• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – ANÁLISE COMPARATIVA DAS COMUNIDADES ORKUT E LINKEDIN

3.3. A análise detalhada do Orkut

3.3.1. Signos qualitativos-icônicos

A dimensão qualitativa do signo diz respeito à análise dos elementos que lhe conferem qualidade, sejam eles quais forem: cor, forma, luminosidade, volume, disposição espacial etc. Esses elementos tomados em separado permitem conhecer os mecanismos que estão colaborando na constituição da mensagem e, posteriormente, quando analisados no conjunto, permitem a generalização e o desvelamento das forças comunicativas que operam integradamente para a geração de efeitos de sentido.

No caso em questão, incluiremos na dimensão qualitativa, a análise dos signos verbais. Essa opção está ancorada na análise de que as informações verbais, no caso de sites têm alta força qualitativa na produção de sentidos.

Signos cromáticos

As cores são um importante elemento qualitativo. A cor de fundo utilizada na home

page do Orkut é a branca, o que permite um bom destaque para toda e qualquer utilização cromática para as figuras e os textos. A cor branca, originada a partir da mistura de todas as outras cores, colabora para os efeitos de sentido de tranqüilidade, clareza e transparência. São efeitos de sentido interessantes quando se quer estimular as relações pessoais. Quando tomada em excesso, a cor branca tem a possibilidade de produzir efeitos de sentido de introspecção, o que não acontece na homepage analisada.

Também em decorrência da utilização da cor branca a luminosidade geral da home é adequada, o que gera efeitos de sentido de tranqüilidade e leveza (HELLER, 2004). A cor azul é reiteradamente utilizada na produção dos textos.

Essa cor representa a afetividade e a solidariedade (HELLER, 2004). Utilizada predominantemente em todo o sítio, ela torna o ambiente propício para acolher

pessoas que buscam novos relacionamentos. Adicionalmente, a cor azul é a preferida em todo o ocidente (HELLER, 2004). Esse ambiente virtual criado com o azul tem se mostrado bem sucedido para esse objetivo.

Os ícones e símbolos

Estrela: as estrelas na home do Orkut são utilizadas para ilustrar iconicamente o qualitativo verbal “fã”. As estrelas são signos do tipo simbólico e carregam em si a potencialidade de comunicar brilho, iluminação, realce, distintividade e destaque. Cabem ainda à estrela as associações com glamourização, celebridade e fama. Não é incomum a referência ao “estrelato” como signo do sucesso de personalidades. É uma convenção do chamado showbiz (indústria cultural). Nesse sentido, a imagem da estrela é absolutamente adequada à informação verbal “fã”, como veremos adiante. Coração: O coração é um signo também simbólico, consolidado universalmente de um sentimento emotivo positivo de doação de si. Suas associações são prioritariamente emocionais, com conexões diretas à sentimentos como fraternidade, amor e paixão. Há a associação por similaridade com uma víscera vital humana (e também animal) que é a referência inequívoca da vida. O coração batendo traz a aproximação entre a vida e o amor, ou seja, há a própria fusão entre o corpo e o sentimento. Nesse sentido, percebemos sua intensa carga afetiva que está presente nas mais diferentes culturas planetárias.

Carinha: as carinhas sorrindo instauram felicidade com intensa ludicidade. Trazem o otimismo e o bom-humor expressos. Adicionalmente, geram o efeito no sentido de humanização e de aproximação.

A distribuição espacial

A distribuição espacial dos elementos na página é bastante didática, pois segmenta com clareza as informações. Há um grande equilíbrio entre a utilização da linguagem verbal, ou seja, os textos e a figuratividade instaurada pelas fotografias e pelos ícones e símbolos. Esse equilíbrio visual é absolutamente convidativo e lúdico.

A atratividade do sítio instaura-se por meio da associação dos elementos visuais construídos estrategicamente com a afetividade dos conteúdos também reforçada pelas qualidades visuais.

Análise dos Signos Verbais

A análise dos signos verbais permite compreender de que maneira as informações lingüísticas, aqui expressas na home page, colaboram na construção das mensagens. Alguns títulos serão analisados com o objetivo de ampliar a compreensão da construção da página.

Bem-vindo:

Significa diretamente bem recebido. Refere-se a “acolhido à chegada”, expressão altamente afetiva e convidativa. Sugere pertencimento e boas coisas. Ser bem-vindo é um prenúncio que instaura um clima positivo para o relacionamento. Funciona como um convite ao diálogo, à conversa e, portanto, a troca.

Você está conectado a (quantidade) pessoas através de (quantidade) amigos.

Estar conectado estabelece a noção de união, de conversa, de partilhamento e compartilhamento. Na continuidade ainda se reforça a forma da conexão: por meio de pessoas. A conexão por meio de pessoas estabelece alto grau de socialização anulando a possibilidade de individualismo e segregação. A utilização da quantidade (inscrita numericamente) é apenas um reforçador dos traços afetivos e nesse sentido, seu papel é de valorizar a potencialidade de compartilhamento, não como possibilidade, mas como um fato, daí a força assertiva afirmativa do enunciado da frase.

Fã:

Etimologicamente a palavra fã deriva do inglês americano “fan”, redução de “fanatic” – fanático. Diz respeito ao admirador exaltado. Na transposição para fã, amenizou-se a carga de exaltação para um outro qualitativo: a intensidade. Ser fã conota uma admiração intensa, quase incondicional. Carrega alta carga afetiva. Ser fã só é possível em relação ao outro e esse outro não é casual. Há que se ter algo de notável para se ter fã. A questão que a Orkut instala é que, apesar de sua condição de “homem

ordinário”, você tem fã, ou seja, você é intensamente admirado por outras pessoas. Desloca um conceito associado a celebridades para o cotidiano.

Próximas etapas: Você tem um grande amigo, mande um depoimento para que todos

fiquem sabendo, etc..

Aqui existe a forte sugestão de uma ação. O objetivo final do sítio é demonstrado aqui: crescer o seu círculo de amizades, reforçando a qualidade do seu relacionamento. O usuário é estimulado a aumentar os seus laços de relação. Existe também um sentido de desafio, pois por meio dessa ação que a intensidade do laço de seus amigos cresce. O aumento da rede de amigos também é um indicador dissimulado da popularidade. Essa sugestão é muito forte e tem um apelo na condução do usuário à ação. Há ainda a informação “para que todos fiquem sabendo.” que traz a certeza da ampliação. É quase um apelo publicitário, pois com essa forma de linguagem, o texto constituído em terceira pessoa dirige-se ao interlocutor, além de sua diretividade expressa pelo imperativo.

Sorte de hoje:

“Aguarde para breve momentos emocionantes.”

A palavra sorte associa-se imediatamente a coisas boas e agradáveis. Subjetivamente, traz a conexão com a idéia de que o usuário “tem” em si essa possibilidade. Quando traz a informação “de hoje”, instala a certeza de que não é apenas uma situação ocasional, mas ao contrário, é cotidiano.

Aqui sempre existe uma mensagem positiva, que procura elevar o moral do usuário, pois passa ao leitor uma sensação de bem-estar e faz pensar nas coisas boas. Tenta criar ou reforçar um posicionamento de otimismo, concede um sentimento agradável ao mesmo tempo em que desperta um desejo de voltar a acessar a página todos os dias para conhecer a minha “sorte de hoje”. Nesse sentido, suscita a fidelização e o hábito.

Visualizações:

Quantas pessoas visualizaram a minha página.

Um dado que não é qualitativo em si dentro da comunidade e sim, quantitativo. Este número representa a atratividade e a conectividade que o usuário tem dentro da rede toda. Quanto maior o número, mais pessoas visitaram-no. Se aplicado ao mundo físico, esse número seria a quantidade de pessoas que foram à casa do usuário para saber de

alguma novidade a seu respeito, por exemplo. Não há uma análise de mérito sobre se isso é bom ou ruim, pois não sabemos a motivação da visita, mas a interpretação é pessoal. Apesar de ser quantitativa a informação, revela a qualidade do usuário, ou seja, subjetivamente quem é muito visitado é bom. Ser atrativo aos outros é uma qualidade social, pois traz em si a potencialidade do relacionamento.

Visitas Recentes:

Lista dos nomes dos usuários que visitaram a página recentemente. Esse registro permite que os donos das páginas conheçam quem foram os seus visitantes. Este campo nasceu no segundo semestre de 2006 por causa do questionamento dos órgãos públicos acerca da segurança contra o crime virtual. Sem sombra de dúvida, ele é um representante da sociedade de controle. Funciona como um rastro de proximidade, a quem despertou interesse num horizonte temporal muito próximo.

Perfil:

No senso comum diz respeito ao contorno do rosto de uma pessoa visto de lado. No caso em análise, refere-se à descrição de uma pessoa e leva em conta aspectos gerais como: filhos, estilo, cidade natal, esportes, música, cozinha, como também aspectos mais profundos como religião, sexualidade e paixões. Tem por objetivo explicitar elementos da personalidade do indivíduo permitindo que a audiência/cibernauta conheça suas características e que suscite ou não a procura/aproximação. Como as informações são integralizadas pelo usuário, revela, de certa forma, a maneira pela qual ele quer ser visto. Apesar da informação como cidade natal e filho, há espaço para informações bem mais personalizadas, reveladas nos aspectos relacionais e emocionais.

Álbum:

Trata-se de um signo verbal que guarda grande afetividade porque, de forma imediata, indica acumulação, coleção etc., mas traz também a questão da organização, ou seja, o estabelecimento de algum critério. Em nossa cultura, os álbuns são particularmente recorrentes na infância como os álbuns de figurinhas, permeando a adolescência em álbuns de selos, papel de cartas e etc. e durante toda a vida adulta por meio dos álbuns

fotográficos. A coleção é afetiva porque explicita uma opção: selos, fotos, figurinhas, etc. e, nesse sentido, mostra um pouco de valores e gostos da pessoa.

Configurações:

Conjunto de parâmetros e componentes, que determinam as possibilidades e a forma de funcionamento. Tem o objetivo de dar forma, e conformar. Ele explicita as condições para a boa execução da página.

Listas:

Relação, rol, listagem, agrupamento Mais uma vez a informação verbal é carregada de sentidos emocionais uma vez que se refere ao acúmulo, ao conjunto e ao coletivo. Indica afetividade também pela quantidade.

Recados:

Indica socialização e, talvez, importância. Quando algum membro precisa falar com outro instaura a necessidade, a importância e até a essencialidade do segundo. Pode querer instalar ainda um grau de importância social. Ter recados é índice de importância e valor.

Depoimentos:

A linguagem dos depoimentos tem alta carga emocional, uma vez que não apenas traz um discurso, mas traz o discurso experimentado, ou seja, o vivido pelo emissor. É um retrato falado visceral e, nesse sentido, portador de intensa energia emocional. O discurso por meio do depoimento é muito mais convincente e crível, porque não traz elucubrações e, sim, experiência efetiva.

Meus amigos, minhas comunidades.

A utilização dos pronomes possessivos “meu” e “minha” instauram o pertencimento e a afetividade. Não é de outro, “é meu”, indicam propriedade e até em certo grau, exclusividade. É uma expressão da personalização.

Funciona como um lembrete de um momento futuro de grande interesse dentro das relações pessoais e sociais. Momento de grande afetividade. Lembrar do aniversário de outro é sinal de companheirismo, prestígio e afeto.

Documentos relacionados