• Nenhum resultado encontrado

5.1 Vai Malandra

5.1.1 O videoclipe e sua proposta de gênero

5.1.1.4 Sequência 4: Banho de sol na laje

As sequências referentes à cena do banho de sol na laje ocupam 48,07 segundos e representam 23,3% do tempo total do videoclipe. Anitta surge em um plano que mostra seu corpo centralizado na tela. Nesta cena, além do cenário, há também 14 mulheres tomando sol em espreguiçadeiras; ao fundo, é possível perceber uma favela. Dessas mulheres, 71% são brancas e 28% são negras e, com relação ao porte físico, nenhuma dessas mulheres foge do modelo padrão hegemônico.

Anitta e as demais mulheres vestem biquínis feitos de fita isolante preta, saltos

altos, brincos grandes e outros acessórios, como pulseiras e anéis muito grandes. Todas as mulheres mostradas utilizam unhas postiças com cores chamativas.

Compondo o cenário, há duas fileiras de espreguiçadeiras que, dispostas em filas de sete, criam um corredor que Anitta usa como uma espécie de passarela.

47 Embrazando. Essa expressão me foi explicada pelas próprias interlocutoras da pesquisa. Mesmo que ela seja

de facil subentendimento. Essa expressão surge com grande força entre as classes populares como uma antítese de outra expressão extremamente popular “embaçar” - que significa atrapalhar, colocar um balde de água fria na diversão de alguém. Já embrazar é utilizado em via de regra para descrever as mulheres parceiras que colocam brasa na diversão de seus respectivos companheiros.

Imagem 24 – Frame da sequência do banho de sol na laje

Fonte: YouTube48.

Em dado momento dessa cena, surge uma figura masculina (aqui chamado de passador de bronzeador). O homem é mostrado primeiro pelos pés, que calçam tênis de marca e estão pisando em uma poça de água. Um movimento de câmera de tilt-up vai revelando seu corpo: ele veste uma sunga vermelha, correntes de ouro e uma bandana cor-de-rosa na cabeça. Além disso, muitas tatuagens cobrem seu corpo. Sua apresentação só acontece até o tórax. Antes do rosto do homem surgir, acontece um corte para um plano mais aberto, em que ele aparece passando bronzeador nas mulheres que estão deitadas nas esteiras. Nesta cena, é possível ver o reflexo do corpo de Anitta.

Neste momento Anitta aparece passando bronzeador lentamente sobre os braços, ela fecha os olhos sedutoramente enquanto alisa o próprio corpo, evidenciando as grandes unhas postiças cor-de-rosa com brilhos incrustadas e argolas brilhantes com o diâmetro superior a 15 centímetros.

As mulheres balançam as pernas, deitadas nas espreguiçadeiras, enquanto

Anitta rebola de pé e, durante um breve momento, duas mulheres que estavam

deitadas aparecem de pé. As mulheres rebolam encostando umas nas nádegas das outras. Anitta aparece na cena, mas não entra em contato físico com as mulheres. Elas também usam correntes decorativas na cintura.

Logo, duas mulheres que estavam nas espreguiçadeiras aparecem de pé na passarela. Anitta surge e faz um gesto com as mãos para que estas se afastem e abram espaço para ela dançar. Anitta está com seu corpo besuntado de óleo e não se percebe mais celulite nele. Uma das mulheres (loira) puxa a fita isolante,

desfazendo a parte de cima de seu biquíni, deixando evidente o quanto ela está bronzeada. Esta mesma mulher começa a puxar as fitas da parte de baixo do biquíni de outra. Anitta chama o passador de bronzeador para dançar durante alguns segundos.

Percebo aqui que, por mais que o videoclipe tente trazer a diversidade da favela, não existe um grande esforço em romper com os padrões propostos hegemonicamente. Entre as 15 mulheres que aparecem no videoclipe, apenas quatro são negras e nenhuma apresenta um padrão corporal diferente do hegemônico. Mesmo entre as quatro mulheres negras, nenhuma dela apresenta tom de pele mais escuro ou cabelos black power.

Os acessórios que as mulheres utilizam remetem a elementos estéticos presentes na classe social popular como, por exemplo, unhas postiças em rosa choque com grande quantidade de brilhos colados nelas. A linguagem audiovisual também é utilizada para reforçar esses marcadores, como os closes que são dados nas unhas e nos anéis de plástico que as mulheres usam. Até mesmo os cabelos trançados de Anitta demonstram o cuidado em caracterizar uma estética popular, já que a cantora utiliza cabelos alisados em seus outros trabalhos.

Também existe uma distinta relação de poder entre Anitta e os demais integrantes dessa cena. Anitta passa a maior parte deste trecho de pé, enquanto as demais mulheres estão deitadas. Visualmente, isso faz com que ela fique muito maior do que as outras mulheres, dando a impressão de que todas estão aos seus pés.

Neste trecho de vídeo, aparece um homem que tem a função de servir as mulheres que estão deitadas nas espreguiçadeiras, borrifando bronzeador nas mulheres quando solicitado. O fato de na apresentação desse personagem o foco da câmera percorrer todo o seu corpo e cortar antes de mostrar seu rosto dá alguns indicativos de que ele não tem grande importância, isto é, aquele homem é um corpo que está ali para servir. O homem utiliza um lenço cor-de-rosa com o laço para o topo da cabeça, que pode ser associado a mulheres em situação de trabalhos subalternos.

Anitta não interage fisicamente com nenhuma das mulheres em cena, daí é

possível presumir sua relação de poder sobre as outras mulheres. Há, ainda, um momento da cena em que ela faz um movimento com as mãos para que uma das mulheres saia de seu caminho. A relação de Anitta com o passador de bronzeador é mais próxima, uma vez que ela o chama para uma dança na laje, mas em nenhum momento mantém contato físico com ele.

A sonoridade presente durante todo trecho a seguir está relacionada somente à Anitta: durante os trechos da cena da laje não existem outras pessoas cantando além dela.

Cê aguenta an, an Se eu te olhar Descer, quicar até o chão Desço, rebolo gostoso Empino te olhando Te pego de jeito Se começar embrazando contigo, é Não vou mais parar Cê vai aguentar Não vou mais parar Cê vai aguentar