• Nenhum resultado encontrado

Esta secção fornece as informações necessárias para configurar e utilizar o instrumento de exploração EZ-SCAN:

Introduzir as novas baterias.

Configuração instrumento de exploração para o veículo interessado.

Regular as Unidades display (SAE/Métrico).

Conectar o exlorador ao veículo.

2.1 - Introduzir as Novas Baterias

O instrumento de exploração EZ-Scan funciona com 4 baterias AA. Antes de utilizar o instrumento de exploração pela primeira vez deve-se introduziras baterias na unidade correspondente.

Comprovar se as baterias foram introduzidas conforme inicado pela imagem que está no verso da tampa do alojamento das baterias. Observem a ilustração a seguir.

Se o ecrã aparece ilegível, deve-se substituir as baterias. Substituir todas as quatro baterias para evitar o mau funcionamento da unidade. Ao ser necessário substituir as baterias, A FUNÇÃO CONSERVAÇÃO DADOS armazenará todos os dados e as informações relativas à configuração se forem instaladas as baterias novas imediatamente após a remoção das velhas.

ATENÇÃO:

Deixar dentro do instrumento de exploração as baterias usadas ou esgotadas, após a data de vencimento das baterias, pode determinar danos à unidade.

Enquanto as baterias carregadas permanecerem no instrumento de exploração, a configuração do motor do veículo e os dados permanecerão na memória do instrumento de exploração mesmo depois que a unidade tiver sido desligada.

Os dados operacionais, os Códigos de Avaria e todas as demais informações anailsadas permanecerão na memória até a reconfiguração da unidade. Uma

Função de poupança energética apagará automaticamente a unidade após

2.2 - Configurar o Instrumento de exploração para a Viatura Interessada

Antes de utilisar o instrumento de exploração, este deverá ser congfigurado para o veículo intetressado. A operação comportará apenas algumas etapas.

Carrgar em ACCIONAMENTO para accionar a unidade, para então premir

CONFIG.

Comprovar se 1-Configuração Unidade está visualizado no ecrã, premir então

ENTER.

Utilizar as setas até que o nome do fabricante do veículo desejado seja visualizado. Carregar então na tecla ENTER para seleccioná-lo (seleccionar OBD-II Genérico se seu fabricante OBD-II não está na lista).

Utilizar as setas para seleccionar o ano do veículo e carregar então na tecla

ENTER.

NOTA:

Após a configuração da unidade, esta se accionará e visualizará o ecrã de abertura. Proceder com a Secção 3 (capítulo 2.3) para parametrizar a unidade display.

Para completar a configuração, em função do veículo seleccionado, poderá ser-lhes solicitada a resposta a algumas perguntas. Utilizar as setas para evidenciar a resposta correcta e posteriormente premir ENTER para seleccioná-la.

2.3 - Parametrizações unidades de display (SAE/Métrico)

O instrumento de exploração EZ-SCAN poderá ser instalado para a visualização em SAE ou em Unidades métricas. A instalação de default serà feita em SAE. Passar à

Secção 4 (capítulo 2.4) se não deve-se mudar as unidades de display.

Para mudar a unidade de medida, premir CONFIG. a partir do ecrã inicial.

Premir as teclas até visualizar 2-Configuração de sistema para então carregar

ENTER.

Regulação do contraste e da retroiluminação do display

Para obter uma visualização melhor em diversas condições de iluminação o contraste do instrumento de exploração EZ-SCAN pode ser regulado. Note-se que se o instrumento de exploração estiver exposto à luz directa do sol, é possível que o ecrã se torne completamente escuro. Se isto acontecesse, deixem o instrumento de exploração em um local escuro e fresco por aproximadamente 10-15 minutos. O ecrã readquirirá sua cor normal.

Para regular o contraste do ecrã premir a tecla CONFIG.

Premir as teclas de seta até aparecer 2-Configuração Sistema, sucessivamente premir ENTER.

Premir as teclas de seta até aparecer 3-Regulação Contraste, sucessivamente premir ENTER.

Utilizar as teclas  e  para obter o contraste desejado (Regulação fina).

Utilizar as teclas  e  para regular a centragem do ecrã.

A tecla MON desactivará a retroiluminação. A posição de default estará em ON e pode ser deixada invariada, diminuirá a duração das baterias.

Premir as teclas CONFIG ou ENTER para armazenar os parâmetros e regressar ao ecrã inicial.

NOTA:

Nem todos os instrumento de exploração suportam esta caracteristica.

2.4 - Conectar o instrumento de exploração com o veículo

O instrumento de exploração comunica com o computador e os sensores prsentes no veículo mediante um cabo de conexão especial. Uma extremidade do cabo do instrumento de exploração deve-se introduzir no conector que está na parte superior do instrumento de exploração e a outra em um interface do computador do veículo.

Todas as viaturas produzidas a partir de 1996 utilizam apenas um cabo: Conector Genérico OBD-II.

Conector Genérico OBD-II (Amarelo)

Este cabo padrão é utilizado para os veículos da América do Norte (EE.UU), Asiáticos e Europeus produzidos a partir de 1996.

Identificação da conexão com o computador do veículo:

Nas viaturas OBD-II, o conector encontra-se geralmente sob o painel de instrumentos lado condutor. Em algumas viaturas o conector situa-se atrás das caixas, do cinzeiro ou do rádio.

Comprovar se todos os pinos estão rectos e se a superfície de conexão está livre de resíduos de óleo, de graxa e de humidade.

ATENÇÃO:

Nunca forçar o conector do cabo no instrumento de exploração ou na conexão do computador do veículo.

Conectar com firmeza o cabo do instrumento de exploração com os conectores do veículo.

NOTA:

Comprovar se o cabo do instrumento de exploração e os conectores do veículo permanecem firmes em seus lugares ao longo do ensaio.

Introduzir o conector do cabo do EZ-SCAN na parte superior do instrumento de exploração.

2.5 - Regulação das Unidades de Tempo para a Modalidade Captação

Encontrando-se em Modalidade de Captação, o instrumento de exploração EZ-Link poderá ser regulado para a captação durante um período de tempo determinado pelo usuário. A regulação de partida é de 1000 milésimos de segundo (1 segundo) por ecrã.

Para modificar o tempo de Captação, deve-se carregar CONFIG no ecrã inicial.

Utilizar as teclas  e  até fazer aparecer 2-Configuração do Sistema, premir

então ENTER.

Utilizar as teclas  e  até fazer aparecer 2-Tempo de Captação e premir então ENTER.

Utilizar as teclas  e  para modificar a regulação da duração de captação entre 500 e 5000 milésimos de segundo, premindo então ENTER para confirmar a opção (ou premir a tecla CONFIG para anular a opção e regressar ao ecrã inicial).

NOTA:

3.0 -

SCAN - OBD-II

Antes de iniciar a exploração do veículo, o instrumento de exploração EZ-Scan 4000 deve estar configurado adequadamente para o veículo. Sendo necessário configurar o instrumento de exploração deve-se consultar “Setup/Instruções Operacionais” capítulo 2.0.

Premir ACCIONAMENTO para visualizar o ecrã inicial do instrumento de exploração EZ-Scan.

Posicionar a chave de arranque em ON ou accionar o motor

Premir SCAN.

Quando o instrumento de exploração estiver pronto para o varrimento da viatura, aparecerá no ecrã a mensagem Início exploração. Premir ENTER para iniciar o varrimento do computador da viatura / sensores. (Carregando-se novamente em SCAN, a unidade abandonará a modalidade Scan e no ecrã vê-se a página inicial.

Antes de analisar o veículo OBD-II, o computador da viatura e o instrumento de exploração do EZscan accionam-se realizando um controlo de protocolo para passar posteriormente a um Ensaio de Readiness para verificar se o sistema de controlo das emissões do veículo funcionam correctamente (Os protocolos VPW, PWM, ISO 9141, Keyword MIL Status 2000, e CAN são suportados).

O instrumento de exploração indicará a condição de ON ou OFF da luz piloto

MIL (Luz de indicação de mau funcionamento ou Piloto controlo motor).

Se houverem Códigos de Anomalía armazenados no sistema OBD-II, o instrumento de exploração visualizará os códigos assim como são lidos pelo computador da viatura (estes códigos poderão ser visualizados também em outro momento). Consulte-se também a este propósito a secção “Vide Códigos de Anomalía OBD-II” capítulo 3.4.

Após a leitura de todos os dados enviados pela viatura, aparecerá no ecrã a mensagem Exito exploração positivo. Se o instrumento de exploração não for capaz de ler todos os dados presentes no computador ou nos sensores da viatura, visualizar-se-á uma mensagem de erro.

3.1 - Visualizar os Dados

Antes de visualizar os dados, o veículo deverá passar por um varrimento. Carregando-se em DATA sem que o veículo tenha sido explorado, o instrumento de exploração visualizará a mensagem Carregar na tecla Scan para Analisar

Novos Dados.

Na visualização dos dados do instrumento de exploração, o instrumento de exploração EZ-Scan 4000 NÃO necessita estar conectado à viatura. A configuração do motor da viatura e os dados permanecerão na memória do instrumento de exploração até o varrimento sucessivo. Isto permitirá ao usuário a revisão posterior dos dados ou a utilização de um PC-Link para transferir os dados a outro computador.

Se o instrumento de exploração EZ-Scan 4000 não estiver aceso, carregar em

ACCIONAMENTO para visualizar o ecrã inicial.

Carregar em DATA para visualizar o Menu de dados. Comprovar se 1-Dados

Operacionais está evidenciado e carregar em ENTER.

As informações do computador /sensores da viatura (Dados operacionais) serão visualizadas no ecrã do instrumento de exploração. Um número de referência aparecerá na parte superior direita do ecrã. O número total de senores e de tipos de sensor será diferente para cada tipo de viatura.

NOTA:

As teclas  e  ou  e  farão discorrer os sensores uma página de cada vez.

Após ter visto as informações dos sensores explorados, carregar em DATA para sair da modalidade Dados e regressar ao ecrã inicial.

Tópicos dos Dados Operacionais

A descrição de cada um dos Tópicos dos Dados Operacionais da viatura poderá ser consultada na respectiva secção que se encontra nas páginas sucessivas:

3.2 - Supervisão Dados em Tempo Real

Comprovar se o cabo do instrumento de exploração EZ-Scan 4000 está correctamente conectado ao instrumento de exploração e ao veívculo, para então carregar em ACCIONAMENTO.

Carregar em DATA para visualizar o menu de dados. Verificar se 1-Dados

operacionais está evidenciado e carregar ENTER.

Para activar e desactivar a supervisão em tempo real, carregue-se em MON.

Enquanto o instrumento de exploração estabelece a conexão com o computador / sensor será visualizado um ecrã de inicialização.

Uma vez estabelecida a conexão, o número de referência na parte superior direita começará a piscar.

NOTA:

Se a comunicação com a viatura se interrompe durante a Modalidade Ecrã, o número de referência deixará de piscar.

As teclas  e  ou  e  farão passar os sensores uma página de cada vez.

Ao terminar a leitura dos dados em tempo real, carregar em MON. O número na

parte inferior direita deixa de piscar.

Carrgar em DATA para sair da Modalidade Dados e visualizar o ecrã inicial.

3.3 - Visualizar os Dados de Trama Retida

[OBD-II] A trama retida será possível apenas em algumas viaturas OBD-II.

O veículo deve ter sido submetido a varrimento antes de visualizar os dados de Trama Retida. Carregando-se em DATA, sem que o veículo tenha sido explorado, o instrumento de exploração mostrará a mensagem Carregar na tecla Scan para

Explorar Novos Dados. Consulte-se também “Exploração do veículo” capítulo 3.0.

Se o instrumento de exploração EZ-Scan 4000 não estiver activo, carregar em

ACCIONAMENTO para visualizar o ecrã de abertura.

Carregar as teclas  e  até que seja evidenciada a mensagem

2-Trama Retida, para então carregar em ENTER. Carregar em DATA para

visualizar o Menu de Dados.

NOTA:

Se não houver nenhum dado em Trama Retida, o instrumento de exploração visualizará a mensagem Nenhum Dado em Trama Retida e visualizará o Menu de dados.

O Código de anomalia que permitiu a identificação dos dados Trama Retida será mostrado no ecrã.

Uma seta orientada para baixo indicará a existencia de informações adicionais. Utilizar as setas  e  para visualizar o texto integral.

3.4 - Visualizar os Códigos de Anomalia

O veículo deverá submeter-se a varrimento antes do apagamento dos códigos de anomalia. Carregando-se em DATA sem que o veículo tenha sido explorado, o instrumento de exploração visualizará a mensagem Carregar na tecla Scan para

Explorar Novos Dados. Consulte-se também “Exploração do veículo”

capítulo 3.0.

Se o instrumento de exploração não estiver aceso, carregar em ACCIONAMENTO para visualizar o ecrã de abertura.

Carregar nas teclas  e  até evidenciar-se a mensagem 3-Códigos entrada, para então carregar em ENTER.

Os veículos [OBD-II] podem ler quer os Códigos de Anomalia Temporários (códigos detectados uma só vez pelo computador do veículo) quer os Códigos de Anomalia (Códigos detectados várias vezes). Carregar em ENTER para seleccionar

1-Códigos Anomalia ou 2-Códigos de Anomalia Temporários.

Se não forem detectados Códigos de Anomalia no computador do veículo será visualizada a mensagem Nenhum Código de Anomalia Detectado.

Se for detectado um Código de Anomalia, esta anomalia e respectiva descrição serão visualizadas no ecrã do instrumento de exploração. O número de código da anomalia será visualizado na parte alta esquerda do ecrã.

Uma seta orientada para baixo no ecrã indicará a existencia de informações adicionais. Utilizar as setas  e  para visualizar a parte do texto oculta.

3.5 - Apagamento dos códigos

A função de Apagamento dos Códigos de Anomalia apagará todos os Códigos de Anomalia do computador do veículo. Esta função pode ser utilizada para verificar se as reparações foram realizadas com sucesso. Para confirmar deve-se efectuar uma nova exploração após o apagamento dos códigos.

Antes de passar ao apagamento dos dados deve-se explorar o veículo. Carregando-se DATA sem que o veículo tenha sido explorado, o instrumento de exploração mostrará a mensagem Carregar na tecla Scan para Explorar

Novos Dados. Consulte-se “Explorar o veículo” capítulo 3.0.

Comprovar se o cabo de alimentação EZ-Scan está correctamente ligado ao instrumento de exploração e ao veículo, verficando também se o motor está parado e se a chave de accionamento encontra-se em posição ON, para então carregar em ACCIONAMENTO.

Carregar em DATA para visualizar o Menu de Dados.

[OBD-II] Carregar nas setas

 e  até evidenciar-se a mensagem

4-Apagamento Códigos, para então carregar em ENTER.

A mensagem Início Apagamento será visualizada no ecrã. Carregar em ENTER para apagar todos os códigos presentes no computador da viatura (carregando mais uma vez em DATA, deixa-se a Modalidade Data e aparecerá o ecrã incial).

Após ter apagado todos os códigos aparecerá a mensagem Exito Operação

Positivo. Carregar em DATA para visualizar o ecrã inicial.

3.6 - Personalização dos tópicos dos dados

Comprovar o encerramento da exploração do veículo. Carregar então

ACCIONAMENTO.

Carregar em DATA para visualizar o Menu de Dados. Utilizar as setas  e  até aparecer a mensagem 5-Personalização dos dados para então carregar em

ENTER.

Pode-se seleccionar ou anular a selecção de todos os dados visualizados carregando-se em ENTER. Ao terminar a operação, aparecerão apenas os dados seleccionados – até um máximo de 20 itens – para a visualização dos Dados Operacionais, Supervisão de Dados em Tempo Real e Dados de Modalidade Captação.

4.0 -

MON - OBD-II

4.1 - Modalidade de Captação NOTA:

O número de máximo de dados que podem ser visualizados em Modalidade de Captação é de 20.

Utilizar a Modalidade de Captação para diagnosticar anomalias temporarias detectadas durante a condução do veículo. Esta operação deve ser realizada introduzindo os dados antes e depois da averiguação do problema.

[OBD-II] A modalidade de captação poderá capturar um máximo de 20 dados.

Utilizar a função Personalização dos Dados para seleccionar os dados a captar e visualizar. Vide também Personalização dos Dados - OBD-II capítulo 3.6.

[TODOS] O veículo deverá ter sido explorado antes de poder utilizar-se a

Modalidade Captação. Carregando-se na tecla ENTER para seleccionar

1-Modalidade Captação, sem que o veículo tenha sido explorado, o instrumento

de exploração mostrará no ecrã a mensagem Carregar na tecla Scan para

Explorar Novos Dados. Consulte-se também “Exploração do veículo”

capítulo 3.0.

ATENÇÃO:

Recomenda-se que as pessoas que conduzem o veículo não utilizem nem olhem para o instrumento de exploração.

Durante a condução do veículo o instrumento de exploração deverá ser controlado por um assistente.

Comprovar se o cabo do instrumento de exploração EZ-Scan 4000 não constitui um obstáculo para a condução e verificar também se está correctamente conectado ao instrumento de exploração e ao veículo para então carregar em

ACCIONAMENTO.

Carregar em MON para visualizar o Menu do ecrã. [OBD-II] Comprovar se a mensagem 1-Modalidade Captação está evidenciada para então carregar em

ENTER.

O ecrã visualizará Modalidade captação e posteriormente até sete símbolos ‘>’. Cada símbolo ‘>’ representa uma duração de tempo predefinida pelo usuário.

Quando o instrumento de exploração estiver regulado para Modalidade Captação, estará pronto para armazenar dados em tempo real (para as avarias que parecem ocorrer apenas durante a condução). Carregar em ENTER quando houver anomalias intermutentes. O instrumento de exploração capturará os dados no ponto de disparo para então visualizar um “T” seguido por sete símbolos ‘<’ enquanto que os dados do veículo sero captados e armazenados após o disparo.

NOTA:

Pode-se carregar em ENTER quando o desejarem mesmo que nem todos os sete símbolos ‘>’ tenham sido visualizados. O instrumento de exploração guardará sempre em sua memória os dados mais recentes enquanto aguarda que a tecla ENTER (ponto de disparo) seja carregada. Carregar em MON sempre que se deseja interromper a captação.

Os Dados Modalidade de Captação podem ser visualizados no instrumento de exploração. Pode-se usar como alternativa um PC-link e baixar os dados no computador para guardá-los e visualizá-los como gráficos. Os dados armazenados no computador poderão ser utilizados para manter um registo de dados da viatura.

Carregar em ACCIONAMENTO para visualizar o ecrã inicial do instrumento de exploração EZ-Scan 4000.

Carregar em MON para visualizar o Menu do Ecrã [OBD-II] Verificar se a mensagem 1-Modalidade de Captação aparece evidenciada, para então carregar em ENTER. [Todos] Carregar nas setas

 e  até que a mensagem

2-Visualização de Dados tenha sido evidenciada para então carregar em ENTER.

Os dados procedentes de cada sensor serão visualizados no ecrã. Utilizar as setas

 e  para visaulizar as mudanças nos dados enquanto desloca-se para cima ou

para baixo respeito à linha do tempo de Captação. O símbolo (-) indica os intervalos de tempo anteriores ao ponto de disparo e o símbolo (+) indica os intervalos de tempo posteriores ao ponto de disparo.

Utilizar as setas  e  para visualizar os demais sensores.

4.2 - Ensaio Sensores de Oxigênio - OBD-II

[OBD-II] Os Ensaios de Sensor de Oxigênio são específicos para OBD-II

destinados a cada sensor de oxigênio do veículo. Não obstante haja até oito possíveis sensores a serem explorados alguns veículos podem não suportar esse número utilizando, na maioria dos casos, apenas dois ou quatro. Os valores dos Ensaios de Sensores de Oxigênio subdividem-se em dois tipos: leitura constante e leitura calculada. As leituras constantes são fornecidas pelo computador da viatura enquanto que as leituras calculadas são realizadas através dos dados do sensor.

O veículo deve ser explorado antes de visualizarem-se os dados do Ensaio de

Sensores de Oxigênio. Carregando-se na tecla MON sem que o veículo tenha sido explorado, o instrumento de exploração mostrará a mensagem Carregar na tecla

Scan para Explorar Novos Dados. Consule-se também “Exploração do veículo”

capítulo 3.0.

Consulte-se também Ensaio Sensores de Oxigênio - OBD-II página 26 para obter a descrição de cada Dado do Ensaio Sensores de Oxigênio.

Visualizar os Dados dos Ensaios Sensores de Oxigênio

Carregar em ACCIONAMENTO para visualizar o ecrã de abertura do instrumento de exploração EZ-Scan 4000.

Carregar em MON para visualizar o menu do Ecrã. Carregar nas setas  e  até que a mensagem 2-Ensaio Oxigênio apareça evidenciada para então carregar em ENTER.

Utilizar as setas  e  para seleccionar Número Sensor O2, e então carregar

em ENTER.

Utilizar as setas  e  para seleccionar o Ensaio Sensor de Oxigênio a ser visualizado.

Carregar em MON para deixar o Ensaio Sensores Oxigênio e visualizar o ecrã inicial.

OBD-II Leitura dos Ensaios dos Sensores de Oxigênio Leituras Constantes

Patamar Sensor de Rico a Pobre (Volts) – Voltagem dos sensores de oxigênio que

indicam a transição da condição rica à condição de pobre.

Patamar Sensor de Pobre a Rica (Volts) – Voltagem dos sensores de oxigênio que

indica a transição da condição de pobre a rico.

Documentos relacionados