• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE

3.1. Metodologia

3.1.3. Seleção dos contextos do cotidiano brasileiro em que ocorrem os verbos

Determinado o objeto de estudo e o público-alvo do dicionário, identificamos os verbos usados em contextos do cotidiano dos brasileiros, por meio de contextos mais usados na conversação do dia a dia dos brasileiros.

Os contextos foram selecionados de acordo com os temas abordados em livros didáticos de PSL e com as diretrizes apresentadas na obra Português Fundamental 16, de

16 Conhecemos o conteúdo dessa obra como pesquisadora de iniciação científica – PIBIC/UnB – sob a

Nascimento (1984). Para a coleta de dados selecionamos os livros: Novo Avenida Brasil 1 – curso básico de Português para Estrangeiros – livro-texto + livro de exercícios, da editora EPU (2009), e Bem-Vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação, da Editora Pontes (2005). Esses livros foram selecionados porque os textos apresentam um léxico em contextos acerca de atividades essenciais dos seres humanos na sociedade moderna, como, por exemplo: comer, beber, habitar, comprar, trabalhar, estudar, viajar, divertir-se, hospedar- se, apresentar-se, locomover-se, comportar-se na sociedade brasileira, relacionar-se com as pessoas, cuidar da saúde, pedir e dar informações pessoais.

O Português Fundamental foi elaborado como uma obra que “se destina essencialmente aos professores de Português como segunda língua e como língua estrangeira [...] concebida como um instrumento de trabalho para ser utilizado na elaboração de materiais didáticos” (NASCIMENTO, 1984, p. 9). O objetivo de fornecer dados sobre conteúdos lexicais adequados ao ensino do português, teve como “critérios empregados, segundo princípios de estatística lexical, a partir de amostragens do português falado europeu” ((NASCIMENTO, 1984, p. 9).

O Português Fundamental, de Nascimento (1984), registrou as conversas que, normalmente, restringem-se às seguintes situações:

1) Vida pessoal (habitação, alimentação, vestuário, saúde e doença, férias, passatempos, diversões, desporto e serviço militar);

2) Vida familiar (casa, vida doméstica, vida afetiva, namoro, casamento, relações familiares, filhos, educação e estudo);

3) Vida profissional (profissões e ofícios, trabalho e relações de trabalho, serviços domésticos, salários, negócios, comércio, férias trabalhista);

4) Vida social (cidade, província, campo, amizades, festas, festividades religiosas, convívio e contraste de gerações, turismo, redes sociais);

5) Problema econômico e social (custo de vida, rendimentos e preços, compras, comércio e indústria, agricultura, emigração);

6) Vida político-administrativa (administração pública, serviços públicos);

7) Vida cultural e artística (arte e artesanato, livros, teatro, cinema, televisão, música, imprensa, internet) meio ambiente (tempo, clima, fauna e flora, meio urbano, meio rural, campo, praia e trânsito).

Decidimos que essas informações, ainda que decorridos 31 anos desde sua publicação, são atuais e servem a nosso propósito. Assim sendo, selecionamos os verbos que servirão de base para o estudo dos verbos em contextos específicos, a saber:

1) Alimentação, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo de alimentar ou nutrir o corpo com substâncias digeríveis pelo organismo.

2) Atividades comerciais, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo de atividades de troca, de venda ou de compra de bens, de produtos, de mercadorias e de serviços.

3) Atividades domésticas,contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem as atividades, a administração ou a organização do lar, da família, da vida particular de uma pessoa,

4) Clima e tempo, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem ascondições atmosféricas que exercem influência sobre a vida na Terra, que caracterizam determinadas regiões ou condições meteorológicas.

5) Crime e violência, referentes aos contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolve a transgressão moral ou ética, socialmente rejeitada pelos brasileiros, seja por ação, seja por omissão, empregando força física ou psicológica, passível de punição pela lei penal.

6) Educação, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem o desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano, e que assegure sua formação sócio-histórico-cultural, seja em ambiente familiar, seja em ambiente formal.

7) Esportes, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem as práticas, individuais ou coletivas, de jogos e de exercícios físicos, seja com fins de recreação, seja com fins de condicionamento corporal para benefício da saúde, seja para competições esportivas.

8) Festas e festividades, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem reuniões de pessoas com fins recreativos, enquadrando-se as festas familiares, as solenidades civis e as de caráter religioso.

9) Lazer, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem o tempo utilizado para o ócio, o descanso e as atividades prazerosas.

10) Moradia, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo de residir, habitar, viver em barraco, casa, apartamento, mansão ou outro lugar.

11) Profissão e trabalho, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem ofício, trabalho, ocupação, atividade profissional em que uma pessoa visa obter recursos financeiros como remuneração ou salário.

12) Relações sociais, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem o convívio entre pessoas ou grupo de pessoas com interesses comuns, com fins particulares, profissionais, familiares, emocionais, de acordo com a cultura e a sociedade local.

13) Saúde e doenças, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem condições físicas e psíquicas, proporcionando o bem-estar, e que, quando não estão equilibradas, provocam enfermidade, mal, moléstia aos seres vivos, podendo apresentar sintomas.

14) Tabuísmo, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem comportamentos, palavras ou expressões consideradas chulas, grosseiras ou ofensivas em determinados contextos sociais.

15) Trânsito e transportes, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolve a movimentação, o trajeto, as passagens ou o deslocamento em determinado lugar, com utilização ou não de veículos.

16) Vestimentas e indumentárias, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo, que envolvem o hábito sociocultural de utilizar roupas e acessórios para vestir o corpo ou partes do corpo.

17) Viagens e hospedagem, contextos relacionados à ação, ao estado ou ao processo que envolvem os deslocamentos de um lugar para outro, relativamente distantes, normalmente com finalidade profissional ou de entretenimento e turismo.