• Nenhum resultado encontrado

Sede Municipal de Flores

10. ESGOTAMENTO SANITÁRIO

10.1 Avaliação das demandas

10.1.1. Sede Municipal de Flores

Conforme discutido ao longo da análise situacional do setor de Esgotamento Sanitário, apresentada no Diagnóstico, o Município de Flores não conta com um Sistema de Esgotamento Sanitário, ou seja, não existe a infraestrutura necessária para a coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada dos esgotos gerados sejam na sede municipal, ou nos povoados da zona rural, conforme preconiza a Lei Nº 11.445/2007.

Diante da realidade a própria Prefeitura de Flores reconhece a grande carência de soluções para a questão dos esgotos sanitários da cidade, pois geralmente são realizadas intervenções paliativas não adequadas, como por exemplo, direcionar as águas residuárias para as redes de drenagem ou mesmo para os corpos hídricos, principalmente o rio Pajeú. Durante a visita técnica realizada em Flores a todo o momento era possível ver o escoamento de esgoto nas ruas.

Independente desta carência é previsto para este Prognóstico o cálculo da provável geração do esgoto que ocorrerá no município ao longo do horizonte de planejamento deste PMSB. Portanto, neste item, calculam-se os volumes de esgotos previstos de serem produzidos na Sede Municipal até 2034, considerando-se inclusive que no meio do Médio Prazo a ETE desta região do município já estará devidamente implantada e em funcionamento.

Com base nos cenários populacionais futuros construídos para o município de Flores, para os 20 anos de horizonte do projeto, pode-se estabelecer as demandas, no que diz respeito aos serviços de esgotamento sanitário. As Tabelas 33 e 34

Produto 3 – Plano Municipal de Saneamento Básico

mostram a demanda média de consumo de água e a vazão de esgoto, bem como a capacidade máxima da ETE, adotada no meio do Médio Prazo, dentro de uma perspectiva geométrica de evolução populacional da ordem de 0,62% ao ano, Cenário Tendencial e 1,24% ao ano, Cenário Alternativo. Estas variáveis são expostas a seguir:

 População total a ser atendida na Sede Municipal (hab.): 5.770 habitantes;

 Adesão à rede de esgoto: Percentual da população que aderiu a rede de esgoto;

 População Atendida por rede (hab.): Quantidade de habitantes atendidos por rede de esgoto;

 Demanda média diária: População x Consumo per capita diário(130 l/hab./dia);

 Coeficiente de retorno: 0,8;

 Geração média de esgoto sem rede (l/s): Demanda média diária x coeficiente de retorno;

 Vazão média de esgoto da população atendida (l/s): Geração média de esgoto sem rede x Adesão à rede de esgoto (%);

 Vazão média de infiltração: Taxa de infiltração (0,25 l/s/km) x Comprimento da rede a ser implantada (18,26 km) x Adesão à rede de esgoto (%);

 Vazão total de esgoto na rede: Vazão média de esgoto da população atendida acrescida da vazão média de infiltração;

 Capacidade de tratamento da ETE a ser implantada até o meio do Médio Prazo (2021), adotada igual à vazão total de esgoto no longo prazo (11,51 l/s - 2034) acrescida de 5%: 12,09 L/s.

 Balanço do tratamento dos esgotos (l/s): esgoto gerado menos o tratado.

Tabela 33: Balanço da produção de esgoto da Sede Municipal de Flores – Cenário Tendencial.

Produto 3 – Plano Municipal de Saneamento Básico

Tabela 34: Balanço da produção de esgoto da Sede Municipal de Flores – Cenário Alternativo.

Ano

Antes de iniciar as discussões sobre as informações apresentadas nas tabelas anteriores, é importante destacar que o município de Flores ainda não dispõe de um Sistema de Esgotamento Sanitário, adequado, em funcionamento. Destarte, optou-se por já nestas análioptou-ses inoptou-serir nos cálculos das projeções da geração e tratamento dos esgotos domésticos estabelecer em algumas premissas devido à falta de informações, a saber, capacidade de tratamento da ETE a ser implantada e o comprimento das ruas representando o comprimento de redes de esgotos necessárias.

Como meta, considerou-se que no meio do horizonte de Médio Prazo (7 anos ou 2021) deverá ser elaborado o Projeto do SES de Flores, assim como implantadas as obras. Portanto, nas tabelas anteriores verifica-se que a população atendida é nula até este ano, onde a partir de então há uma taxa crescente de adesão à rede de esgoto por parte dos florenses, estes que passarão a utilizar o SES. Uma premissa adotada, devido à falta de informações, é que a capacidade de tratamento da ETE será igual à vazão total de esgoto para o ano de 2034 (11,51 l/s), considerando-se o Cenário Tendencial, acrescida de 5%, ou seja, a ETE poderá tratar até 12,09 l/s.

Diante do exposto, evidencia-se que no Cenário Tendencial a Sede Municipal de Flores contará com uma ETE funcionando adequadamente a partir de 2021, esta que irá operar com uma folga de pelo menos 0,58 l/s quando avaliado o horizonte deste PMSB. Destaca-se que mesmo com a ETE pronta foi adotado um percentual crescente de adesão a rede de esgoto.

Entretanto, no Cenário Alternativo a situação se inverte, pois se observa que após a implantação do SES a Sede Municipal voltará a ter um déficit devido à capacidade de tratamento da ETE, a partir de 2031 (12,09 l/s) ser inferior a quantidade de esgoto produzido pela população que será de 12,13 l/s. Por fim, verifica-se que o déficit total, em 2014, será de 0,33 l/s.

Nas Figuras 24 e 25 apresentam-se as principais informações das tabelas anteriores de forma gráfica onde pode-se notar de maneira mais clara as situações supracitadas.

Produto 3 – Plano Municipal de Saneamento Básico

Figura 24: Balanço da produção de esgoto da Sede Municipal de Flores – Cenário Tendencial.

Fonte: Gesois, 2015.

Produto 3 – Plano Municipal de Saneamento Básico

Figura 25: Balanço da produção de esgoto da Sede Municipal de Flores – Cenário Alternativo.

Fonte: Gesois, 2015.

Depois de avaliadas as informações apresentadas anteriormente é notória a importância da Prefeitura, se articular com a COMPESA, e outros órgãos, em busca de recursos financeiros para financiar o Projeto e as Obras do SES do município, pois só assim a situação de insalubridade que vivem os florenses, conforme mostrado no Diagnóstico deste PMSB, poderá ser melhorada.