• Nenhum resultado encontrado

1- Gerência/Agência de sua lotação_______________________________ 2- Instituição de origem_________________________________________ 3- Onde se dá sua atuação no momento?___________________________ 4- Nome (item opcional)_________________________________________ 5- Fone_____________ E-mail___________________________________ 6- Ano de conclusão da graduação, local e instituição de formação:

____________________________________________________________ 7- Nível de formação atual:

( ) Graduação ( ) Especialização ( ) Mestrado ( ) Doutorado 8- Faixa etária: • Entre 21-30 ( ) • Entre 31-40 ( ) • Acima de 40 ( ) 9- Sexo: • F ( ) • M ( )

10- Há quanto tempo trabalha na instituição?

12- Sabendo que a Instrumentalidade do Serviço Social é constitutiva das dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa, qual o seu entendimento a respeito da Instrumentalidade?

13- Como se expressa a Instrumentalidade do Serviço Social no contexto previdenciário?

14- Quais os desafios da profissão que refletem no exercício profissional na previdência Social e conseqüentemente na Instrumentalidade do Serviço Social previdenciário na contemporaneidade?

15- Quais as potencialidades e limitações da Instrumentalidade da profissão nesse espaço sócio-ocupacional na contemporaneidade?

16- Você conhece as diretrizes e principais ações profissionais defendidas pela Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social na Previdência Social?

17- A elaboração do parecer social possui vinculação com o compromisso ético- político e o conhecimento teórico-metodológico do assistente social?

18- A Política previdenciária e o INSS sofreram grandes impactos com as “reformas” da Previdência Social em 1998 e 2003, particularmente. Neste sentido, para você essas mudanças no âmbito previdenciário limitaram a materialização da Instrumentalidade do Serviço Social previdenciário na contemporaneidade?

19- Quais as demandas que são postas para o Serviço Social na atual configuração da Previdência Social?

20- Você considera que essas demandas?

( ) extrapolam as competências e atribuições profissionais.

( ) estão em consonância com as competências e atribuições postas pela Lei de Regulamentação da Profissão e a Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social na Previdência.

21- O que significa para você o compromisso ético-político no trabalho do assistente social?

22- Que referencial teórico-metodológico você utiliza na sua atuação profissional?

23- Como você analisa o referencial teórico-metodológico que norteia o Projeto Ético-Político do Serviço Social?

24- Como você analisa o protagonismo do conjunto CFESS/CRESS na luta pela garantia e efetivação do Serviço Social previdenciário?

25- Como você analisa o protagonismo dos assistentes sociais da Previdência Social em face das mudanças processadas no âmbito previdenciário que trazem implicações tanto ao Serviço Social previdenciário, como aos usuários dessa política?

26- Como você responde aos desafios postos pela atual conjuntura marcada pela presença do projeto neoliberal?

27- O compromisso ético-político, a capacidade técnico-operativa e o conhecimento teórico-metodológico são indispensáveis ao profissional do Serviço Social previdenciário? Por que?

28- O compromisso ético-político, a capacidade técnico-operativa e o conhecimento teórico-metodológico são indispensáveis para responder as demandas postas pelos usuários nessa conjuntura marcada pelo projeto neoliberal? Por que?

APÊNDICE B

CARTA APRESENTAÇÃO56

Prezada Assistente Social,

Chamo-me Valmara Pordeus, sou estudante do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estudo Previdência Social desde a minha graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estimulada, principalmente pela minha experiência de estágio curricular obrigatório na Gerência Executiva do INSS em Mossoró-RN no período de 2005 a 2007, supervisionada pela assistente social Socorro Rodrigues, no qual realizei uma reflexão sobre o Parecer Social como mediação para a efetivação de direitos na Previdência Social, consubstanciando no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tendo como orientadora, a professora Rivânia Moura.

Atualmente, como necessidade de ampliar e discutir com uma maior profundidade a temática do parecer social decidimos analisar a categoria Instrumentalidade que é constitutiva, particularmente, por três dimensões: teórico- metodológica, ético-política e técnico-operativa. Neste sentido, nossa pesquisa de Mestrado, intitulada de “Instrumentalidade do Serviço Social na Previdência Social no Brasil contemporâneo”, tendo como orientadora a professora Odília Sousa de Araújo, terá como público-alvo 13 profissionais do Serviço Social previdenciário, cuja contribuição será imprescindível para a produção de conhecimento nesta área diante das experiências vivenciadas.

Para tal, os sujeitos pesquisados serão profissionais do Estado do Rio Grande do Norte (RN) no âmbito das duas Gerências Executivas (GEX’s): GEX/Natal (uma profissional: representante técnica; duas profissionais: reabilitação profissional; uma profissional da APS que possua, estatisticamente, um maior número de atendimentos e uma profissional que esteja lotada na APS que possua um menor número de atendimentos); em relação a GEX/Mossoró (uma profissional:

56

Carta enviada, juntamente com o questionário no dia 04 (quatro) de abril de 2010, para a atual Coordenadora do Serviço Social, a atual Representante Técnica do Serviço Social na Gerência Regional, como também as profissionais que ocupavam, respectivamente, a Coordenação e a Representação do Serviço Social.

representante técnica; uma profissional: reabilitação profissional; uma profissional da APS que possua, estatisticamente, um maior número de atendimentos e uma profissional que esteja lotada na APS que possua um menor número de atendimentos), totalizando 9 profissionais da Previdência Social do Estado do RN.

Além disso, para compor o universo da pesquisa, ampliaremos nosso estudo com a atual Coordenadora da divisão do Serviço Social, como também a profissional que ocupava essa Coordenação, e, além disso, a Representante Técnica do Serviço Social no âmbito da Gerência Regional, como também a que ocupava tal representação, totalizando mais 4 profissionais, constituindo um quadro geral de 13

profissionais, como afirmamos acima.

A presente pesquisa utilizou para a escolha desses profissionais, o seguinte critério: profissionais que atuam no âmbito das Gerências Executivas, profissionais inseridas no Programa de Reabilitação profissional; e profissionais escolhidas por estarem, estatisticamente, lotadas em APS’s com um maior e um menor número de atendimentos, como já sinalizamos, e profissionais que estejam mais próximas da chefia nacional da previdência social, como a atual Coordenadora da Divisão do Serviço Social e a atual Representante Regional do Serviço Social na Gerência Regional em Recife, como também as profissionais que ocupavam tanto a Coordenação, quanto a que ocupava a representação regional.

Para tanto, peço gentilmente que, se possível, responda o QUESTIONÁRIO que está anexado nesse mesmo arquivo. Escolhemos esse instrumental, por ser mais viável, já que não temos condições de viajar para conversar pessoalmente, tendo em vista o prazo para o término do Mestrado, como também porque estou cumprindo o estágio docência, necessário para a conclusão do curso.

Desde já, agradeço a disposição e a seriedade com que responderão a minha pesquisa. Ficarei a disposição para dirimir quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos sobre o presente estudo.

Obrigado.

VALMARA PORDEUS DE OLIVEIRA FERNANDES (Assistente Social) E-MAIL: valpordeus@hotmail.com

APÊNDICE C