• Nenhum resultado encontrado

BASE EM COMPETÊNCIAS

ESTRATÉGIA DESCRIÇÃO Painel

3.17 SISTEMA “S” – CONTEXTUALIZAÇÃO DO CAMPO PESQUISADO

O chamado Sistema S define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares (BRASIL, 2007).

Fazem parte do sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço Social da Indústria (SESI); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC). Existem ainda os seguintes: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP); e Serviço Social de Transporte (SEST).

3.18

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)16, organizado e administrado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi criado pelo Decreto-lei número 4048, de 22 de janeiro de 1942, sendo uma entidade de direito privado sem fins lucrativos. Está ligada ao conjunto de Federações de Indústrias dos diversos Estados, sendo que cada Estado tem seu Departamento Regional, os quais estão vinculados ao Departamento Nacional (DN).

O SENAI é uma instituição de ensino profissional que desde sua criação realiza treinamento e desenvolvimento educacional, com o objetivo de formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial. O

16

As informações apresentadas na apresentação da Instituição foram retiradas do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade e do Plano de desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis.

Departamento Regional do SENAI de Santa Catarina foi criado em janeiro de 1954.

Inicialmente, as atividades constituíram-se, basicamente, na escolarização de trabalhadores através de aprendizagem industrial. Nos anos 1990, as inovações tecnológicas demandaram ao SENAI/SC novos desafios nas áreas de Educação Profissional e de Serviços Técnicos e Tecnológicos. O SENAI de SC possui as diretrizes organizacionais descritas no Quadro 6.

Quadro 6 - Diretrizes Organizacionais

TIPO DESCRIÇÃO

Negócio Educação profissional, serviços técnicos e tecnológicos e inovação para o setor industrial.

Missão

Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da educação profissional, serviços técnicos e tecnológicos e inovação, comprometidos com a sustentabilidade.

Propostas de Valor

Elevar as condições de laboralidade dos estudantes e a competitividade das indústrias.

Visão

Consolidar-se como líder em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria.

Valores

Os valores constituem princípios que devem nortear as ações e a conduta de colaboradores, dentro e fora da instituição. Ética, Transparência, Integridade, Compromisso e Ação

Fonte: SENAI/SC (2014)

Hoje, os investimentos se direcionam prioritariamente para tecnologia de ponta, no atendimento às empresas e à comunidade por meio de atividades relacionadas à educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos, contando com uma estrutura de laboratórios e recursos didáticos distribuídos em 36 Unidades no Estado de Santa Catarina, organizadas e distribuídas em 8 regiões.

A educação abrange os cursos de Aprendizagem Industrial, Iniciação Profissional, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional, Cursos Técnicos Profissionalizantes, Ensino Médio, Cursos Superiores de Tecnologia, Pós-Graduação e Ensino a Distância. Os Serviços Técnicos e Tecnológicos abrangem Consultorias e Metrologia. Iniciou sua atuação no ensino superior em 1999 por meio de parcerias com instituições de reconhecida atuação e representatividade no estado consolidando seus próprios cursosa partir de então.

3.19

SENAIFLORIANÓPOLIS – CAMPO DE PESQUISA

A pesquisa foi desenvolvida na unidade do SENAI/SC em Florianópolis, localizado na SC 401, número 3730 no bairro Saco Grande (Figura 2). Esta unidade do SENAI tem 20 anos de atuação na área de educação profissional e tecnológica.

Figura 2 - Localização do SENAI Florianópolis

O SENAI Florianópolis está classificado como unidade Regional do Litoral, denominada região 1 – (região) e definida pelas cidades que compõem a Grande Florianópolis, como São José, Tijucas e São João Batista. Em Florianópolis está situada também a Unidade do CEEL - Centro de Educação, Eventos e Lazer.

O SENAI Florianópolis foi criado com o intuito de atuar na formação de recursos humanos para os setores de automação e tecnologia da informação da indústria catarinense. A atuação em Educação se dá por cursos regulares de Aprendizagem Industrial, Técnicos, Graduação, Pós-graduação (próprios) e os cursos de curta duração (capacitação e aperfeiçoamento). Os cursos também podem ser realizados a distância (EAD – Educação a Distância) ou na própria empresa - cursos in company.

Figura 3 - Fachada do SENAI Florianópolis

Fonte: Acervo pessoal da autora (2014)

No SENAI Florianópolis, unidade operacional em que a Faculdade de Tecnologia funciona, as áreas de abrangência em educação são: cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional, Cursos Técnicos Profissionalizantes, Cursos Superiores de Tecnologia, Pós-Graduação Presencial e a

Distância. Os Serviços Técnicos e Tecnológicos abrangem Consultorias. Os produtos da unidade estão na Figura 4.

Figura4 - Linhas de Produto do SENAI/SC em Florianópolis

Fonte: SENAI/SC (2013)

No ano de 2013 na unidade SENAI/SC em Florianópolis a equipe de colaboradores era de 126 mensalistas, nos quais o quadro era composto por 40 docentes com dedicação exclusiva e 76 colaboradores que atuavam da área administrativa da instituição. O quadro de colaboradores era composto por 102 professores horistas que não tinham dedicação exclusiva na instituição e que eram contratados de acordo com as necessidades dos cursos.

A infraestrutura da instituição é composta por vários ambientes equipados com equipamentos de qualidade e de alto nível tecnológico (Figura 4). Existe 01 laboratório de cabeamento estruturado17, 03 laboratórios para Academia Cisco18, 13 laboratórios de informática, um laboratório de Montagem e Manutenção de Computadores, 01 auditório, 04 laboratórios de Automação e 03 salas de aulas. Todos os ambientes

17

Utilizado nas disciplinas de redes de computadores.

18

são equipados com projetor multimídia e um computador individual para cada professor.

Figura 5 - Laboratórios da Instituição

Fonte: Acervo Pessoal da Autora (2014)

O SENAI/SC em Florianópolis também possui uma biblioteca com 5 computadores para pesquisa, câmeras digitais, scanner e

notebooks para auxiliar ao professores e estudantes na sala de aula

(Figura 6).

Figura 6 - Biblioteca

Os principais cursos oferecidos pela unidade Florianópolis são:

Aprendizagem Industrial - Aprendizagem Industrial de

Desenhista de Animação, Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais, Aprendizagem Industrial de Programador de Computador e Programa de Aprendizagem Industrial Assistente Administrativo Industrial;

Qualificação profissional - Desenvolvedor de Jogos

Eletrônicos, Desenho em CAD - 2D, Eletricista Industrial, Editor de Projeto Visual Gráfico, Excel Avançado, Formação Gerencial, Ilustrador, Montador e Reparador de Computadores, Programação em C++, Operador de Editoração Eletrônica, Roteirista de Animação, Solidworks Básico e Técnicas de Negociação;

Cursos Técnicos - Técnico em Automação Industrial,

Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;

Cursos Técnicos EaD - Técnico em Automação Industrial e

Técnico em Redes de Computadores;

Cursos Superiores de Tecnologia - Superior de Tecnologia

em Automação Industrial, Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Superior de Tecnologia em Redes de Computadores;

Curso de Pós-Graduação - MBA em Gestão Industrial,

MBA em Gestão de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia, MBA Gestão para Excelência, MBA em Gestão Integrada do Meio Ambiente, MBA em Gestão de Obras de Edificações, MBA em LeanManufacturing, MBA em Gestão de Serviços Compartilhados, MBA em Gestão para Segurança de Alimentos, Pós-graduação em Engenharia de Automação,

Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Industrial Pós-Graduação em Engenharia de Software.

No SENAI/SC em Florianópolis a equipe de trabalho é composta pelas funções de: Diretor, Gerente de Educação, Coordenador de Núcleo (Modalidade – Faculdade, Cursos Técnicos e Qualificação e Aprendizagem Industrial), Coordenador de Curso, Coordenador Pedagógica, Analista, Técnico, Assistente, Bibliotecário e docente. Seu organograma institucional é constituído conforme apresentado na Figura 7.

Figura 7 - Organograma da Equipe

Fonte: Da Autora (2014)

Para uma melhor compreensão das atividades, destacamos no Quadro 6 as principais atribuições das funções de cada cargo do SENAI/SC. Essas informações foram retiradas do Manual de Educação institucional.

Através do que foi descrito na apresentação das três instituições SENAC, IF e SENAI, observamos que sua estrutura organizacional é parecida e que ambos trabalham de acordo com a necessidade de cada região para promoção dos cursos.

Graduação em Engenharia de Manutenção Industrial e

No SENAI/SC em Florianópolis a equipe de trabalho é composta pelas funções de: Diretor, Gerente de Educação, Coordenador de Núcleo Faculdade, Cursos Técnicos e Qualificação e Aprendizagem Industrial), Coordenador de Curso, Coordenador ógica, Analista, Técnico, Assistente, Bibliotecário e docente. Seu organograma institucional é constituído conforme apresentado na Figura

s atividades, destacamos no Quadro 6 as principais atribuições das funções de cada cargo do SENAI/SC. Essas informações foram retiradas do Manual de Educação

Através do que foi descrito na apresentação das três instituições I, observamos que sua estrutura organizacional é parecida e que ambos trabalham de acordo com a necessidade de cada

Com a publicação da Lei nº 12.513/201119, o sistema “S” começou a receber alunos encaminhados pelas Secretarias Estaduais de Educação, Ministério do Trabalho e Assistência Social. Ocorreu uma “revolução” no sistema com a ampliação de alunos matriculados em diversos cursos e modalidades.

Para uma melhor compreensão das atividades, destacamos no Quadro 7 as principais atribuições das funções de cada cargo do SENAI/SC. Essas informações foram retiradas do Manual de Educação do SENAI/SC, Institucional.

Quadro 7 - Descrição das Funções

CARGO DESCRIÇÃO

Diretor da Unidade

Segundo o Manual de Educação do SENAI são atribuições do Diretor:

• Zelar pela qualidade dos cursos oferecidos.

• Convocar e presidir as reuniões dos Comitês de Gestão e do Conselho Superior.

• Conferir graus e títulos, assinar diplomas e certificados.

• Exercer outras atribuições previstas na legislação vigente ou que lhe sejam atribuídas pela Mantenedora.

• Cumprir e fazer cumprir as disposições dos Regimentos das Faculdades de Tecnologia SENAI/SC, a legislação do ensino superior e as determinações dos órgãos competentes.

Coordenador Modalidade

O coordenador é responsável em Desenvolver as atividades de apoio ao ensino,pesquisae extensão, conforme sua área de competência.

Analista e Técnico

São profissionais que exercem a função administrativa na unidade. Nos setores de recepção, secretaria e auxiliando nos setores de coordenação de curso e coordenação pedagógica.

19

Derivado da necessidade de ampliar a oferta gratuita, o acordo estabelecido, entre o Governo Federal, os Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Comercial (SENAC) e os Serviços Sociais da Indústria (SESI) e do Comércio (SESC), estabelece o aumento gradual da gratuidade, tendo como meta o comprometimento de 33,3% de suas receitas até 2014. (PACHECO, 2012, 89-90)

Documentos relacionados