• Nenhum resultado encontrado

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um dos principais instrumentos de avaliação em larga escala do Brasil, partindo do princípio de que seu objetivo é avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da Educação Básica, abrangendo o Ensino Fundamental e o Médio.

Esse exame serve como fonte para a formulação, reestruturação e monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Por meio do SAEB, também é possível compreender quais são os fatores que influenciam o desempenho dos alunos.

Atualmente, o SAEB é realizado por amostras de alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas e privadas. As disciplinas avaliadas são Matemática e Língua Portuguesa e, devido ao seu caráter amostral, os resultados não fornecem informações específicas sobre as unidades escolares de cada município, indicando apenas o desempenho dos alunos do Brasil, regiões e estados de maneira geral.

Desde 1990, quando foi aplicado pela primeira vez, algumas modificações no sistema foram necessárias até chegar ao modelo atual, sendo elas: i) elaboração de itens que sejam comuns ao currículo escolar da educação básica de todo o país, ii) avaliação dos 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio; iii) elaboração de Matrizes de Referência, iv) construção de escala de proficiência para cada disciplina, v) decomposição do sistema em três avaliações (HORTA NETO, 2007).

As três3 avaliações que compõem o SAEB são: Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC/Prova Brasil) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e serão abordadas nas próximas subseções. 2.1.1 Avaliação Nacional da Educação Básica

A Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) ocorre a cada dois anos e é realizada por amostras de alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas e privadas. Seu objetivo é investigar se existe qualidade, equidade e eficiência dos sistemas e redes de ensino, fornecendo informações, principalmente, sobre a gestão da educação básica. Essas informações servem como base para a

implementação de políticas que visem à melhoria do ensino no Brasil, tomando como foco a gestão da Educação Básica (BRASIL, 2011a).

Essa avaliação segue os mesmos princípios, métodos estatísticos, parâmetros, matrizes e referenciais do SAEB e da Prova Brasil (que será detalhada na seção 2.1.2); no entanto, por se tratar de uma amostra representativa, fornece informações gerais sobre o Brasil, regiões e unidades federativas (BRASIL, 2008).

2.1.2 Prova Brasil

A Prova Brasil, ou Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), foi criada em 2005 e tem como objetivo produzir informações sobre a qualidade do ensino básico público das unidades escolares urbanas e rurais para subsidiar decisões e direcionamento de recursos técnicos e financeiros, o estabelecimento de metas para as escolas e a implantação de ações pedagógicas e administrativas (BRASIL, 2011b). Os alunos do 5º e 9º anos realizam a avaliação, que acontece a cada dois anos e contempla Língua Portuguesa e Matemática, com foco em leitura e resolução de problemas, respectivamente.

Com destaque para a prova de Matemática, esta é composta por 22 itens para os alunos do 5º ano e 26 itens para os alunos do 9º ano. Para a elaboração dos itens, são utilizadas as Matrizes de Referência, baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e nos livros didáticos mais utilizados por professores das redes de ensino (BRASIL, 2011a). Dessa forma, garante-se que as habilidades e competências avaliadas sejam comuns ao currículo das escolas de todo o Brasil.

As Matrizes de Referência são organizadas em Tópicos, que correspondem aos conteúdos matemáticos que serão avaliados, e em Descritores, que compõem a descrição de cada habilidade que o aluno deve desenvolver dentro do Tópico abordado; portanto, os Descritores podem ser chamados de Habilidades.

Cada item é elaborado para avaliar uma habilidade da Matriz de Referência. A Figura 2.1 mostra o exemplo de um item da prova da 3º série do Ensino Médio, que avalia a Habilidade/Descritor D4, que corresponde à habilidade de identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema.

Figura 2.1: Descritor D4 da Prova Brasil

Fonte: BRASIL (2008, p.85)

Os alunos são avaliados segundo habilidades e competências e, para a apresentação dos resultados da Prova Brasil, foi elaborada uma Escala de Proficiência, a qual é dividida em níveis de proficiência, ou seja, níveis que traduzem para uma representação numérica quais habilidades e competências o aluno consegue desenvolver. Para a Matemática, a Escala de Proficiência é composta por 12 níveis, conforme a Tabela 2.1.

Tabela 2.1: Escala de proficiência de Matemática

Nível Proficiência 0 abaixo de 125 1 de 125 a 150 2 de 150 a 175 3 de 175 a 200 4 de 200 a 225 5 de 225 a 250 6 de 250 a 275 7 de 275 a 300 8 de 300 a 325 9 de 325 a 350 10 de 350 a 375 11 de 375 a 400 12 de 400 a 425

Os detalhes da descrição das Habilidades correspondentes a cada nível da escala podem ser encontrados em BRASIL, s/d. A Figura 2.2 exemplifica quais as habilidades que um aluno que se encontra no nível 6 é capaz de desenvolver.

Figura 2.2: Habilidades do nível 6 da Escala de Proficiência de Matemática

Fonte: BRASIL (s/d, p.4)

Os resultados gerais de cada escola são apresentados como a média da proficiência dos alunos, sendo que esta média aparece como um nível da Escala de Proficiência. A partir dos resultados obtidos, é feita interpretação pedagógica de cada nível a fim de detectar quais competências e habilidades os alunos possuem, quais estão desenvolvendo e quais devem ser alcançadas.

Para compreender os fatores que se relacionam com o desempenho dos alunos, além das provas, também são aplicados questionários socioeconômicos, cujas informações auxiliam a elaboração de estratégias para lidar com problemas vivenciados em sala de aula.

Como os resultados da Prova Brasil fornecem a média do desempenho dos alunos de cada unidade escolar, é possível realizar uma comparação entre o nível de aprendizagem no qual os alunos se encontram e o nível que seria adequado, além de subsidiar a elaboração de políticas públicas direcionadas para a melhoria da qualidade da Educação.

2.1.3 Avaliação Nacional de Alfabetização

Incorporada ao SAEB em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é realizada anualmente e avalia alunos do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino

Fundamental). Seus objetivos, em consonância com a proposta do SAEB, são avaliar a qualidade, equidade e eficiência do ensino público e produzir informações sobre as unidades escolares.

Os resultados dessa avaliação oferecem dados sobre os índices de alfabetização do Ciclo de Alfabetização e sobre fatores que possam influenciar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, é possível estabelecer um referencial para mobilização de ações para a melhoria da qualidade da Educação.