• Nenhum resultado encontrado

Síntese dos trabalhos destacados no refinamento final

1.1 Revisão Bibliográfica

1.1.2 Síntese dos trabalhos destacados no refinamento final

Após a leitura dos trabalhos resultantes do refinamento em busca da identificação do conteúdo com nosso objeto de pesquisa, elaboramos o Quadro 3 apresentando os dados relevantes para a realização de nosso trabalho.

Quadro 3 - Síntese dos trabalhos destacados no refinamento final

O trabalho docente na prisão por professores da rede estadual de São Paulo: entre a lógica da formação e a lógica da adaptação, de Andressa Baldini da Silva, é uma dissertação que tem como objetivos: 1.Identificar e analisar aspectos do trabalho do professor em escolas situadas nas prisões na rede estadual de São Paulo. 2. Entender a prática do professor bem como as formas que os agentes compreendem e realizam o exercício docente nesse contexto. A autora usou a abordagem Pesquisa de cunho qualitativo, por meio de documentos, questionários e entrevistas semiestruturadas. Chegou à conclusão de precarização e desvalorização da docência no estado de São Paulo, evidenciada na contratação de professores e no vínculo mantido com o Estado, nos baixos salários, na falta de reconhecimento, falta de materiais.

Educar em prisões: um estudo na perspectiva das Representações Sociais, de Karol de Oliveira Amorim é uma dissertação que tem como objetivos: 1. Investigar as formas de pensar, sentir e agir dos educadores que atuam em instituições prisionais sobre a educação desenvolvida neste ambiente. 2. Saber como esse educador está construindo sua prática educativa, como vê o seu papel neste contexto e como está se apropriando da ideia da prisão como um espaço educativo. A autora usou a abordagem qualitativa do tipo exploratória, coletando os dados por meio de questionário semiestruturado, entrevistas narrativas. Chegou à conclusão de que há necessidade de se promover formação continuada para esses educadores, no sentido de construírem sua prática numa perspectiva crítica e contextualizada, além da primordial ideia da elaboração e implementação de um Projeto Político-Pedagógico para a prisão.

Entre a cela e a sala de aula: um estudo sobre experiências educacionais de educadores presos no sistema prisional paulista, de Odair França de Carvalho, é uma tese cujos objetivos são: 1. Revisitar dimensões históricas da constituição da instituição prisional, bem como caracterizar o sistema prisional brasileiro, aprofundando particularidades dos aspectos constitutivos no estado de São Paulo e nas unidades prisionais investigadas. 2. Analisar as diretrizes legais e curriculares da constituição da educação escolar prisional. 3. Registrar e refletir sobre a identidade docente dos educadores(as) presos(as). 4. Registrar, refletir e analisar as concepções, os saberes e as práticas de educadores (as) presos (as) relacionadas à cidadania, à educação, à justiça no contexto da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. O autor usou como abordagem a pesquisa qualitativa, pautada nos procedimentos da história oral temática em uma visão interdisciplinar. Para atingir os objetivos propostos foram escolhidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; análise de documentos escritos, tais como leis, diretrizes, material didático, e a realização de entrevistas orais com os presos educadores e gestores. Chegou à conclusão de que a educação nas prisões não deve ser uma mera transposição do processo desenvolvido nas escolas regulares, mas uma EJA específica que considere as singularidades do espaço prisional e dos sujeitos educandos e educadores, que reconheça as contradições e valorize os ideais freirianos de educação libertadora e emancipatória.

O exercício da docência entre as grades: reflexões sobre a prática de educadores do sistema prisional do estado de São Paulo, de Camila Cardoso Menotti, é uma dissertação que tem como objetivo identificar na prática dos educadores que atuam no sistema prisional do estado de São Paulo as particularidades do exercício da docência na prisão em relação às suas experiências fora das grades, levando em consideração a condição de aprisionados em que se encontravam no momento da realização do trabalho. A autora usou a abordagem da pesquisa de natureza qualitativa, empregando como recursos metodológicos o estudo documental, a observação, conversas informais e entrevistas semiestruturadas com educadores que exerceram a docência em período anterior à privação de liberdade. Chegou à conclusão de que, apesar de que os/as educadores/as presos/as não terem a formação específica, estavam cumprindo seu papel com propriedade e sensibilidade, tendo em vista vivenciarem a realidade da vida prisional. Assim, os dados obtidos poderão contribuir para a construção de políticas públicas para o Estado, bem como evidenciar a importância das parcerias com FUNAP, Secretaria do Estado, ONG’s, sociedade civil e outros.

Representações e saberes de professoras que atuam na educação de jovens e adultos em escolas municipais de Santa Maria – RS, de Vera Lúcia Machado da Silva, é uma dissertação que tem como objetivo buscar maior compreensão sobre esta modalidade de ensino e contribuir na produção de conhecimentos sobre a formação de professores. Usou abordagem qualitativa, envolvendo as histórias de vida de três professoras, que, ao acionarem os seus imaginários, permitiram a exposição de suas lembranças da vida pessoal e profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, distribuídas em três momentos: primeiramente, conhecer um pouco a história de vida anterior à profissão; num segundo momento, trazer as representações e os saberes e, por último, devolver as entrevistas para leitura e consentimento dos colaboradores. A autora chegou à conclusão de que a maioria dos professores, os quais não foram contemplados nas suas formações iniciais com as especificidades para atender os jovens e adultos das classes populares, revelam uma heterogeneidade de concepções, incorporando, muitas vezes, práticas inadequadas, isto é, infantilizadas e de caráter compensatório. Quanto à formação contínua, percebe-se a existência de dois aspectos: de um lado, um caminho instituído com práticas mais individualizadas, reprodutoras de saberes e desarticuladas de seus contextos educativos; de outro, um caminho instituinte, no qual há um conjunto de ações desenvolvidas a partir do trabalho colaborativo entre alunos, professores e equipe pedagógica, na tentativa de superação de concepções fechadas e ritualizadas. Assim, através desse estudo, evidencia-se a necessidade de articular as formações continuadas nas escolas, numa perspectiva orientada para a observação mais sensível dos saberes que se movem na realidade cotidiana.

Educação escolar na prisão. Para além das grades: a essência da escola e a possibilidade de resgate da identidade do homem aprisionado, de Elenice Maria Cammarosano Onofre, é uma tese de doutorado cujos objetivos são: 1.Caracterizar a escola dentro da unidade prisional (organização e funcionamento, pressupostos metodológicos e objetivos). 2. Esclarecer as razões que levam o preso a buscar e deixar a escola na unidade prisional. 3. Identificar os papéis que a escola e os professores assumem tanto do ponto de vista dos alunos, como do dos próprios professores. 4. Refletir sobre as ambiguidades entre o idealizado e o vivido nas unidades prisionais em relação à escola. A autora usou a abordagem pesquisa de natureza qualitativa, usando como recursos Estudo de caso. Diário de Campo. Entrevista semiestruturada. Chegou à conclusão de que há um hiato entre o discurso oficial e a vivência instaurada nas escolas das unidades prisionais. Em virtude disso, levanta três questionamentos que passam pela cidadania: que escola queremos? Para que a queremos? Como a queremos? Indaga, ainda: Estariam tais interrogações sendo levadas em conta na proposta pedagógica estabelecida nos programas de adultos presos? Afirma que, nessa perspectiva, não se pode esquecer uma referência básica: a relação futuro-presente-

passado. E aponta a contribuição acadêmica desse estudo: desvelar que, mesmo em um espaço de repressão, a escola tem seu significado e sua essência mantidos, no estabelecimento de vínculos e de intersubjetividades. Encerra afirmando que, se houver crença na transformação e no poder dos educadores, há de se incluir nessa possibilidade a educação dos sujeitos em situação de privação e liberdade.

Educação de jovens e adultos no Piauí: 1970/200010, de Maria da Gloria Carvalho

Moura, é uma dissertação com o objetivo de contribuir para a compreensão da trajetória histórica da EJA no Piauí no contexto da Educação Brasileira. A autora usou a abordagem Pesquisa bibliográfica, chegando à conclusão de que a educação de pessoas jovens e adultas no Estado do Piauí reflete a problemática da educação brasileira, retratando as dificuldades desde os primórdios da colonização, perdurando no Império e chegando ao período republicano sem apresentar mudanças significativas capazes de redefinir o desenho que, por vezes, nos parece improvisado, da educação oferecida a esta parcela da população delineada ao longo da história do país.

08. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação da profissão, de Maria Regina Guarnieri, é uma tese que tem como objetivo identificar que conhecimentos o docente em início de carreira possui e quais os que vai adquirindo ao exercer a profissão. A autora usa na abordagem dois percursos metodológicos, um estudo exploratório e um estudo de caso, chegando à conclusão de que os resultados obtidos em ambos os estudos trouxeram pistas mais sólidas e mais tênues a respeito de como as professoras iniciantes vão construindo e consolidando o processo de tornarem- se professoras ao articularem os conhecimentos oriundos da formação básica, com os dados do contexto escolar e da prática.

Fonte: dados coletados e organizados pela Pesquisadora.

Esse processo de busca provocou-nos a sensação de pesquisadora na perspectiva de Vergara (1997)11, em que saímos garimpando até chegar aos trabalhos que mais se aproximavam de nosso tema, tomando por base os dados da CAPES. Apesar de muito desgastante, tivemos a oportunidade de ler muitos títulos, resumos, introduções, sendo preciso, algumas vezes, ir além das leituras introdutórias, por considerarmos a introdução insuficiente para dar a conhecer melhor a produção daquele(a) pesquisador(a) em estudo.

As leituras dos trabalhos permitiram-nos conhecer o olhar de vários pesquisadores, oferecendo diversas possibilidades e caminhos de pesquisa, além de algumas questões pertinentes ao tema em estudo. A busca passou também pela identificação das referências que os pesquisadores apontaram para dar sustentabilidade ao nosso quadro teórico. Muito importante também foi percorrer, a partir dos temas, os objetivos traçados pelos pesquisadores, bem com as suas

10 Justificamos a inserção do presente trabalho, em virtude de o campo de pesquisa estar,

inicialmente, no estado do Piauí, junto às professoras das escolas nas prisões do município de Parnaíba.

11Entendida como um eficiente método utilizado para localizar e consultar fontes diversas de

informação escrita, a fim de coletar dados gerais ou específicos sobre um determinado assunto, desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas.

metodologias. Dessa forma, consideramo-nos em melhores condições, isto é, com mais segurança e conhecimento para delimitar o percurso teórico-metodológico desta pesquisa de doutorado.