• Nenhum resultado encontrado

A base de dados utilizada nesse estudo é proveniente de diversas fontes de informação. O Sistema Nacional de Debêntures, desenvolvido pela Andima, fornece as características das debêntures, seus preços de negociação e seus preços diários de referência no mercado secundário, além das proxies de liquidez. O BovespaFix fornece os preços de negociação das debêntures ocorridos nesse sistema. A BM&F fornece a estrutura a termo das taxas de juros e a estrutura a termo do IGPM. O histórico do CDI over é obtido através da Cetip. Através da Fundação Getúlio Vargas, é obtido o histórico do IGPM.

O período considerado para a base de dados utilizada nesse artigo tem início em 03 de maio de 2.004 e termina em 14 de novembro de 2.006. A data de início foi considerada devido à disponibilidade dos dados existentes para os preços indicativos do mercado secundário de debêntures. O total de debêntures utilizadas atingiu o número de 59. Para cada dia, foram consideradas as debêntures com preço de referência no mercado secundário, indicados através do SND, atingindo um total de 16.083 amostras.

A base de dados utilizada no estudo é bastante detalhada, e consiste de yields diários de debêntures individuais para todo o período da amostra e calculados de acordo com a forma de remuneração do título: percentual do CDI, CDI + Spread e IGPM + Spread.

BM&F

A curva PréxDI de mercado é utilizada para o cálculo dos yields to maturity das debêntures e consequentemente dos yields to maturity dos portfólios criados para os testes econométricos, para o cálculo do fator de juros do modelo e também serve como base para um dos componentes do fator de crédito do mesmo. Já a curva IGPMxPré é utilizada para o cálculo dos yields to maturity das debêntures indexadas ao IGPM.

A BM&F publica diariamente um arquivo com as taxas referenciais de swap do mercado, todas baseadas nas negociações dos mercados futuros, quando há liquidez e, caso contrário, nos contratos de swap negociados em balcão. Os arquivos referentes a cada um dos dias da amostra utilizada foram descarregados e organizados em uma planilha de excel para se gerar

41

as curvas diárias de Swap PréxDI e IGPMxPré, tendo sido utilizado método spline de interpolação de dados.

SISTEMA NACIONAL DE DEBENTURES:

O Sistema Nacional de Debêntures fornece a maior parte dos dados utilizados para esse trabalho. Ele fornece as cotações do mercado secundário de debêntures e as características do fluxo de caixa das debêntures da emissão, ambas utilizadas para cálculo do Yield to Maturity e

duration diários das debêntures, além das proxies de liquidez utilizadas.

A partir de 3 de maio de 2004, a Andima, através do Sistema Nacional de Debêntures começou a publicar um arquivo diário com a marcação a mercado das principais debêntures negociadas no mercado secundário. Esses preços são obtidos por meio de formadores de preços do mercado, que incluem 8 Bancos, 8 administradores de fundos e 2 intermediários financeiros.

Segundo a Andima, a base de dados do Sistema Nacional de Debêntures já exclui as debêntures que, por possuírem suas características diferenciadas, poderiam trazer distorções aos resultados do modelo. Assim:

São excluídas as debêntures com eventos de participação e as debêntures conversíveis;

São consideradas apenas debêntures com ratings iguais ou acima de BBB (ou classificação equivalente entre as agências de rating);

São selecionadas as debêntures que possuem um índice de pulverização acima de 50% do volume emitido;

As informações são enviadas por e-mail diariamente e a Associação retorna as médias apuradas ao final do dia. São solicitadas às instituições as taxas de compra e de venda, que refletiriam transações ou spreads abertos ao longo do dia, e as taxas indicativas, que corresponderiam às taxas avaliadas pela instituição como preço justo de negócio para cada emissão, de acordo com os modelos individuais de precificação, independentemente de ter ocorrido negócio com o papel. Todas as taxas recebidas são submetidas a filtros estatísticos.

42

As médias simples são apuradas com as informações que não forem eliminadas por estes critérios.

Com esses arquivos, é possível obter não apenas as taxas indicativas de negociação das debêntures como os intervalos indicativos de compra e venda, utilizados para aferir a proxy

spread de compra e venda.

Esses arquivos foram descarregados para todos os dias de referência da amostra e organizados por emissão e por data, tendo cada emissão uma planilha de excel correspondente.

Outra fonte de dados obtida no Sistema Nacional de Debentures foi o caderno de debêntures referente a cada uma das emissões a serem considerados. Através deles foi possível obter as características de cada uma das debêntures da amostra a serem utilizadas para cálculo dos

yields to maturity diários das debêntures: Prazo de vencimento/repactuação, prazos de

pagamentos dos juros, taxa de emissão/pagamento dos juros, forma de amortização. É também através do caderno de debêntures que se pode obter o rating das debêntures.

De posse dessas informações pode-se montar um fluxo para cada uma das debêntures da amostra e assim calcular o yield to maturity e a duration diários para cada um dos 16.083 dados considerados na amostra.

O Sistema Nacional de Debêntures fornece outros 2 arquivos utilizados para a contabilização das proxies de liquidez a que o trabalho faz referência. Um deles possui os dados de todas as transações realizadas através do SND e o outro possui os volumes de emissão, em dólar, de todas as debêntures registradas na CVM.

BOVESPA FIX:

O Bovespa Fix possui uma base de dados com as características das negociações de debêntures que ocorreram através do seu sistema. Essa base de dados foi incorporada à base de dados do Sistema Nacional de Debêntures para que o número de dados da proxy Número de Transações no dia fosse o maior possível.

43

MAPS:

A consultoria MAPS possui uma base de dados em excel com as características e fluxos das principais debêntures do mercado. Essa base de dados funcionou como um grande facilitador do trabalho para que não fosse preciso inserir os dados de todas as debêntures da amostra com base em seus respectivos prospectos.

CETIP:

A Cetip possui uma base histórica com as taxas over do CDI. Esse arquivo é utilizado para o cálculo dos yields to maturity diários de cada uma das debêntures da amostra indexadas ao CDI. Para cada um dos dados da amostra indexados ao CDI, o PU das debêntures é atualizado com a remuneração da respectiva debênture desde o dia do último pagamento de juros até o dia em que o cálculo do yield to maturity é realizado.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS:

A Fundação Getúlio Vargas possui uma base histórica com as taxas do IGPM, que são apuradas mensalmente. Esse arquivo é utilizado para o cálculo dos yields to matutity diários de cada uma das debêntures da amostra indexadas ao IGPM. Para cada um dos dados da amostra indexados ao IGPM, o PU das debêntures é atualizado com a remuneração da respectiva debênture desde o dia da sua emissão até o dia em que o cálculo do yield to

44

Documentos relacionados