidade ao Projeto Revista do Educador Municipal, que resultou em duas edições da Revista Educadores em Ação. Tais edições foram suficientes para reafirmar que a revista constitui-se num importante veículo de comunicação e informação, que serviu como contribuição ao trabalho de muitos educadores, significando para outros a realização em poder publicar um artigo, socializando assim seus saberes com os seus colegas de profissão.

Vale salientar que nessa nova etapa do trabalho, a revista estará vinculada ao CEMEPE, o que propiciará condições de expor temas que estejam em consonância com os anseios do educador municipal, pois caminhará ao encontro das diretrizes estabelecidas nos

debates, estudos e propostas extraídos de diagnósticos20 realizados por núcleos e projetos que compõem o referido Centro de Estudos.

Diante da dinâmica do processo educacional supracitado e com vistas à melhoria no atendimento aos anseios dos educadores municipais, a revista Educadores em Ação será reformulada21, sem com isto perder o seu foco, de oportunizar o conhecimento do debate educacional mediante material escrito, possibilitando a socialização de saberes historicamente acumulados para o educador da rede municipal de ensino de Uberlândia.

Acreditamos que este é um trabalho primordial para o processo de “vir a ser” dos educadores, pois enquanto seres inconclusos e inacabados, devem empenhar esforços na sua busca de “ser mais”, o que é possível mediante o estudo. Ao falar sobre isto Paulo Freire (1983) faz a seguinte analogia:

O cão e a árvore são inacabados, mas o homem se sabe inacabado e por isso se educa. Não haveria educação se o homem fosse um ser acabado. (...) O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade: é um ser em busca constante de ser mais e, como pode fazer esta auto-reflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca. Eis aqui a raiz da educação.

Partindo do reconhecimento que o homem é um ser inacabado, inconcluso, na busca de “ser mais” o mesmo deve primeiramente ir ao encontro dos mecanismos para esta busca, que são: a leitura, a pesquisa e o estudo, os quais devem estar fundamentados na ação e reflexão.

Vale salientar que, ao estudar, ao ler, ao pesquisar e ao buscar novos conhecimentos, a ação é melhorada e a reflexão torna-se mais crítica, possibilitando ao educador se posicionar como um trabalhador social, peça fundamental no processo de mudança. Sobre isto Paulo Freire afirma:

No momento em que os indivíduos, atuando e refletindo, são capazes de perceber o condicionamento de sua percepção pela estrutura em

20 As reuniões que o CEMEPE realiza com as diferentes áreas (professores da educação infantil/1ª a 4ª/ 5ª a 8ª

em seus diferentes conteúdos, pedagogos, administradores, etc), são norteadas pelos próprios anseios de cada grupo e pelas diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação, em consonância com o processo histórico de discussões, elaboração de proposta, início da construção do Projeto Político Pedagógico com os seus princípios delineados na Carta de Princípios e demais ações e propostas dos educadores estabelecidas nos últimos anos.

21 Tal reformulação diz respeito à criação de novas páginas, com a finalidade de manter o educador bem

que se encontram, sua percepção muda, embora isto não signifique, ainda, a mudança de estrutura. Mas a mudança de percepção da realidade, que antes era vista como algo imutável, significa para os indivíduos vê-la como realmente é: uma realidade histórico-cultural, humana, criada pelos homens e que pode ser transformada por eles.

Esta é a maior aspiração desse projeto: contribuir para a construção de um educador melhor, que na busca de “ser mais”, possa atuar e ao mesmo tempo refletir sobre a sua prática reconhecendo que embora inconcluso, possui a capacidade de contribuir com a transformação não apenas de si22 , mas da realidade em que atua.

2. Objetivos

2.1.Objetivo Geral:

- Disponibilizar uma revista científica aos educadores municipais, contendo artigos científicos e relatos de experiências produzidas pelos mesmos.

2.2. Objetivos Específicos:

- Manter o educador atualizado a respeito de temas atuais e relevantes na área educacional.

- Incentivar os profissionais da educação a escrevem artigos e a se desenvolverem no campo da pesquisa.

- Socializar saberes e experiências educacionais.

- Contribuir com a melhoria do ensino na rede municipal, mediante apresentação de temas voltados à formação de educadores críticos e cônscios dos debates educacionais na atualidade.

- Disponibilizar para os educadores municipais as discussões, eventos, agenda e diretrizes estabelecidas pela gestão para o desenvolvimento do trabalho, expressando inclusive a filosofia de trabalho adotada pela Secretaria Municipal de Educação.

3. Etapas do Projeto

- Apresentação do projeto ao Secretário Municipal de Educação, Assessores, diretoria do CEMEPE e demais funcionários.

- Elaboração de cartazes e memorandos às escolas convidando os educadores a escreverem artigos científicos e/ou relatarem suas experiências educacionais para possível publicação.

- Disponibilizar aos colaboradores as “Normas para o envio de colaborações”.

- Participar e promover reuniões com a finalidade de motivar os administradores escolares e funcionários do CEMEPE a divulgarem a revista, incentivarem e colaborarem mediante o envio de artigos.

- Escolha dos componentes do Conselho Editorial, mediante reunião com o Secretário Municipal de Educação e Assessores.

- Reunião com o Conselho Editorial, a fim de que seus membros tomem ciência do projeto e definam diretrizes para o desenvolvimento do trabalho.

- Recebimento de artigos, organizando-os para que sejam submetidos a parecer. - Escolha dos Consultores ad-hoc.

- Visita às escolas que estejam desenvolvendo trabalhos que sejam interessantes para divulgação na revista. Se necessário, fotografar atividades.

- Encaminhamento dos artigos e relatos de experiências aos conselheiros editoriais e consultores ad-hoc para emissão de parecer.

- Atendimento aos colaboradores, apresentando-lhes o parecer do Conselho Editorial e prestando-lhes assessoria na reestruturação do texto se assim o desejarem.

- Escolher o entrevistado da edição, juntamente com o Conselho Editorial, Assessores, Secretário Municipal de Educação, Direção do CEMEPE e Coordenadora da revista. - Elaborar perguntas a serem dirigidas ao entrevistado de cada edição.

- Realizar a entrevista.

- Transcrever as respostas do entrevistado.

- Participar de eventos, palestras e outros, para divulgação na revista.

- Seleção dos artigos a serem publicados, mediante apreciação do Conselho Editorial. - Regulamentação da revista junto aos órgãos competentes.

Documento 4