• Nenhum resultado encontrado

DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA NO 8º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS

1 ROBERTO SANTOS JÚNIOR

1 INTRODUÇÃO

A Polícia Militar tem a missão de pro- mover e garantir a segurança pública para toda sociedade. Para tanto necessita que a sua ferra- menta principal que é o policial militar esteja pre- parado mentalmente como também físicamente para enfrentar várias situações de ocorrências que implicam na preservação da ordem pública.

O presente estudo objetivou descrever ba- seado em conceitos de atividade física, exercício físico e qualidade de vida, uma Proposta de Im- plantação do Programa de Atividade Física Sis- tematizada, no 8º batalhão da Polícia Militar de Alagoas, proporcionando para seu efetivo uma diversidade de atividades físicas sistematizadas, motivando a busca na melhoria da aptidão física e da qualidade de vida.

Para (BARBANTI et al., 2002 apud SOU- ZA, 2009; NIEMAN, 2011) Atividade física refe- re-se a qualquer movimento corporal produzido

1 Curso de Habilitação de Oficiais.Turma 2019, da Academia de Polícia Senador Arnon de Melo Bacharel em Educação Física. Pós graduado em metodologia do ensino da capoeira.. E-mail.tatuguerreiros@gmail.com

2 Mestrando em Educação – Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Especialista em Fisiologia do Esforço. Bacharel em Segurança Pública. Oficial Superior da Polícia Militar de Alagoas ocupando o Posto de Tenente-Coronel. pela musculatura esquelética em que resulta um aumento substancial de gasto energético basal.

Para Nahas, “atividade física sistemática, planejada, que tem por objetivo desenvolver a Aptidão Física, reabilitar funções orgânicas, de- senvolver habilidades motoras ou promover um gasto energético” (NAHAS, 1999, p.48).

Visto que a atividade física pode ser pla- nejada de acordo com a necessidade da pessoa, assim o policial poderá perfeitamente ter uma planilha de exercícios que lhe ajudaram a for- talecer aqueles músculos que considerar mais úteis as atividades que diariamente desempenha. Assim não há motivos para acreditar que a ati- vidade física em nada ajudaria em sua profissão (JUNIOR, 2015).

Para a investigação do estudo, buscou-se intervir no problema baseado no tema, proposta da implantação de atividade física sistematizada no 8º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas. O que fazer para melhorar os componentes da apti- dão física dos policiais militares do 8º batalhão, proporcionando na melhoria da qualidade de vida?

Pode descrever as necessidades de um programa específico para os policiais militares, devido a estes não praticarem atividades físicas regulares, a falta de aptidão física para a continuidade de suas promoções, cujo são submetidos aos Testes de Aptidão Física (TAF), realizado com o objetivo de o policial ingressar no quadro de acesso, entre os benefícios relacionados à saúde. Como também, os benefícios também são levados em conta na formação de um Policial Militar.

O Policial Militar utiliza equipamentos, tipo acessório, que aumenta o esforço em seu deslo- camento, requisitando alguns componentes da aptidão física. Esses materiais são necessários para o desempenho de suas funções, como: colete balístico, colete tático e/ou cinto de guarnição, arma, car- regadores de munição e algemas, o que gera o transporte de um sobrepeso corporal, podendo acarretar dores, tensões musculares e problemas posturais.

O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente. De fato, existem naturalmente outros fatores que a influenciam, mas comecemos por ver o que significa qualidade de vida, para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Foi feita uma investigação sistemática da evolução na literatura sobre a atividade física, exer- cício físico e qualidade de vida nos programas de promoção a saúde do policial militar, onde justifica a proposta da implantação das atividades físicas sistematizada na obtenção da aptidão física e da qualidade de vida, e como foco deste trabalho, o efetivo do 8º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas.

2 MÉTODO

O estudo foi elaborado através de uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento técni- co do tipo bibliográfico, de natureza aplicada, quanto ao objetivo, exploratória e descritiva. No dizer de Gil (1991) apud NASCIMENTO (2016, p.6), “a pesquisa bibliográfica é um trabalho de natureza exploratória, que propicia bases teóricas ao pesquisador para auxiliar no exercício reflexivo e crítico sobre o tema em estudo”.

Conforme ainda Gil (1991) apud NASCIMENTO (2016, p. 4), pesquisas exploratórias ob- jetivam facilitar familiaridade do pesquisador com o problema objeto da pesquisa, para permitir a construção de hipóteses ou tornar a questão mais clara. Os exemplos de pesquisas exploratórias são as pesquisas bibliográficas e estudo de caso.

Gil (1991) apud NASCIMENTO (2016, p. 2 e 3), afirma que a pesquisa qualitativa é aque- la que requer uma análise direta entre o pesquisador e o objeto de estudo e também citando que a pesquisa aplicada é dedicada à geração de connhecimento para soluções de problemas específicos, é dirigida à busca da verdade para determinada aplicação prática em situação particular. Pode ser cha- mada também de proposição de planos, pois busca apresentar soluções para determinadas questões organizacional.

Tomando-se como primeiro passo determinar o tema-problema e sua delimitação. Para efe- tividade, uma observação assistemática foi realizada, tomando como destaque a falta da prática de atividade física como prática regular dos policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, o que proporcionou interesse para tal discurssão. Com o despertar desse problema, foi apreciada a impor- tância da intervenção com uma proposta da implantação do programa e atividade física sistematizada. Em seguida, foi realizado o levantamento bibliográfico, por meio de artigos, livros, periódi- cos, internet, teses e disssertações, etc, em que foi a base teórica para a descrição desta pesquisa. A partir do levantamento, uma leitura atenta na compreenção de uma construção lógica da pesquisa, buscando discussão dos textos e procurando o aprofundamento no tema investigado.