• Nenhum resultado encontrado

Síntese das Entrevistas (questão 1) do Curso de Teatro

No documento Docência online na educação superior (páginas 198-200)

1 A VISÃO HISTÓRICA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO ONLINE

4.5.7 Síntese das Entrevistas (questão 1) do Curso de Teatro

Os entrevistados do curso de Teatro, designadamente, Entrevistado 19 e 20 concederam entrevista igualmente no dia 6 de novembro, às 9h30 e o outro às 10h. As entrevistas foram realizadas presencialmente no espaço mezanino do prédio do curso de Artes Cênicas. Conforme já mencionado, os professores foram receptivos e cordiais, apresentaram interesse pelo tema e disponibilidade em contribuir com esse processo de pesquisa. Relativamente ao perfil trata-se de uma professora e um professor. Os dois são professores do quadro do curso de Artes Cênicas, atuam na UAB como professor pesquisador I, apresentam mais de Teatro mais de 10 anos de experiência na modalidade presencial, declararam que possuem experiência unicamente na UnB, ambos desempenharam além da função de Professor Pesquisador atuaram na função de Coordenador de Curso. Quanto ao tempo de experiência na docência online o Entrevistado 19 se enquadra na faixa de 03 - 05 anos e o Entrevistado 20 de 06 - 09 anos, na faixa etária o Entrevistado 19 está entre 47 a 56 anos e o Entrevistado 20 se enquadra acima de 57 anos. O Entrevistado 19 tem formação inicial em Bacharelado e título de Mestre, quanto ao seu nível de conhecimento em informática declara- se intermediário, o Entrevistado 20 fez licenciatura e bacharelado e sua maior titulação é o Pós-Doutorado, quanto aos conhecimentos de informática informou que possui nível básico. Em comum, os entrevistados confirmam que participaram de curso específico para ser docente online.

A Entrevistada 19, formada em Educação Física e com Mestrado em Artes Cênicas, iniciou como professora do quadro permanente do Departamento de Artes Cênicas em 2010 a partir da vaga UAB. Segundo a professora, sua inserção no quadro é recente, embora anteriormente já atuasse na condição de professora substituta. Relatou que ingressou em uma vaga denominada UAB, mas quando entrou não sabia que teria que lecionar para o curso a distância, destacou que não tinha experiência na EaD e nunca tinha tido experiência alguma com a modalidade, mas no mesmo ano, no segundo semestre em 2010, foi chamada para

ministrar a disciplina de Estágio III em parceria com a outra professora que atuava na licenciatura presencial. Confirmou que sua inserção na se deu por vontade própria, mas que também não era totalmente resistente e que de algum modo havia uma curiosidade a respeito. Em suas palavras ressaltou que foi uma experiência muito interessante, mas que também teve muitas dificuldades em lidar com a ferramenta tecnológica, para ela é sempre muito complexo pra quem não está familiarizado. Destacou ainda, que além das dificuldades de ordem técnica, era difícil aceitar a distância, uma vez que sentia muita necessidade de conversar com os alunos e de ter um contato mais direto com eles, a plataforma causava estranheza e o sentimento era de que faltava algo, mas com os encontros presenciais e o período de familiarização percebeu que poderia ser uma experiência interessante e que de alguma forma também ajudou a sistematizar o seu conhecimento e aspectos relacionados à organização da aula, já que na aula presencial, apesar do planejamento prévio, esse planejamento torna-se flexível, na visão da professora, na modalidade a distância as aulas exigem maior planejamento e por isso se torna pouco flexível podendo inclusive, na fala da professora, engessar um pouco a possibilidade da dinâmica do aprendizado acontecer.

O Entrevistado 20 mostrou-se bastante entusiasmado com a pesquisa e iniciou dizendo que traçaria em pouquíssimas palavras seu percurso profissional. Falou que é um ator que resolveu dar aula em um determinado momento. Sua carreira artística no teatro já tem quase 40 anos e atuou como ator, diretor, dramaturgo e oficineiro historicamente, conforme a sua definição. Iniciou a trajetória acadêmica, mas com a inquietação com as questões da visão elitista da universidade e exemplificou com a questão racial. Relembrou que quando tomou conhecimento da criação das licenciaturas a distância percebeu a possibilidade da EaD como fenômeno para romper com o paradigma dos perfis estabelecido pela universidade pública, com olhar nessa possibilidade o logo se interessou e coincidiu com o seu convite para participar dos cursos de formação para a implantação da licenciatura a distância em Teatro. Segundo o professor, participou do primeiro curso de formação do moodle e desse momento em diante se envolveu com a EaD e coordenou no Pró-Licenciatura desde o segundo semestre até a sua finalização, se envolvendo ao mesmo tempo na proposta do curso pela Universidade Aberta do Brasil.

Quadro 44 – Discurso dos Entrevistados de Teatro (questão 1)

Entrevistados Discurso

Entrevistado 19

“então eu sou formada em Educação Física, mas tenho mestrado em Artes, em Artes Cênicas, e ai eu fiz o concurso aqui em 2010 para o departamento de artes cênicas e passei então quer dizer eu estou bem recente na universidade, [...] na época que eu entrei eu já entrei por uma vaga da UAB, então quando eu entrei eu nem sabia que tinha que dar aula pro ensino a distância e eu não tinha nenhuma experiência, nunca tinha tido experiência alguma com o ensino a distância, [...] criar uma disciplina que na época era o Estágio 3 e eu junto com outra professora que é da licenciatura [...] foi uma experiência muito interessante assim eu nunca tive lógico que tive todas as dificuldades do mundo porque lidar com a ferramenta tecnológica sempre é muito complexa pra quem não está familiarizado é bem difícil, [...] ainda mais a gente que trabalha com curso de teatro era difícil aceitar a distância, [...] mas ao longo dessa disciplina a gente pode ter alguns contatos pelos encontros presenciais, e ai eu tive aos poucos eu fui me familiarizando com essa ferramenta mas mesmo assim nesse primeiro semestre foi bem travado a questão de montar disciplina. [...] não foi uma motivação própria, foi na verdade eu fui convidada não era como que assim também não era assim não quero saber disso não tenho familiarização eu tinha curiosidade, mas não era motivação, [...] fui achando que poderia ser interessante que me ajudou de alguma forma também a sistematizar o conhecimento, [...] e no ensino a distância você não tem muito essa flexibilidade a coisa é muito planejada e as vezes eu acho muito engessada em determinados momentos pra algum trabalho de teatro por exemplo pra conteúdos de teatro as vezes eu sinto que engessa um pouco a possibilidade da dinâmica do aprendizado acontecer, mas enfim eu acho que tem funcionado.”

Entrevistado 20

“Bom, o meu percurso profissional eu traçaria em pouquíssimas palavras dizendo que eu sou um ator que resolveu dar aula em um determinado momento, tenho uma carreira artística de quase 40 anos já de teatro [...] mas a chegada na academia me mostrou o quanto a academia é elitista o quanto ela tem uma cara de elite, [...] e isso sempre me incomodou desde sempre, desde que eu fui dar aula isso foi um incômodo muito grande, e num determinado momento eu já na UnB como professor substituto ainda, eu comecei a ter a noticia de que iam ser criadas as licenciaturas a distância, e eu sempre percebia que a possibilidade da educação a distância como o quebra do paradigma dos perfis que as universidades aceitam como aluno ideal [...] quando eu vi essa possibilidade das licenciaturas dos cursos a distância das graduações a distância eu logo me interessei e coincidiu e fui convidado [...] eu fiz o primeiro curso de formação do moodle para as licenciaturas, e isso me jogou dentro das licenciaturas”

Fonte: Elaborado pela autora com referência nos dados da tese "Docência Online na Educação Superior" Amaro (2015)

No documento Docência online na educação superior (páginas 198-200)