• Nenhum resultado encontrado

O texto, apresentado nesta seção, foi adaptado de informações extraídas do site da OBMEP, disponível no endereço eletrônico www.obmep.org.br acessado em 4 de janeiro de 2020. Informações complementares relativas a esses programas podem ser encontradas diretamente no site da OBMEP.

• PIC

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) tem como público-alvo os alunos medalhistas da OBMEP. Este programa é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo País. É um programa que dá oportunidades ao aluno, premiado em cada edição, de ampliar seus conhecimentos por meio de novas questões dentro do ramo da Matemática. Outro objetivo do PIC é

preparar o estudante para que se tenha um desempenho acadêmico e profissional mais satisfatório. O programa funciona com encontros presenciais ou virtuais, isso dependerá a situação do aluno. Nas atividades do programa que constam na plataforma de EAD, há discussões virtuais por meio de fóruns online e execução de tarefas com objetivos específicos. A equipe do PIC é formada por professores orientadores, coordenadores e moderadores de fórum e coordenadores orientadores. Cada uma dessas pessoas possui uma ação específica voltada para o aluno medalhista.

• Portal do Saber

O Portal do Saber da OBMEP tem como objetivo oferecer, aos alunos e professores, material de ensino de Matemática e Física gratuito e online. No portal, existe uma variedade de materiais relacionados à grade curricular que vai do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O Portal dispõe de videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, interativo e testes dependendo do assunto. O interessante do Portal é que os materiais estão organizados em módulos que tratam de assuntos específicos, pois lá existem conteúdos que não são abordados durante o ano letivo em algumas Escolas Públicas. No Portal, ainda pode-se realizar teste com perguntas de múltipla escolha ou dissertativas a fim de que o aluno exercite seus conhecimentos adquiridos ao longo do acesso à plataforma. O interessante é que o aluno pode obter um certificado online.

• OBMEP Nível A

A OBMEP Nível A é uma olimpíada voltada para alunos do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental das Escolas Públicas. Esta olimpíada teve sua 1ª edição em 2018 e a 2ª edição ocorreu 2019, realizada pelo IMPA, com apoio da SBM, do MCTIC e do MEC.

Na edição de 2019, o público-alvo foram os alunos de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em Escolas Públicas Municipais, Estaduais e Federais e os alunos matriculados em outras modalidades, como EJA, aptos a participar desde que sua série escolar corresponda ao 4° ou 5° ano do Ensino Fundamental.

• Banco de Questões e Provas Anteriores

Acredita-se que, uma boa preparação para as provas da OBMEP, o estudante deve conhecer o tipo de questão abordada na prova. Para isso, deve se exercitar com questões de provas anteriores para se familiarizar com a nomenclatura, as dificuldades apresentadas durante a prova, o controle emocional, o controle do tempo e a forma com que deve expressar suas ideias, caso participe da prova discursiva da 2ª Fase. Do exposto, se o estudante se prepara individualmente e se tiver iniciativa, ele pode acessar o banco de questões e provas antigas disponibilizadas no site da OBMEP. Lá se encontram inúmeras questões resolvidas na forma de apostilas e separadas em volumes. Cada volume apresenta uma seleção de problemas, similares aos problemas das provas, divididos por níveis e por assuntos. Os professores podem montar seus respectivos programas de preparação, utilizando esses materiais disponíveis, pois no mesmo endereço eletrônico, encontram-se todas as provas anteriores resolvidas e com soluções em vídeo.

• Portal Clubes de Matemática

Este projeto foi concebido para disponibilizar problemas interessantes de Matemática, além de oferecer ambientes interativos nos quais será possível desenvolver, pesquisar e criar atividades Matemáticas de forma ampla e divertida. Nesses espaços para estudar Matemática, alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão participar de atividades como gincanas, discussão de filmes, resolução de problemas, jogos, além de filmagens e atividades que utilizam programas de geometria dinâmica. A participação nos Clubes de Matemática da OBMEP não é restrita a alunos de Escolas Públicas, e um mesmo Clube poderá ter membros com níveis de escolaridade diferentes. Universitários e até mesmo professores de Matemática também poderão participar.

• Poti

O programa é destinado aos estudantes interessados que desejam se preparar para as provas da OBMEP e OBM, que estejam regularmente matriculados no 8° ou no 9° ano do Ensino Fundamental ou em qualquer uma das séries do Ensino Médio. A finalidade principal dessa iniciativa é obter um melhor desempenho dos estudantes brasileiros nas olimpíadas (OBMEP e OBM) por meio do financiamento de aulas presenciais em Polos que apresentem demanda e estrutura adequada para tal.

• PICME

O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). O programa é coordenado em nível nacional pelo IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

• Programa OBMEP na Escola

Este é um programa direcionado aos professores de Matemática das Escolas Públicas e para os alunos de licenciatura em Matemática. O programa tem por objetivo estimular atividades extraclasses com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas anteriores e Bancos de Questões. Os professores e alunos de todo o país serão habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em suas respectivas escolas ou em escolas vizinhas. É uma realização do IMPA, com apoio da SBM, realizado com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA, o MCTIC e o MEC. O programa também recebe o patrocínio da Fundação Itaú Social por meio de bolsas oferecidas aos professores participantes.

Além disso, a SBM possui uma série de livros voltados para as olimpíadas, tais como: 10 matemáticos 100 problemas; Iniciação à Matemática: um curso com problemas e soluções; Olimpíadas Brasileiras de Matemática – 17ª a 24ª; 21 Aulas de Matemática Olímpica; Olimpíadas Brasileiras de Matemática – 9ª a 16ª e Olimpíadas Brasileiras de Matemática – 1ª a 8ª.

Na intenção de difusão do conhecimento matemático, as publicações do IMPA, também, visam facilitar a tarefa de aprendizagem, a fim de estimular as vocações de jovens estudantes. Nesse contexto, destacam-se algumas publicações importantes na preparação dos alunos para a OBMEP:

1ª) Círculos de Matemática da OBMEP volume 1: Primeiros passos em Combinatória, Aritmética e Álgebra de Bruno Holanda e Emiliano A. Chagas. Este livro possui problemas selecionados, que foram extraídos de competições de Matemática para alunos do Ensino Fundamental. Segundo os autores, a obra é organizada por capítulos que possuem perguntas, apresentadas em ordem crescente de dificuldade e suas respectivas soluções. Os problemas cobrem duas

áreas importantes da matemática, contagem e aritmética, e podem servir como uma forma divertida de aprender esses assuntos.

2ª) Círculos Matemáticos: a Experiência Russa de Dmitri Fomin, Sergey Genkin e Ilia Itenberg. Esse livro é baseado na ideia de que o estudo da matemática pode gerar o mesmo entusiasmo que praticar um esporte com um time não necessariamente competitivo.

3ª) Um Círculo Matemático de Moscou: Problemas semana-a-semana de Sergey Dorichenko. Esse livro apresenta materiais empregados no curso anual de um círculo matemático organizado pela Faculdade de Matemática da Universidade Estatal de Moscou. Cada conjunto de problemas tem uma estrutura análoga, ou seja, combina revisões de tópicos anteriores com a introdução de um tópico novo, apresentando problemas em níveis crescentes de dificuldade.

4ª) Uma década do Círculo Matemático de Berkeley: a experiência americana de Zvezdelina Stankova e Thomas Rike. Esse livro é baseado em materiais de uma dúzia das 320 sessões do Círculo Matemático de Berkeley (CMB), ao longo dos últimos 10 anos. O CMB possui assuntos cobrados atualmente nas olimpíadas, como: análise combinatória, transformações geométricas, sequências recursivas, séries, teoria dos conjuntos, grupos, teoria dos números e muito mais.