• Nenhum resultado encontrado

A) Identificação do informante:

1) Nome e município:

2) Ocupação atual/instituição em que trabalha:

3) Quem representa no Conselho (entidade e cargo ou função na mesma)? 4) Tempo que está no Conselho:

5) Cargo ou função no Conselho:

6) Já participou da Administração Municipal? Quando e quantas vezes? Em que cargo? Em que partido?

7) Participa ou participou de algum outro conselho municipal de política pública (educação, saúde, etc.)?

B) Questões sobre o desenvolvimento do município, a representação e o CMDR:

8) Quais as principais atividades econômicas do município? Quais são as tendências dessas atividades? Expandir, estagnar, etc.?

9) Quais as entidades/organizações ligadas à agropecuária mais atuantes no seu município?

10) Quais têm sido as principais políticas ou iniciativas voltadas ao desenvolvimento do município?

11) Existem iniciativas em conjunto com outros municípios vizinhos? Quais as principais? Se não existem, por que?

12) Existem outros Conselhos de políticas públicas no município? Quais os mais atuantes? 13) Como é a relação entre o Conselho e a Administração Municipal (participação direta,

contribuição esporádica, etc.)? Você vê dificuldades nessa relação? Quais? Como poderia melhorá-la?

C) Composição do Conselho:

14) Em que ano foi constituído o Conselho?

15) Qual a motivação principal que levou à criação do Conselho? a. Acesso a recursos do Pronaf-I

c. Outros motivos – Quais?

16) Quais os principais atores envolvidos na constituição do Conselho? a. Executivo municipal (citar secretaria ou órgão da administração) b. Sindicato (patronal, trabalhadores ou outros)

c. Associação e cooperativas d. Outros – Quais?

17) Como foi o processo de constituição do Conselho?

18) Existia alguma organização/instituição anterior ao Conselho que tratava das questões rurais e/ou agrícolas? Se sim, como isso influenciou na formação do Conselho?

19) Quanto à composição atual do Conselho, quantos e quem são os membros (destacar os representantes da agricultura patronal e familiar)? – lista dos conselheiros

20) Você considera boa/adequada a composição atual do Conselho? Na sua opinião, ela representa todos os segmentos interessados do município? Se não, por que e como melhorar?

21) Como são escolhidos os membros do Conselho?

22) Como é na prática feita a escolha dos membros do Conselho? Como você avalia o sistema de escolha dos membros?

23) Que entidades/organizações representam a agricultura no Conselho? Quais delas representam os agricultores familiares? E patronais? Quais delas participam mais ativamente no Conselho?

24) Na sua opinião, os agricultores estão bem representados?

25) Outros setores alem do agrícola estão representados no Conselho? Se sim, quais?

D) Dinâmica de funcionamento do Conselho:

26) Qual o tempo de mandato dos conselheiros? E das entidades representadas no Conselho?

27) Qual o percentual de renovação dos conselheiros a cada mandato?

28) Existe Lei Municipal que regulamenta a composição e funcionamento do Conselho? Em caso negativo, como se dá a regulamentação?

29) Existe algum processo de formação/qualificação/capacitação dos membros do Conselho? Se sim, como ocorre? Quem realiza? Quais membros participam?

30) Qual a periodicidade das reuniões do Conselho? a. Uma vez ao ano

b. Duas vezes ao ano c. Trimestralmente d. Mensalmente

e. Eventualmente, só para aprovação do Plano f. Nunca se reúne

31) A periodicidade de funcionamento do Conselho é suficiente?

32) Como são convocadas e coordenadas as reuniões do Conselho (identificar principalmente quem – presidente, secretario, prefeito etc.)?

33) Como ocorre a elaboração da pauta das reuniões do Conselho (quem elabora)? Ocorre distribuição prévia da pauta?

34) Quais são as entidades/organizações mais participativas nas reuniões do Conselho? 35) O Conselho tem caráter deliberativo sobre as discussões e definições?

36) As reuniões são abertas a participação de não-membros? Se sim, quem são e como participam (convidadas, e por quem, etc)?

37) Existe estrutura de apoio disponível ao Conselho? Qual? a. sede/local de funcionamento (próprio ou não) b. estrutura de apoio técnico/assessoria

c. veículo/orçamento para acompanhamento/monitoramento d. outras

38) O Conselho mantém alguma relação/cooperação com outras instituições, públicas ou privadas, ou entidades da sociedade civil? Quais? Como se estabeleceram? Qual o seu caráter?

39) O Conselho mantém alguma relação com outros municípios? Se sim, quais, como se estabeleceram e qual o seu caráter (permanente ou pontual)?

40) Quais são os principais pontos de discussão e definição pelo Conselho atualmente? 41) Em seu município existe alguma relação entre as ações do Pronaf-I com outros

programas governamentais ou políticas públicas (incluindo as demais linhas do próprio Pronaf)? Se sim, quais e como ocorrem?

E) Os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural: I. Elaboração

42) Já havia no município alguma experiência na elaboração de algum plano de desenvolvimento rural (pelo Conselho ou fora dele)? Se sim, de que tipo? Quem ou que segmentos participou da sua elaboração?

43) Sobre o processo de elaboração dos planos, como é a sistemática? Primeiro é elaborado o PMDR e depois o PT? Qual deles contempla as obras de infra-estrutura e serviços financiadas pelo Pronaf-I? E os outros projetos não financiados pelo Pronaf-I, onde constam?

44) Quem participou mais efetivamente da elaboração do PMDR? Citar as 5 entidades que mais participaram.

45) Quais foram as demandas apresentadas na elaboração do PMDR? E por quem? Quais foram aquelas apresentadas pela sua entidade/organização?

46) Qual as estratégias adotadas pelo Conselho para detectar as demandas do município para o PMDR para dar-lhes maior representatividade? Quais?

a. Conferência municipal

b. Reuniões nas comunidades e bairros c. Outros

47) Quais representantes mais influenciaram na priorização das demandas incorporadas? 48) Na sua opinião, o PMDR representa o interesse:

49) Da maioria dos setores/comunidades do município 50) Somente daqueles que estão representados no Conselho 51) Outros:

52) Você considera que as demandas incluídas no PMDR são as mais importantes para o desenvolvimento do município? Por que?

53) Dentre as demandas que não foram incluídas no PMDR, quais, na sua opinião, deveriam ter sido? Por que?

II. Alocação de recursos (execução/monitoramento/avaliação das iniciativas e investimentos previstos no PMDR)

55) As ações (= iniciativas e investimentos) previstas no PMDR foram/serão financiados apenas com recursos do Pronaf-I? Ou há outras fontes/programas governamentais? 56) Como o Conselho participa na gestão das ações aprovadas no PMDR? Quem exerce,

na prática, a função de execução das ações previstas no PMDR?

57) O Conselho possui algum mecanismo de monitoramento e fiscalização das ações previstas no PMDR? Qual, como é desenvolvido e quem se encarrega dele?

58) Existe algum mecanismo de avaliação do impacto dos investimentos realizados (contemplados no PMDR) no desenvolvimento do município? Qual, como é desenvolvido e quem se encarrega dele?

59) Qual a sua avaliação pessoal sobre os impactos dos investimentos contemplados no PMDR já realizados no município? E das futuras realizações?

F) Avaliação final dos Conselhos:

60) Quais os principais impactos positivos do CMDR sobre o seu município? Cite os 3 que considerar mais importantes:

61) Quais os principais aspectos negativos no funcionamento do Conselho? Cite os 3 que considerar mais importantes:

62) Você possui alguma sugestão para aperfeiçoar as normas de regulamentação do funcionamento do Conselho? Quais são e por que?