• Nenhum resultado encontrado

8.1.1 DADOS IBGE

8.1.1.4 Saúde

A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 10.53 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.1 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 371 de 853 e 658 de 853, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 2645 de 5570 e 4734 de 5570, respectivamente.

Figura 23 Saúde

Fonte: IBGE

9 OBJETIVOS

9.1.1 OBJETIVO GERAL

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto adequado para o Banco de Alimentos da cidade de Betim-MG como forma de atender às necessidades de garantia de alimentos para uma parcela da população baixa renda.

9.1.1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Planejar espaços adequados e compatíveis à realização de serviços de um Banco de Alimentos, planejamento da tipificação dos serviços;

 Atender a população em espaços de acolhimento de população em vulnerabilidade social;

 Utilizar as técnicas e materiais adequados para os tipos de serviços.

9.1.1.2 CONCEITO

O conceito do projeto é Arquitetura para o fortalecimento da assistência para as pessoas em situação de vulnerabilidade social , alimentar e nutricional.

9.1.1.3 PROBLEMÁTICA

A partir da pesquisa bibliográfica, do estudo de demanda, análise e levantamento das edificações existentes pode-se perceber que Betim tem a ausência de edificação com ambientes funcionais e tecnicamente adequados para trabalharem em prol das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Abaixo apresenta parte duas plantas de situação atual do Banco de Alimentos de Betim, com registro de Autoria Própria no ambiente no ano de 2022.

Figura 24 - Planta de situação atual do Banco de Alimentos 1/2

Fonte: Adaptada pela autora

Fazendo Levantamentos de dados do local pode-se perceber que o setor da triagem é um ambiente pequeno para trabalhar, à ausência de maquinários para realizarem os procedimentos adequados.

Figura 25 - Triagem

Fonte: Autoria Própria

Logo que se entra no Banco de Alimentos, tem a entrada para expedição onde muitas vezes é confundida com a recepção e acaba atrapalhando a circulação dos funcionários, e a falta de maquinário especializados para carga e descarga prejudica levando um trabalho mais cansativo. Além de ser um local totalmente sem ventilação e circulação adequada.

Figura 26 - Expedição

Fonte: Autoria Própria

A sala da Nutricionista é completamente pequena, sem ventilação e abafada, muitas vezes utilizada da forma inadequada, como armazenamento de produtos do almoxarifado, assim gerando o certo desconforto para nutricionista.

Figura 27 Sala Nutricionista

Fonte: Autoria Própria

Os freezers são bons, porém não são utilizados da forma correta e até mesmo os funcionários relatam que poderiam ser trocados por mais Câmaras Frias para que os alimentos.

Figura 28 - Freezers

Fonte: Autoria Própria

Essa Câmara Fria foi adaptada depois com um tempo, o Banco de Alimentos cada dia que passa tem muitos alimentos para doação adquiridos, e para conservá-los adequadamente foi instalada, segundo a superintendente Maria Vanuzia. Porém ela foi instalada no meio da expedição prejudicando a circulação adequada para os funcionários trabalharem com mais facilidade e espaço.

Figura 29 Câmara Fria Adaptada

Fonte: Autoria Própria

A figura 30 também mostra uma Câmara Fria, porém essa já foi instalada logo no início da funcionalidade do Banco de Alimentos atual.

Figura 30 Câmara fria

Fonte: Autoria Própria

Os Sanitários destinados as pessoas com deficiência, são utilizados como armazenamentos, devida falta de espaços adequados para os ambientes.

Figura 31 Sanitários

Fonte: Autoria Própria

Os Sanitários destinados as pessoas com deficiência, encontra no mesmo corredor dos matérias de limpeza que também são utilizados para armazenamentos de doações como a imagem a cima apresenta. Além da desorganização pode-se perceber também a ausência de ventilação.

Figura 32 Sanitários

Fonte: Autoria Própria

Em azul na planta de situação atual, está mostrando os únicos acessos de ventilação para todo empreendimento. Os funcionários relatam sentir muito calor, abafamento, e até mesmo passam mal devido essa situação. Além disso, a falta de circulação de ventilação nos ambientes de trabalho gera um mal odor as vezes por quanto dos alimentos que são descartados.

Figura 33 - Planta de Situação atual do Banco de Alimentos Atualmente 2/2

Depois que o Banco de Alimentos começou a funcionar, perceberam a falta de uma recepção para o ambiente, adaptaram dentro da cozinha e depois fizeram uma divisória para o almoxarifado que também ficou sem local. Com essas duas adaptações os espaços ficaram menores, atrapalhado os setores e atendimento adequado para os assistidos.

Figura 34 - Cozinha/ Almoxarifado/ Recepção

Fonte: Autoria Própria

Logo após entrar nos sanitários sente-se um desconforto, pois quem está abrindo a porta pode se deparar com quem está utilizado. Além disso o banheiro tem ausência de acabamentos, são utilizados como depósito por falta de armazenamentos e os funcionários dividem o mesmo banheiro que os usuários do Banco de Alimentos

Figura 35 Sanitários

Fonte: Autoria Própria (2022) Figura 36 - Sanitários

Fonte: Autoria Própria (2022)

A lavagem e secagem das caixas é feita em local descoberto, deixando-as exportas às intempéries como sol e chuva. Além de ser na lateral do estabelecimento, onde passam pessoas, carros, caminhões a todo instante.

Figura 37 - Lavagem / Secagem Caixas

Fonte: Autoria Própria (2022)

A figura 49 mostra a entrada dos setores de coordenação, administração, expedição e triagem. Logo quando entramos no Banco de Alimentos nos deparamos com essas portas, as mesmas onde são recebidos os alimentos (onde os transportes utilizam para carga e descarga) circulação dos assistidos e passagens de carros de funcionários.

Figura 38 - Entradas / Saídas

Fonte: Autoria Própria (2022)

A área de estacionamento e manobra de veículos é utilizada como recepção de usuários, assim gerando um perigo para os atendidos que muitos deles levam crianças para o local devido não poder deixar com alguém.

Figura 39 - Recepção dos Assistidos

Fonte: Autoria Própria

Além de ser utilizado para recepção dos usuários, é também para estacionamento.

Figura 40 - Estacionamento/ Atendimento

Fonte: Autoria Própria (2022)

A falta de um local para armazenamento de lixos e entulhos, gera odores nos ambientes de trabalho e principalmente na sala de reunião e administração.

Figura 41 Ventilação / Armazenamento lixo

Fonte: Autoria Própria

A sala de administração/ coordenação são totalmente pequenas sem armazenamento para equipamentos, documentos, falta de ventilação, circulação, equipamentos e layout inadequado.

Figura 42 - Administração/ coordenação

Fonte: Autoria Própria

10 REFERENCIAL TEÓRICO

Documentos relacionados