• Nenhum resultado encontrado

O quadro 04 contém uma síntese da posição dos professores e dos docentes em metodologia de ensino superior e que trabalham diretamente com educação a distância, permitindo estabelecer algumas conexões com a proposta de projeto do curso de metodologia de ensino superior que se pretende oferecer via Internet.

QUADRO 04 – Síntese das posições dos professores e dos docentes em metodologia de ensino e educação a distância.

Posição dos professores de Administração

Posição dos docentes em metodologia de ensino e educação a distância ⇒ A maioria é graduada em Administração. ⇒ 59,09% são especialistas e 40,91% mestres. ⇒ 43,18% lecionam de 3 a 6 anos. ⇒ 50% são horistas.

⇒ 65,91% tem outra atividade remunerada.

⇒ Todos têm acesso à Internet. ⇒ 70,45% acessa a Internet todos

os dias.

⇒ Não existe uma metodologia/didática específica para o curso de Administração. ⇒ As turmas de Administração são grandes,

com muita heterogenia o que implica a necessidade de variação nas metodologias. ⇒ O professor precisa entender as diversas

formas de raciocínio e de aprendizagem dos alunos e entrar em sintonia com elas.

⇒ Para as disciplinas exatas é interessante a realização de exercícios que oportunizem o encontro de soluções (o prazer do aprender).

⇒ 52,27% acha a utilização da Internet necessária.

⇒ 70,45% utiliza a Internet como auxilio no preparo de suas aulas. ⇒ 68,18% não participaram de

curso a distância.

⇒ 15,91% participaram de cursos a distância via Internet.

⇒ 31,82% não realizaram nenhum curso de metodologia/didática. ⇒ 70,45% dedicam tempo para

pensar uma metodologia/didática. ⇒ 70,45% avaliam suas aulas como

sendo boas metodologicamente. ⇒ As técnicas mais usadas são:

• o estudo de caso (17,79%) • debate (15,38%)

• seminário (14,09%) • estudo do meio (11,06%)

⇒ 81,82% têm necessidade de realizar um curso de metodologia de ensino.

⇒ 90,91% fariam um curso de metodologia/didática.

⇒ Destes, 84,09% aceitariam fazê- lo via Internet.

⇒ O professor precisa definir uma linha metodológica de ação, uma abordagem ativa, onde o aluno participa do processo de aprendizagem.

⇒ Deve constar como conteúdo, na elaboração de um curso de metodologia, noções gerais sobre o significado de metodologia e didática, bem como planejamento e avaliação.

⇒ Um curso de metodologia deve ser elaborado a partir das necessidades de cada professor, pois o conteúdo determina a metodologia a ser utilizada.

⇒ Algumas metodologias para aplicar conteúdos via Internet: criar e manter uma linguagem dialógica; criar situações em que o aluno faça uma relação entre conhecimentos anteriores e novos; criar situações reforçadoras; criar oportunidades para que o aluno vá se avaliando; interagir meios e manter um sistema de tutoria.

⇒ Na avaliação é interessante fazer exercícios de autoverificação e outras atividades que podem ser enviadas pelos alunos para correções com retorno comentado.

⇒ A metodologia mais indicada para conteúdos via Internet é na perspectiva do estudo ativo e do estudo dirigido, fazer do curso uma atividade de pesquisa e busca de informações.

⇒ Destacam a importância de encontros presenciais, pois desta forma é possível a troca de experiências e esclarecimentos.

A idéia inicial da construção de um curso de metodologia de ensino superior partiu de conversas informais com professores do curso de Administração, que relatavam a necessidade do uso variado de metodologias (técnicas) e como utilizá-las.

Para a elaboração da proposta do projeto de ensino foram utilizados os dados obtidos com a aplicação de questionário aos professores do curso de Administração da UNOESC, como também a contribuição dos docentes em metodologia de ensino superior e que trabalham diretamente com educação a distância. Foram conseguidos subsídios que deram origem ao projeto de curso descrito em seguida.

Como se pode observar na síntese apresentada no quadro 04, a maioria dos professores é formada em Administração, curso este que não tem em seu currículo uma disciplina específica preparatória para a docência, como é o caso do curso de Pedagogia que dispõe em seu currículo da disciplina de didática.

Porém, um aspecto que reverte um pouco esta situação se deve ao fato de que muitos professores lecionam entre 3 e 6 anos, o que de certa forma proporciona um know-how pela experiência que se adquire com o passar dos anos, ou por outro lado, permite a aquisição de certos vícios na docência. Esse aspecto torna-se relevante, pois demonstra a necessidade de reciclagem, sanada pela realização de cursos de aperfeiçoamento.

Se associarmos a informação de um professor que não foi devidamente preparado para a docência com o fato de a grande maioria ter outra atividade profissional, inclusive com remuneração principal, é possível constatar que o perfil do professor de Administração consiste de um profissional com amplo conhecimento prático das matérias, mas com dificuldade para transmiti-las a estudantes com experiências e vivências variadas. Por exemplo: como ensinar Administração Financeira a um adolescente que nem conhece uma empresa? É aí que entra a necessidade de conhecer metodologias de ensino superior, bem como abordagens didáticas que permitam uma troca no processo de ensino aprendizagem.

Apesar da necessidade demonstrada em relação à metodologia de ensino, uma parcela significante de professores nunca realizou nenhum curso de metodologia/didática e entre aqueles que realizaram, a maioria o fez uma única vez, geralmente, como disciplina obrigatória quando cursaram especialização.

Nos contatos com os professores de Administração que participaram da pesquisa constatou-se que, embora a maioria use técnicas no processo de ensino aprendizagem, a aula expositiva ilustrada com transparências ainda é usada na maior parte do tempo.

Uma outra questão que tornou relevante a realização do projeto de curso a ser viabilizado por meio da educação a distância, via Internet, é o fato de que todos os professores pesquisados possuem acesso a esta mídia e grande parte destes a acessa todos os dias, bem como utilizam a Internet como auxílio do preparo de suas aulas.

De todos os pesquisados a maioria nunca realizou curso a distância. Aqui se tem uma bela oportunidade de colocar tais professores diante da forma de educação que mais cresce no mundo e que, mais cedo ou mais tarde, afetará o trabalho de docência no ensino de Administração.

Dos professores pesquisados, 90,91% aceitariam fazer um curso de metodologia/didática, até porque um dos aspectos salientados por eles é a necessidade de dominar a adotar técnicas didáticas que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais interessante, inclusive em disciplinas exatas. Por este motivo é que no projeto de curso, em seguida apresentado, optou-se pela realização de um encontro presencial inicial. Por sugestão dos docentes em metodologia de ensino superior e que trabalham diretamente com educação a distância, neste momento são adaptados os conteúdos propostos no projeto às necessidades de cada professor e sua respectiva disciplina.

Um outro aspecto relevante levantado pelos docentes é que o professor precisa definir uma linha metodológica de ação, que deve estar presente no processo de elaboração do seu plano de aula. Porém, como ele irá definir esta linha se não tem conhecimento suficiente sobre as noções gerais de metodologia e didática, sobre a diversidade de técnicas que podem ser usadas e como usá-las para facilitar o processo de ensino-aprendizagem? Nesse sentido, é que foram incluídas no projeto do curso noções gerais sobre as abordagens do processo de ensino-aprendizagem (módulo II). Ao se conhecer tais abordagens e optar por uma ou mais delas, fica mais fácil escolher as técnicas de ensino/didática e recursos instrucionais, assim como o processo de avaliação da aprendizagem (módulos IV e V).