• Nenhum resultado encontrado

3. ENQUADRAMENTO DE REALIZAÇÃO DA PESQUISA 101

3.4 Casos de estudo: organizações não-governamentais no Brasil 124 

3.4.3 Riovoluntário 142 

A terceira organização brasileira que apresentamos é a Riovoluntário, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e apartidária, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Fundada em Assembleia Geral no dia 17 de junho de 1997, a instituição foi concebida para ser uma Central de Voluntariado e uma Central de Doações, tendo seu perfil alterado por sua trajetória de trabalho.

Hoje, a missão da ONG é “Inspirar, captar, qualificar e encaminhar recursos voluntários que contribuam para a efetividade dos serviços prestados por organizações parceiras49”. O objetivo da Riovoluntário é de ser um centro de excelência na produção, na aplicação e na disseminação de tecnologias sociais de voluntários, atuando a partir dos princípios de promover a solidariedade, atuar com

49 Cf. RIOVOLUNTARIO. 20--. http://www.riovoluntario.org.br/?page_id=57. (Acessado em agosto 28, 2012).

ética e qualidade em suas ações e de estabelecer a integração, o respeito e a cooperação interna e em relação aos públicos de atuação.

A ONG Riovoluntário tem reconhecimento nacional e internacional como centro de referência do voluntariado no Brasil, visto sua participação voltada para a superação da pobreza e da exclusão social. Em 2000, a organização recebeu o título de Utilidade Pública Municipal (Lei nº 2.979/2000) e no ano seguinte o título de Utilidade Pública Federal (Portaria nº 315).

A organização é filiada à Liga Iberoamericana para a Superação da Pobreza e a Inclusão Social – LA LIGA e a americana Hands on Network, também é representante nacional na International Association for Volunteer Efforts – IAVE. Também é entidade parceiras da Voluntários das Nações Unidas (United Nations

Volunteers – UNV), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência

e a Cultura (UNESCO) e do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-RJ), Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

Criado no ano de sua fundação, o Troféu Beija-flor, promovido pela organização, premia anualmente ações de maior destaque na promoção do voluntariado de forma a valorizar e reconhecer estas ações. O troféu premia dez voluntários que tenham atuado de forma relevante durante o ano em diversas instituições sem fins lucrativos e, ainda, representantes de outras categorias, como Evento, Instituição, Mídias, Rede e Homenagem Especial, que também tenham contribuído de forma significativa à causa do voluntariado e ao desenvolvimento da população brasileira.

Em 2007 a organização lançou a pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil, realizado em parceria com outras instituições, e com o objetivo de conhecer este perfil e reconhecer as ações em desenvolvimento no Brasil. Já ocorreram três edições da pesquisa, a segunda em 2010 e a terceira em 2012, com o fim de mobilizar os atuais e novos atores do setor, conhecer, publicar para compartilhar, avaliar para propor mudanças no cenário do voluntariado brasileiro.

Os programas desenvolvidos pela Riovoluntário são Brasileirinho, Mãos a Obra, Parceria Social e Voluntariado Empresarial.

O primeiro deles, o “Brasileirinho”, atua na reforma de creches, na capacitação de gestores, de educadores e no apoio às famílias das crianças que têm entre 0 e 4 anos de idade, beneficiadas com o programa. Os objetivos do programa são de acompanhar o desenvolvimento das crianças nas áreas cognitiva,

sócio-afetiva, psicomotora, linguística; instrumentalizar os gestores na sustentabilidade das creches e sensibilizá-los para a importância de uma formação de qualidade; promover e/ou incentivar a articulação de uma rede de proteção social às crianças por meio de ações conjuntas; e criar espaços de reflexão, debates e encontros de integração com os familiares e a comunidade que impactem positivamente nos cuidados e educação das crianças, e de facilitar o resgate da auto-estima e a geração de renda e oportunidades locais.

O Programa Mãos à Obra tem como palavra-chave o engajamento, pois é este o programa da ONG que faz a o relacionamento com os voluntários, pessoa física, fazendo a ligação daqueles desejosos em trabalhar como voluntário às instituições que necessitam. Os interessados em fazer parte da rede podem se cadastrar no site da organização <http://www.riovoluntario.org.br/?page_id=19>. Após o cadastro, o interessado participa de uma capacitação, é quando seu cadastro é efetivado e o voluntário seleciona a área que deseja atuar, além de local para tal e horários de disponibilidade.

O Programa Parceria Social é voltado para instituições sociais no sentido de estabelecer parcerias objetivando fortalecer as instituições cadastradas. Oferece capacitações, oficinas, cursos, e outras atividades que fazem com que o trabalho em redes seja enfatizado. As instituições que tenham interesse em participar da rede devem se cadastrar e participar de uma Reunião de Cadastro para, posteriormente, receber capacitação e desenvolver seu trabalho social como parte da rede. A Riovoluntário busca aproximar-se das instituições e oferecer-lhes apoio técnico de forma sistemática.

O quarto programa em desenvolvimento, o Voluntariado Empresarial, tem por objetivo promover a cultura do voluntariado no meio empresarial. O programa oferece serviços de consultoria, de assessoria, de sensibilização e de mobilização aos colaboradores de empresas interessadas na implementação de Programas de Voluntariado e também a organização de Campanhas de Doações e Dias de Serviço Voluntário. Através do programa, foi criado o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), composto de empresas de médio e grande porte, este com o objetivo principal de “incentivar, qualificar, fortalecer e disseminar o trabalho voluntário nas Empresas, Instituições e Fundações Empresariais associadas”50.

50 Cf. RIOVOLUNTARIO (20--). http://www.riovoluntario.org.br/?page_id=118. (Acessado em agosto 28, 2012).

O site da organização passou por uma reformulação em 2012. A Figura 12 representa a nova página que será descrita a seguir:

Figura 12 – Riovoluntário (Website)

O site possui, na área superior um campo para busca e abaixo deste, um menu com 6 itens, que são: O Riovoluntário; Programas; Voluntários; Instituição; Seja um Voluntário e Fale Connosco.

O primeiro deles, “O Riovoluntário”, desdobra-se nos itens 'Como funciona' (resume as ações da organização), 'Equipe' (identifica a estrutura e os responsáveis por cada área), 'História' (apresenta uma síntese da trajetória da ONG) e 'Quem Somos' (apresenta Missão, Visão e Princípios da ONG, destaca os títulos e os prêmios recebidos, e órgãos que mantém vínculo, nacionais e internacionais).

O link “Programas”, como o próprio nome indica, apresenta as informações sobre os programas da instituição e seus subitens indicam os nomes destes: Brasileirinho, Mãos a Obra, Parceria Social e Voluntariado Empresarial. Nas áreas do site acessadas através desses links, há informações, estas em formas resumidas, relativas aos programas desenvolvidos. Em relação ao Programa Brasileirinho, há um desdobramento em mais três links que remetem o visitante da

página às áreas específicas, indicadas pela denominação desses links, que são: Brasileirinho – Creches; Brasileirinho – Imagens; Brasileirinho – vídeos.

O terceiro link indicado no menu “Voluntários” desdobra-se em quatro subitens. Cada um desses mantém informações sobre o assunto que o denomina, no sentido de orientar o voluntário cadastrado pela ONG em cada um desses temas. Assim temos 'Dicas de Trabalho' (segmentos e respetivas opções de atividades ao voluntário), 'Legislação' (análise legislação sobre terceiro setor e voluntariado), 'O Trabalho Voluntário (o voluntariado no cenário brasileiro) e 'Terceiro Setor' (disponibilização da lei sobre OSCIP).

Em seguida temos o link “Instituição” que traz informações gerais sobre o funcionamento e as ações da ONG. O link “Seja Voluntário” remete à área de cadastro (Quero ser voluntário), possibilitando ao interessado a participação nas capacitações que darão condições da participação no trabalho da organização. O último link indicado nesse menu é o “Fale Connosco” que dá acesso a um formulário para contato com a Riovoluntário.

Na página inicial do site, em seu frame principal ainda há links para CAV (Calendário de Ações Voluntárias) onde há divulgação de eventos; para o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE; para área de Capacitação On-line (acesso às informações sobre o procedimento e área de cadastro) e ainda link para Cursos e Eventos.

Encontramos, ainda na parte central da página inicial, uma área denominada “Novidades”, dividida em 'Notícias' (informações gerais sobre ONG e suas parceiras); 'Publicações' (divulgação de publicações cujo tema seja o voluntariado/Terceiro Setor internos e externos à ONG); 'Releases' (divulgação de ações/eventos do setor); 'Informativos' (notificação de campanhas da ONG e campanhas das instituições parceiras, divulgação de imprensa) e 'Clippings' (reportagens publicadas na imprensa, da ONG e de instituições parceiras).

Nesta área de novidades, destacamos as publicações resultantes das três edições da pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil disponíveis, para

downloads, os manuais elaborados pela instituição (Manual do Voluntariado e

Manual da Instituição) e ainda o periódico “O Beija-flor”. Este último é um Boletim Informativo da Riovoluntário, com produção trimestral e sob a responsabilidade da Coordenação de Comunicação, tem o objetivo propagar a cultura do voluntariado,

por meio da divulgação das atividades, eventos e artigos referentes ao Terceiro Setor. Este boletim é distribuído gratuitamente nos eventos que a ONG participa.

Além do website, a organização está presente na web através das redes sociais Facebook e Twitter, de um canal no Youtube e blog.

O perfil da organização no Facebook é “RIOVOLUNTARIO” e as informações de descrição desse perfil repetem conteúdo publicado no website institucional, nomeadamente no link “O Riovoluntário / Quem Somos”. As postagens no Facebook trazem, na sua maioria a divulgação de eventos, oportunidades de voluntariado, as necessidades da ONG ou de instituições da rede de parceiros. Também há utilização da rede para publicação de releases/clippings de imprensa, muitos que já estão presentes no website (Novidades).

Na rede Twitter, perfil @riovoluntario, encontramos divulgação de eventos e de ações da ONG e instituições parcerias, além dos #twitts cujos assuntos percebidos relacionam-se com a temática do terceiro setor.

O canal da organização no Youtube mantém vídeos com temas relacionados ao voluntariado e ao Terceiro Setor. Dos vídeos publicados no canal, temos aqueles que foram produzidos pela instituição, vídeos em que a ONG é o foco porém produzidos por instituição externa, outros que divulgam projetos/programas de terceiros, e vídeos veiculados por canais de imprensa na mídia.

Além desses canais, a Riovoluntário possui um blog <www.rioblog.org>. Este blog é definido como o “ponto de encontro virtual” dos voluntários da ONG, a ser administado pelo “Grupo de Voluntários – On Line”, sob a coordenação do Setor de Comunicação da Riovoluntário. O blog ainda disponibiliza legislação sobre o voluntariado e tem uma área de contato com a equipe do RioBlog. A página está vinculada à conta de Twitter da organização, publicando os #twitts mais recentes em sua lateral direita. O conteúdo publicado segue a linha dos conteúdos da área de novidades do website e também do Facebook.

No blog há link para o aplicativo de compartilhamento de fotos Flickr, sob a denominação “Galeria Riovoluntário”. As informações que descrevem o perfil da ONG reproduzem conteúdo do website (O Riovoluntário/História) e as imagens estão relacionadas com eventos promovidos pela organização. Percebe-se o uso pontual e restrito do aplicativo a dois eventos da organização.