• Nenhum resultado encontrado

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

5 MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO

5.3 Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)

O debate sobre a LAI está direcionado para a transparência ativa e passiva. Esta se alimenta do Serviço de Informação ao Cidadão, cuja finalidade é atender as necessidades informacionais do cidadão independente de publicação prévia. Trata- se de um grande avanço em termos de recursos, mas carece de cuidados para que o sentido e alcance da LAI não sejam reduzidos a um instrumento de gestão. As instituições públicas resistem em adotar uma política de valorização dos documentos e das informações enquanto processo de conhecimento e memória.

O SIC é o instrumento utilizado para a concretização da transparência passiva, aquela que ocorre quando o acesso à informação é consequência da

motivação e requerimento do cidadão. É um sistema adotado por muitas instituições públicas que permite ao cidadão solicitar informações públicas (CNMP, 2015).

O Serviço de Informação ao Cidadão é uma plataforma de gestão que possibilita uma gama de ações como registros e acompanhamentos. O sistema permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, requeira informações, receba protocolo, acompanhe o prazo e o andamento, receba a resposta da solicitação por e-mail, entre com recursos, apresente reclamações, consulte as respostas recebidas, dê sugestões ou faça elogios.

Existem critérios definidos pelos órgãos de controle para a elaboração do SIC. No entanto, o que se espera do instrumento de gestão é exequibilidade. Para isso, além da organização do sitio, os documentos e conteúdos institucionais devem estar organizados e disponíveis para que o serviço possa ser alimentado nos termos exigidos pela LAI. A depender do banco de dados, haverá conteúdos mais fáceis de serem encontrados, mas a plataforma em si precisa seguir um padrão visual.

Uma das preocupações na organização do SIC é o acesso do banner e a imediata visualização do formulário de solicitação, que deve ser de fácil preenchimento e sem muitas exigências. O sistema deverá oferecer todos os recursos eletronicamente para execução, responsabilização e acompanhamento.

O atendimento à sociedade também se dá diretamente na Ouvidoria, órgão que, em geral, é responsável pela administração do SIC. O cidadão não pode estar condicionado ao conhecimento e acesso de uma plataforma eletrônica.

Ao regulamentar a LAI no âmbito do Ministério Público da União e dos Estados, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também traçou diretrizes para a regulamentação do SIC, é o que disciplina a Resolução 89/2012 no artigo 6º, a saber:

Cada Ministério Público deverá regulamentar em sua estrutura administrativa a unidade responsável pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), acessível por canais eletrônicos e presenciais, em local e condições apropriadas para: a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações; b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades; e c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações (CNMP, 2012a, p. 4).

No mesmo dispositivo, no parágrafo § 1º, o legislador entendeu que “O Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) poderá ser operacionalizado pela

Ouvidoria ou outra unidade existente na estrutura organizacional do Ministério Público” (CNMP, 2012).

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio de Resolução do Procurador Geral de Justiça, Res-PGJ Nº 004/2013, redefinida pela Res-PGJ nº 008 do mesmo ano, instituiu o Serviço de Informações ao Cidadão no âmbito da instituição (SIC-MPPE), argumentado no direito fundamental e constitucional de acesso à informação e na necessidade de mais transparência da gestão pública (PERNAMBUCO, 2013).

O SIC-MPPE foi inicialmente posicionado na estrutura da Secretaria Geral da instituição, mas logo foi redefinido para compor a estrutura da Ouvidoria, permitindo que Membros, Órgãos e Serviços de Apoio Técnico e Administrativo forneçam diretamente informações e documentos que detenham a guarda para fins de controle e estatística.

São várias as competências do SIC-MPPE, é o que determina o art. 2º da Resolução PGJ nº 008/2013, a saber:

I - atender ao cidadão, orientá-lo e prestar-lhe informações, inclusive quanto à tramitação de documentos e procedimentos no âmbito do Ministério Público de Pernambuco;

II - receber e protocolar requerimentos de acesso a informações dirigidas ao Ministério Público de Pernambuco, submetendo-os à deliberação do Secretário-Geral;

III - coletar os dados e documentos necessários ao atendimento, quando possível, dos pedidos de acesso à informação, podendo, por ordem do Secretário-Geral, solicitá-los aos Membros, Órgãos e Serviços de Apoio Técnico e Administrativo do Ministério Público de Pernambuco;

IV - monitorar a tramitação dos pedidos de acesso à informação e solicitar o fornecimento, em tempo hábil, das respectivas respostas, conforme estabelecido na legislação;

V - receber recurso contra indeferimento de acesso à informação, remetendo-o ao Secretário-Geral;

VI - elaborar relatório dos pedidos de acesso à informação recebidos e submetê-lo semestralmente ao Secretário-Geral do Ministério Público de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2013, p.1).

O acesso à informação de que trata a Lei nº 12.527/2011, por meio do SIC- MPPE poderá ser no sítio eletrônico ou diretamente no balcão do serviço de atendimento, neste caso o SIC-MPPE providenciará o lançamento da solicitação eletronicamente.

coordenação do SIC e pelo exercício das seguintes atribuições, conforme determina o art. 3º da Resolução PGJ nº 008/2013:

I – assegurar o cumprimento da legislação relativa ao acesso à informação;

II – monitorar a implementação do disposto na legislação específica e apresentar relatórios periódicos sobre o seu cumprimento;

III – recomendar as medidas indispensáveis à implementação e ao aperfeiçoamento das normas e procedimentos necessários ao correto cumprimento da legislação;

IV – orientar as respectivas unidades no que se refere ao cumprimento das normas pertinentes ao acesso à informação. Parágrafo único (PERNAMBUCO, 2013, p. 2).

Os Membros, Órgãos e Serviços de Apoio Técnico e Administrativo, quando solicitados deverão fornecer as informações e documentos dos quais detêm a guarda e comunicar ao SIC-MPPE, para efeito de estatística e relatório. Prestar apoio ao cidadão, mesmo quando não detenham a guarda da informação ou do documento solicitado, orientando-o nos procedimentos para o requerimento eletrônico.

O SIC-MPPE deverá prestar a informação solicitada de imediato, não sendo possível a lei prever um prazo máximo de 20 (vinte) dias, prorrogável por 10 (dez) dias. Mediante justificativa expressa dar ciência ao requerente:

I - da data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão; II - das razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido;

III - do fato de não possuir a informação, indicando, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, remetendo a este, em sendo possível, o requerimento, cientificando o interessado (PERNAMBUCO, 2013, p. 3).

O Portal da Transparência permitirá que o próprio requerente pesquise a informação de que necessite, exceto a de caráter eminentemente privado, pessoal ou sigiloso, preservando a segurança e a proteção das informações e o cumprimento da legislação vigente. Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, ficando o Ministério Público desonerado da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar, por si mesmo, tais procedimentos.

Quando for negado o acesso à informação, será disponibilizado para o requerente o inteiro teor da decisão, por certidão ou cópia, devendo ser informado da possibilidade de recurso ao órgão competente, bem como dos prazos e condições para a sua interposição. Contra a negativa de acesso à informação ou às razões da negativa de acesso caberá recurso, no prazo de 10 (dez) dias, a contar de sua ciência, ao Comitê Permanente de Informação (CPI-MPPE), instituído pela Resolução.

O Ouvidor poderá proceder à revisão da decisão ou, no caso de manutenção do entendimento consubstanciado na decisão recorrida, submetê-lo-á à análise e ao julgamento do Comitê Permanente de Informação (CPI-MPPE), instruindo-o sobre as justificativas devidas. Caso a apreciação do recurso de que trata o caput tenha por objeto a desclassificação da informação, proceder-se-á a reavaliação de que trata o art. 29 da Lei nº 12.527/2011.

Mantida a classificação do documento nos termos do art. 29 da Lei nº 12.527/2011, o recurso de que trata o § 2º será encaminhado para decisão do Conselho Superior do Ministério Público, nos termos do art. 17, § 1º da Resolução CNMP nº 89/2012. O serviço de busca e fornecimento de dados será gratuito, salvo nos casos de reprodução de documentos, que será providenciada pelo MPPE para todo aquele cuja situação econômica não lhe permitir o pagamento do valor respectivo, sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei nº 7.115/1983.

Quando se tratar de acesso à informação contida em suporte cuja manipulação possa prejudicar a integridade do documento, será oferecida para consulta a cópia, com certificação de que confere com o original. Na impossibilidade de obtenção de cópias, o interessado poderá solicitar que, as suas expensas e sob supervisão de servidor do Ministério Público, a reprodução seja feita por outro meio que não ponha em risco a conservação do documento original. Há situações que os pedidos de acesso à informação não serão atendidos, quais sejam:

I - genéricos;

II - que exijam trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações, ou serviço de produção ou tratamento de dados que não seja de competência do Ministério Público;

III - que contemplem períodos cuja informação haja sido descartada, nos termos de norma própria;

IV - referentes a informações protegidas por sigilo, em segredo de justiça ou pessoais (PERNAMBUCO, 2013, p. 4).

O Sistema de Informação ao Cidadão é um recurso com grande potencial para o efetivo controle social da Administração Pública, além de ser um grande instrumento de cidadania. Trata-se de um meio de comunicação e apropriação do conhecimento público como uma política de Estado, independente se o caminho percorrido pela sociedade for o site ou o balcão de atendimento.

Documentos relacionados