• Nenhum resultado encontrado

************************************************************************************* *************************************************************************************

5

SEGUNDA DISCUSSÃO

DO PROJETO DE LEI Nº 48/2021, DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR GUALTER AMADO, QUE “DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA SAÚDE, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE AMERICANA, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS”.

PROCESSO:

PROTOCOLADO EM 19 DE ABRIL DE 2021, SOB Nº 61/2021. PUBLICAÇÃO:

PROJETO DE LEI PUBLICADO EM 24 DE ABRIL DE 2021. PRAZO DE TRAMITAÇÃO:

O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA.

QUORUM DE VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES.

PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL.

PROJETO DE LEI Nº 48/2021

Dispõe sobre a criação do Prontuário Eletrônico na saúde, no âmbito do município de Americana, e dá outras providencias.

Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a instituir o Prontuário Eletrônico na saúde, com o objetivo de unificar as informações médicas de cada paciente, de forma eletrônica, para que o mesmo tenha um histórico médico que possa ser avaliado por qualquer profissional habilitado em qualquer Unidade de atendimento médico no município de Americana.

Art. 2º O cadastro dos pacientes nas unidades de saúde será realizado com uso do meio eletrônico. §1º - Todas as Unidades de Saúde do Município poderão realizar cadastros de novos pacientes, medicamentos existentes na farmácia e profissionais de saúde.

§2º - O prontuário eletrônico será identificado pelo número do Sistema Único de Saúde (SUS) do paciente no sistema utilizado para essa informatização que armazenará informações pessoais do paciente, como: nome completo, endereço, tipo sanguíneo, doenças diagnosticadas, telefones, e-mail, entre outras informações.

§3º - O sistema também armazenará todas as consultas, exames indicados, exames realizados, medicamentos receitados pelos médicos, entre outras informações que se julgarem indispensáveis pelo gestor de saúde municipal.

Art. 3º Cada profissional habilitado para o atendimento ao paciente terá um equipamento eletrônico para visualização do histórico hospitalar do mesmo, e realizar a inclusão no prontuário eletrônico do procedimento médico adotado.

Art. 4° Os pacientes cadastrados no Prontuário Eletrônico poderão receber mensagens eletrônicas informando sobre exames, laudos, procedimento ambulatorial e hospitalar e das demais informações de saúde, seja por e-mail SMS ou outros meios de comunicações.

Art. 5° Todos os atos registrados por profissionais da saúde no prontuário eletrônico do paciente serão assinados eletronicamente com seus respectivos nomes e matrículas.

Parágrafo único: Os documentos produzidos eletronicamente e juntados ao prontuário eletrônico do paciente serão considerados originais para todos os efeitos legais, desde que produzidos em conformidade com o disposto nesta Lei e nas demais normas pertinentes.

Art. 6° O acesso às informações do cadastro serão efetuadas de forma a preservar o sigilo a identidade e a autenticidade dos registros e das comunicações.

Parágrafo único: O prontuário eletrônico do paciente deverá ser protegido por meio de sistema de segurança de acesso e armazenando em meio que garanta a preservação, a segurança, confiabilidade e integridade dos dados.

Art. 7° O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no que couber.

Art. 8° As despesas decorrentes da implantação desta lei correrão por conta de doações orçamentarias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 9° Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrario. JUSTIFICATIVA

Apresentamos aos nobres pares o presente projeto de lei que “Dispõe sobre a criação do Prontuário Eletrônico na saúde, no âmbito do município de Americana, e dá outras providencias. .”.

Recebemos diariamente relatos dos munícipes que utilizam ou acompanham pacientes do Sistema Único de Saúde, sobre a burocratização do sistema. Relatos de exames realizados em duplicidade, em razão de em cada novo atendimento o médico não ter acesso ao histórico de consultas e exames do paciente.

Com a implantação de m cadastro único digital, o Prontuário Eletrônico, e com a informatização das unidades médicas, o que se prevê é que, em muitos casos os profissionais da saúde poderão dar um diagnóstico mais preciso, pois contarão com todo o histórico hospitalar do paciente.

O compromisso ético no registro das informações está sendo fortalecido. Os profissionais demonstram uma preocupação cada vez maior no que diz respeito ao fornecimento de informações claras e objetivas aos seus pares e aos seus pacientes.

Com a implantação do Prontuário Eletrônico o paciente poderá ser atendido por qualquer médico do município que o mesmo terá informações suficientes para dar um diagnóstico mais preciso ou até mesmo dar prosseguimento ao tratamento já iniciado. Muitas vezes acontece de algum paciente ir inconsciente a unidade hospitalar, com a utilização do Prontuário Eletrônico o médico poderá verificar se já existe no histórico médico do paciente alguma informação relevante para o seu adequado atendimento.

Por se tratar de um tema de grande relevância e urgência para a população de Americana, peço apoio e voto dos nobres pares para aprovação do projeto de lei apresentado.

PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO POR INTERMÉDIO DAS VEREADORAS SENHORAS NATHÁLIA CAMARGO – PRESIDENTE E PROFESSORA JULIANA – MEMBRO.

PUBLICADO EM 16 DE JUNHO DE 2021.

PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DR. WAGNER ROVINA – PRESIDENTE, LECO SOARES E THIAGO BROCHI – MEMBROS.

PUBLICADO EM 16 DE JUNHO DE 2021.

PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES LUCAS LEONCINE – PRESIDENTE E DR. OTTO KINSUI – MEMBRO.

PUBLICADO EM 16 DE JUNHO DE 2021.

PARECER DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DR. DANIEL – PRESIDENTE, FERNANDO DA FARMÁCIA E SILVIO DOURADO – MEMBROS.

PUBLICADO EM 16 DE JUNHO DE 2021.

INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA:

PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. ************************************************************************************* ************************************************************************************* *************************************************************************************

6

SEGUNDA DISCUSSÃO

DO PROJETO DE LEI Nº 67/2021, DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR THIAGO BROCHI, QUE “INCLUI DISPOSIÇÕES DA LEI Nº 6.354, DE 09 DE OUTUBRO DE 2019, QUE ‘DISPÕE

SOBRE A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES REFERENTES A PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS NO MUNICÍPIO DE AMERICANA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS’”.

PROCESSO:

PROTOCOLADO EM 21 DE MAIO DE 2021, SOB Nº 85/2021. PUBLICAÇÃO:

PROJETO DE LEI PUBLICADO EM 26 DE MAIO DE 2021. PRAZO DE TRAMITAÇÃO:

O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES. PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE LEI Nº 67/2021

Inclui disposições da Lei nº 6.354, de 09 de outubro de 2019, que “Dispõe sobre a divulgação de informações referentes a preços de combustíveis no Município de Americana e dá outras providências. ” Art. 1º O art. 1º da Lei nº 6.354, de 09 de outubro de 2019, passa a vigorar acrescido do parágrafo primeiro, renumerando-se o parágrafo único como parágrafo segundo.

“Art.1º... § 1º. Os anúncios de preços contendo preços promocionais, bem como as peças publicitárias, sejam estas em faixas ou adesivos, serão apreendidas pelo órgão fiscalizador em caso de não cumprimento conforme dispõe o “caput”,deste artigo, a fim de instruir auto de infração.

§ 2º. Para fins desse artigo, fica determinado que os anúncios referentes aos preços promocionais dos combustíveis comercializados e propagandas diversas deverão ser, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) menores que os anúncios que contenham a informação do valor real do combustível.”

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. JUSTIFICATIVA

Estamos encaminhando para apreciação dos nobres Vereadores desta Casa, o incluso Projeto de Lei que “Altera disposições da Lei nº 6.354, de 09 de outubro de 2019, que “Dispõe sobre a divulgação de

informações referentes a preços de combustíveis no Município de Americana e dá outras providências. ””.

O principal objetivo do presente Projeto de Lei é adequar a lei já sancionada para que sua fiscalização seja eficaz no sentido de determinar a apreensão das peças publicitárias, sejam estas confeccionadas em CARTAZES, FAIXAS ADESIVAS ou outro material equivalente, facilitando desta forma a confirmação dos fatos em casa de publicidade enganosa, o que poderá ser definido através de decreto pelo Poder Executivo se assim entender necessário, inclusive os detalhes de controle e fiscalização ao efetivo cumprimento da lei em comento.

Diante do exposto, submetemos o presente Lei à elevada apreciação dos nobres vereadores que integram essa Casa Legislativa, na certeza de que, após regular tramitação, seja ao final deliberado e aprovado na devida forma

PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO POR INTERMÉDIO DAS VEREADORAS SENHORAS NATHÁLIA CAMARGO – PRESIDENTE E PROFESSORA JULIANA – MEMBRO.

PUBLICADO EM 16 DE JUNHO DE 2021.

PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DR. WAGNER ROVINA – PRESIDENTE, LECO SOARES E THIAGO BROCHI – MEMBROS.

PUBLICADO EM 16 DE JUNHO DE 2021.

PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES LUCAS LEONCINE – PRESIDENTE E DR. OTTO KINSUI – MEMBRO.

PUBLICADO EM 16 DE JUNHO DE 2021.

PARECER DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES LEO DA PADARIA – PRESIDENTE, PASTOR MIGUEL PIRES E VAGNER MALHEIROS – MEMBROS.

PUBLICADO EM 16 DE JUNHO DE 2021.

INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA:

PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA.

************************************************************************************* *************************************************************************************

*************************************************************************************

7

Documentos relacionados