• Nenhum resultado encontrado

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.1 SELEÇÃO E ANÁLISE DAS COMPOSIÇÕES DE CUSTOS DOS SISTEMAS

Uma vez selecionado o serviço objeto de estudo, passou-se à busca das suas respectivas composições de custos unitárias retiradas dos sistemas referenciais de preços utilizados na Administração Pública, comumente utilizadas em orçamentos de obras licitadas na Prefeitura Municipal de Pinhais para os serviços de Instalações Elétricas, conforme indicado na Tabela 9.

Tabela 9 - Sistemas referenciais de preço comumente utilizados em orçamentos de obras licitadas na Prefeitura Municipal de Pinhais para serviços de Instalações Elétricas.

Fonte Descrição do Serviço Referência

Sistemas que divulgam Preço + Composição

SINAPI Cabo de cobre isolado PVC 450/750V 2,5mm² resistente a chama - Fornecimento e Instalação

Dez/2014

SEINFRA Cabo isolado PVC 750V 2,5mm² Jan/2015

ORSE Cabo de cobre flexível isolado, seção 2,5mm², 450/750V / 70ºC Dez/2014

Sistemas que divulgam apenas Preço

SANEPAR Condutor isolado - Cabo 2,5mm² Dez/2014

CURITIBA Condutor cobre 2,5mm² c/ isol. plástico 750V Abr/2013

Sistemas que divulgam apenas Composição

TCPO Cabo isolado em PVC - 750V - 70°C - Flexível 2013 Fonte: o Autor.

Dos sistemas pesquisados, há aqueles em que são divulgadas os preços e as respectivas composições, há aqueles em que são divulgados apenas os preços dos serviços e há ainda aqueles que são divulgados apenas as composições de custos unitários, neste caso utiliza-se preços de insumos obtidos de outras fontes para se obter o preço do serviço.

5.2 ANÁLISE CRUZADA ENTRE COMPOSIÇÕES DE CUSTOS UNITÁRIOS DOS SISTEMAS REFERENCIAIS DE PREÇOS

A pesquisa pelas fontes referenciais de preço utilizados na elaboração de orçamentos pela Administração pública resultou na Tabela 10 que apresenta as principais características dos sistemas referenciais utilizados na Prefeitura Municipal de Pinhais.

Fonte: o Autor

TIPO DE

ANÁLISE SINAPI TCPO SEINFRA SANEPAR ORSE CURITIBA

2,74 3,51 1,32 3,82 1,24

HH ELETRICISTA 0,05 0,11 0,11 0,13

HH AJUDANTE DE ELETRICISTA 0,11 0,11

HH SERVENTE 0,05 0,13

PERDAS 0 2% 2% 2%

MATERIAL ADICIONAL Sim, Fita isolante

0,0112xRolo de 5m Não Não Não

Sim, na descrição aparece a frase "Fornecimento e Instalação" Não, pode-se confundir com um insumo Não, pode-se confundir com um insumo Não, pode-se confundir com um insumo Não, pode-se confundir com um insumo Não, pode-se confundir com um insumo

Não Sim Não Não Sim Não

Sim Sim Sim Não Sim Sim

Sim Sim Sim Não Sim Sim

Não Não Não Não Não Não

Não Não Não Não Não Não

Não Não Não Não Não Não

Sim Não Não Não Sim Não

Instalação de condutores de cobre flexíveis #2,5mm², isolação em PVC 70° 450/750V

ITEM ANALISADO

DEIXA CLARO QUE É UM SERVIÇO?

FAZ MENÇÃO À PREPARAÇÃO DO SERVIÇO? FALA DO MÉTODO CONSTRUTIVO?

QUANTITATIVA

COMPOSIÇÃO

PREÇO

FAZ MENÇÃO À ENCARGOS DA M.O.? DEIXA CLARO QUE O CABO É FLEXÍVEL?

DEIXA CLARO QUE A ISOLAÇÃO DO CABO É 750V? DEIXA CLARO QUE A ISOLAÇÃO DO CABO É PVC/70°C? QUALITATIVA

5.2.1 Análise Quantitativa

5.2.1.1Preço

Uma informação que consta em todas as tabelas referenciais é o preço do serviço. A Figura 15 mostra o gráfico dos preços praticados pelos serviços selecionados para o mês de Dezembro de 2014.

Figura 15 - Preço do serviço de fornecimento e instalação de condutores de cobre flexível #2,5mm² -750V dos sistemas referenciais selecionados.

Fonte: o Autor

Tomando a média dos preços, verificou-se que o preço mais próximo é o praticado pelo SINAPI, com discrepância em torno de 8%. Os preços divulgados pela SEINFRA e pelo ORSE foram os mais caros, com 39% e 51% acima da média, respectivamente. Já os preços praticados pela SANEPAR e pela Prefeitura Municipal de Curitiba ficaram 48% e 51% abaixo da média, respectivamente.

Pela Figura 15 nota-se que um mesmo serviço possui preços bem distintos quando comparados os sistemas referenciais entre si. Dessa forma, percebe-se a necessidade de se

avaliar outros parâmetros para seleção do sistema referencial mais adequado e não somente o preço do serviço.

5.2.1.2Índices de Insumos

Fazendo-se uma análise da mão de obra considerada para execução do serviço, percebe-se que os sistemas SINAPI e ORSE consideram equipes formadas por eletricistas e por serventes. Já os sistemas SEINFRA e TCPO consideram a figura do auxiliar de eletricista. Tal distinção de equipes impacta diretamente no preço do serviço, tendo em vista que o custo da hora de auxiliar de eletricista é cerca de 5% mais caro (SINAPI, 2015). Tal análise indica que as composições de custos unitários dos sistemas SINAPI e ORSE podem levar a um custo total unitário do serviço inferior aos demais sistemas referenciais. Tal hipótese só foi verificada para o sistema SINAPI.

Analisando o consumo de horas de eletricista para execução do serviço, verificou- se que o sistema SINAPI é mais conservador do que os demais sistemas, pois utiliza menos da metade da quantidade de horas requeridas nas composições extraídas das outras fontes. Isso contribui diretamente para o fato de o custo do serviço praticado pelo SINAPI ser menor do que o praticado pelos sistemas ORSE e SEINFRA. A Figura 16 mostra o consumo de horas de eletricistas para execução do serviço.

No quesito perdas, com exceção do SINAPI, todos os sistemas consideram uma perda de material de 2% para cada unidade instalada, isto é, para cada metro do serviço, consideram 2 (dois) centímetros de perdas. O fato de o sistema SINAPI não computar as perdas na composição de custos unitários certamente contribui para que seu preço para o serviço seja inferior às outras duas composições analisadas.

Outra situação verificada foi em relação aos materiais adicionais utilizados, o SINAPI é o único sistema que considera a utilização de fita isolante na composição do serviço. Também foi verificado que o Sistema SEINFRA possui a mesma composição da TCPO.

Figura 16 - Consumo da hora de eletricista para o serviço de fornecimento e instalação de condutores de cobre flexível #2,5mm² - 750V dos sistemas referenciais selecionados.

Fonte: o Autor

5.2.2 Análise Qualitativa

Conforme Mattos (2006), a descrição do serviço num orçamento deve ser clara, indicar todas as características técnicas dos materiais, bem como fazer menção ao sistema construtivo. Tais atributos foram verificados nas composições a analisados conforme segue: • A descrição existente no sistema SINAPI para o serviço de fornecimento e instalação de

condutores flexíveis deixa claro que se trata de um serviço, já nos demais sistemas, por não fazer nenhuma menção, é possível confundir com um insumo (apenas o condutor elétrico);

• Os sistemas TCPO e ORSE mencionam que o condutor é flexível, já os demais não fazem tal descrição, subentendendo-se que a composição pode ser usada para ambos os tipos de condutores: flexível ou rígido. Contudo, pode-se verificar em Cervelin e Cavalin (2008) que a utilização de cabos (flexíveis) é preferível à utilização de fios (rígidos) pela facilidade de instalação, o que impacta no tempo necessário para enfiação; • Outra informação que precisa necessariamente constar no descritivo dos serviços é classe de tensão de isolação dos condutores e a classe de temperatura. Tais informações impactam no preço do insumo e na dificuldade de instalação, tendo em vista um condutor de cobre classe 1kV possui diâmetro externo maior do que um condutor classe 750V (CERVELIN e CAVALIN, 2008). Tal informação só foi negligenciada pelo sistema SANEPAR.

0,05

0,11 0,13 0,11

SINAPI SEINFRA ORSE TCPO

• Nenhum dos sistemas pesquisados, em seus descritivos para o serviço, fez algum tipo de menção à preparação do serviço, método construtivo ou fechamento do serviço. Tal informação seria importante para diferenciar, por exemplo, uma enfiação de condutores em eletrodutos já ocupados ou em eletrodutos vazios, em eletrodutos lisos ou corrugados, em eletrodutos com guia passada ou será necessário passar a guia. Como nenhum sistema fez menção, considera-se que o descritivo apresentado é válido para todas as situações.

• De acordo com Mattos (2006), o custo do serviço já deve englobar encargos da mão de obra. Dos sistemas referenciais pesquisados, apenas os sistemas ORSE e SINAPI apresentam tal informação.

Documentos relacionados