• Nenhum resultado encontrado

Sistema de Acompanhamento das Crianças Ficha 1g

A ficha preenchida pertence ao Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC), o qual pretende dar ao(à) educador(a) uma base para a avaliação e desenvolvimento do currículo na sua prática educativa do dia-a-dia, com o apoio de um ciclo contínuo de observação, avaliação e ação, considerando o bem-estar, implicação, aprendizagem e desenvolvimento das crianças (Portugal e Laevers, 2010).

O bem-estar emocional é definido por Portugal e Laevers (2010) como um estado próprio de sentimentos que pode ser identificado pela satisfação e prazer, pois quando a pessoa está relaxada e expressa tranquilidade interior, sente a sua vitalidade e energia e está acessível e aberta ao que a circunda, devido à situação se conjugar com as suas necessidades. Desta forma, o indivíduo tem um autoconceito positivo e está bem consigo mesmo.

Já o conceito de implicação, Portugal e Laevers (2010) definem como sendo uma qualidade da atividade do ser humano que pode ser identificada pela concentração e persistência, exprimindo-se por motivação, interesse e fascínio, abertura aos estímulos, satisfação e um intenso fluxo de energia.

Tendo em conta o que foi mencionado, cada um destes conceitos contém indicadores, que levam a identificar e caracterizar cada um deles e também níveis para que possam ser avaliados, os quais variam entre o muito baixo (1) e o muito alto(5) (Portugal e Laevers, 2010).

132

Ficha 1g

Fase 1 – Avaliação geral do grupo Grupo: 3, 4 e 5 anos – Jardim de Infância

Número Total de crianças: 18 Data: abril de 2015 Crianças Nível geral de bem-estar Nível geral de implicação Comentários Nomes 1 2 3 4 5 ? 1 2 3 4 5 ? 1.Criança J X X

2.Criança H X X X X Divórcio dos pais.

3. Criança LL X X Criança com NEE. Muita

irrequietude e dificuldade de concentração.

4.Criança A X X X X

5.Criança I X X X X

6.Criança B X X

7. Criança D X X X X Tendência a ser agressivo com os colegas.

8.Criança AD X X Falta muito ao jardim de

infância

9.Criança JA X X X X Criança com NEE e falta muito ao JI.

10.Criança M D

X X X X Criança com NEE e criança mais nova do grupo.

11.Criança MJ X X X X

12.Criança F X X

13.Criança C X X X X

14.Criança L X X Divórcio dos Pais.

15.Criança T X X

16.Criança G X X X X Criança com constante

necessidade de afeto e ternura.

17.Criança JJ X X

133 - Vermelho: assinala as crianças que suscitam preocupação em termos de bem-estar ou

implicação (níveis baixos).

- Laranja: assinala as crianças que parecem funcionar em níveis médios,

tendencialmente baixos, ou crianças que suscitam dúvidas.

- Verde: assinala as crianças que, claramente, parecem usufruir bem da sua permanência no jardim-de-infância (níveis altos) (Portugal e Laevers, 2010).

Análise

Para me auxiliar a analisar os níveis de bem-estar e de implicação das crianças do grupo, recorri à ficha 1g, a qual depois de preenchida é agora analisada. Como tal, tendo em consideração a ficha 1g que preenchi, posso afirmar que a maioria das crianças do grupo se encontra num nível alto de bem-estar, o que significa que em geral as crianças evidenciam sinais claros de satisfação/felicidade, uma vez que a maioria dos momentos são de bem-estar o que leva a que estas superem os momentos de desconforto. Normalmente as crianças aparentam estar bem, contudo, por vezes expressam alguns sinais de desconforto (Portugal e Laevers, 2010), os quais são facilmente colmatados, por exemplo quando uma criança está triste e evidencia necessitar de afeto, a educadora tem uma técnica a que chama “Abraço para Descongelar” ou seja, chama as crianças para as abraçar e falar com elas, mostrando- lhes total disponibilidade para as ajudar. Porém, também há crianças que expressam níveis de bem-estar médios, pois as crianças aparentam estar bem, no entanto, por vezes aparentam sinais de desconforto, mas que nem sempre são predominantes, pois muitas vezes são visíveis sinais positivos (Portugal e Laevers, 2010). Estas crianças estão neste nível devido a muitas vezes terem necessidades de afeto, ajudadas também com o “Abraço para Descongelar”, ou crianças que estão em situação de divórcio dos pais e que por vezes evidenciam tristeza e falta de vitalidade que nem sempre se resolvem com o “Abraço para Descongelar” e a criança D tende a ser agressiva com os(as) colegas, principalmente para resolver os seus conflitos. Quanto à criança JA não consigo ter muita perceção pois esta tem NEE, e falta muitas vezes ao jardim de infância. Por fim, a criança LL, por vezes demonstra níveis médios de bem-estar, no entanto não é fácil de avaliar pois esta tem NEE e nem sempre toma a

134

medicação com a antecedência necessária, o que a leva muitas vezes a estar irrequieta, ansiosa e por vezes a fazer birras.

Quanto aos níveis de implicação, este grupo tende a variar entre o nível médio, o nível alto e o nível muito alto. Quanto às crianças que estão no nível médio, estas estão muitas vezes envolvidas em várias atividades, mas raramente se verifica “intensidade”, pois falta-lhes concentração, motivação e prazer, pois estes tornam-se momentos rotineiros sem grande prazer (Portugal e Laevers, 2010). No entanto, também há bastantes crianças que se encontram num nível alto, ou seja, desempenham atividades com momentos intensos, pois muitas vezes são visíveis sinais de implicação, porque frequentemente desenvolvem atividades que para elas são significativas, porque parecem ir ao encontro das suas capacidades. Contudo, por vezes necessitam de incentivos da parte da educadora (Portugal e Laevers, 2010). Também analisei algumas crianças com níveis muito altos de implicação, porque na maioria das vezes estas desempenham atividades intensas e continuadas que as leva frequentemente a evidenciar elevada implicação nas mesmas. As crianças estão naturalmente motivadas o que faz com que a atividade flua e sejam visíveis sinais de concentração, energia, persistência e criatividade (Portugal e Laevers, 2010).

Todavia é de salientar que nenhuma criança evidencia níveis muito preocupantes de bem-estar nem de implicação, o que é bastante positivo. Como tal, a maioria das crianças está assinalada a verde, o que demonstra nitidamente que usufruem bem da sua permanência no jardim de infância, o que faz com que estas não suscitem qualquer preocupação. A oferta educativa atual responde bem às suas necessidades, contudo para algumas destas crianças denoto que certas atividades poderiam ser ainda mais do seu agrado para que houvesse níveis de implicação ainda mais altos do que têm. Porém, também assinalei algumas crianças a cor de laranja, pois estas crianças parecem funcionar em níveis médios ou então são crianças que suscitam dúvidas. Desta forma, estas crianças necessitam de maior atenção, porque não estão em níveis considerados desejáveis, porque nem sempre as atividades correspondem aos seus interesses, ou faltam muito ao jardim de infância ou porque estão com problemas familiares como o divórcio dos seus pais, que levam a grandes mudanças

135 nas suas vidas. Assim, devem ser tomadas medidas promotoras de bem-estar e implicação, para que o desenvolvimento da criança não seja comprometido.

136

Apêndice III – Registo Fotográfico das Atividades Pontuais