• Nenhum resultado encontrado

USO DE ESTIMATIVAS DE CUSTOS PARA DECISÕES DE ESTOQUES

A: Sistemas de acumulação de custos utilizados.

De acordo com a teoria recomenda-se a utilização de um sistema integrado de informações ou sistemas distintos que atendam as necessidades gerenciais dos gestores o que na prática não foi encontrado.

Das respostas obtidas conclui-se que os gestores podem não estar utilizando a informação mais adequada ao tipo de decisão a ser tomada, quando usam apenas o sistema da contabilidade financeira para extrair informações gerenciais e de custos para a tomada de decisões, ou utilizar a informação produzida pelo Sistema de informação gerencial não produzida adequadamente para determinada decisão, ou ainda quando utilizam os dois sistemas e estes não estão preparados para atendê-los.

B : M é to d o s d e c u s te io u tiliz a d o s .

Três empresas utilizam o método do Custeio por Absorção. Uma utiliza, além do Custeio por Absorção, o Custeio Variável e uma última adota o método do Custeio por Atividades.

Conclui-se que a maioria das empresas utiliza apenas o Custeio por Absorção, que é exigido pela legislação fiscal. A utilização isolada desse método, principalmente como fonte informacional para decisões de curto prazo, pode comprometer o resultado da empresa em função do aumento do risco nas decisões pelo uso de informações inadequadas pelos gestores.

Esta inadequação é devida aos fato de que, no curto prazo e em determinados níveis de produção, os custos indiretos fixos da fábrica são irrelevantes e não permitem uma gestão de produção eficiente quando eles são incorporados aos custos unitários dos produtos. A análise de custos pode ser enganosa para a decisão podendo distorce o resultado, quando custos irrelevantes são considerados.

Apenas uma empresa utiliza, além do Custeio por Absorção, o método de Custeio Variável, que produz informações relevantes, como a margem de contribuição do produto e é útil, principalmente, para decisões de curto prazo.

Quatro empresas deixam de utilizar as informações específicas sobre as atividades que agregam ou deixam de agregar valor às empresas, quando não utilizam o método de Custeio Baseado em Atividades. Este método é importante para mensurar a relevância das atividades da organização. Isto indica que as empresas, de um modo geral, não possuem controle dos resultados obtidos pela fiação e pela tecelagem separadamente. Os resultados são apurados conjuntamente, dificultando a análise específica destes por atividade. Isto se confirmou através do questionário aplicado pelo fato de que todas as empresas que são integradas tiveram dificuldades em fornecer dados de custos específicos da fiação e da tecelagem.

Sendo assim, conclui-se que quatro das cinco empresas pesquisadas não estão utilizando informações gerenciais importantes que poderiam ser geradas pela utilização do método de Custeio Variável e do Custeio Baseado em Atividades.

C : I t e n s d e c u s to s r e le v a n t e s (e m g r a n d e z a m o n e t á r i a ) q u e c o m p õ e m os c u s to s d a s e m p r e s a s e s t u d a d a s .

Esses itens foram observados separadamente em relação à fiação e à tecelagem no período de 1999 a 2001.

Quanto à fiação, o item de custo mais significativo é a matéria-prima algodão, que apresentou uma média do período de 48,68% dos custos totais da fiação das empresas pesquisadas. O segundo item mais representativo é o custo de mão-de-obra, que apresentou uma média no período estudado de 10,58% dos custos totais. O terceiro item de custo em grandeza monetária é o de energia elétrica, que representou uma média de 7,35% dos custos

totais. O quarto item considerado representativo é formado pela depreciação e juros conjuntamente, e representou uma média de 6,59% dos custos totais das empresas pesquisadas. Outros insumos representaram 5,03% dos custos totais e a matéria-prima poliéster representou 4,37% do total dos custos.

As perdas representam 9,17%. Esse percentual engloba as perdas anormais e também ineficiências normais do processo.

Quanto à tecelagem, o item de custo mais significativo é o do fio de algodão, que apresentou uma média do período de 39,99% dos custos totais da tecelagem das empresas pesquisadas. O segundo item de custo mais representativo é o custo de mão-de-obra, que apresentou uma média de 19,91% dos custos totais. O terceiro item de custo de maior relevância foi o de energia elétrica, que representou uma média de 10,81% dos custos totais. O quarto item significativo é de outros insumos, que representou uma média de 9,87%. O quinto item considerado representativo é formado pela depreciação e juros conjuntamente, e representou uma média de 9,42% dos custos totais das empresas pesquisadas. A matéria- prima poliéster representou 6,11% do total dos custos.

A pesquisa permitiu comparar alguns dados de Alagoas com dados nacionais relativos ao segmento de fiação e tecelagem.

Conclui-se que existem discrepâncias percentuais entre dados de Alagoas e os dados nacionais, principalmente em relação aos custos de depreciação e juros que, juntos,em nível nacional representaram valores percentuais médios de mais de 25% tanto na fiação quanto na tecelagem, enquanto que em Alagoas esse valor não passou de 10%. Portanto, este estudo aponta a necessidade das empresas alagoanas avaliarem a forma de controle desses custos em suas empresas, pois Alagoas apresentou uma situação totalmente diversa do quadro nacional e das taxas de juros que são praticadas no mercado.

Duas empresas utilizam o sistema de informação da contabilidade financeira no fornecimento de informações de custos para decisões gerenciais baseando-se em custos históricos e correntes. Outras duas utilizam o sistema de informação gerencial, que permite estimativas de custos e receitas para a tomada de decisão. Apenas uma empresa utiliza os dois sistemas.

Quanto ao tipo de custo utilizado nas decisões, quatro empresas o fazem com base apenas nos custos totais e uma o faz com base em custos totais e unitários.

Conclui-se que as empresas, ao utilizarem a informação de custo total, de um modo geral, deixam de utilizar a informação de custo unitário que é útil para controle. Este, seria realizado pelo uso do custo-padrão que é, essencialmente um custo unitário, principalmente aquelas que acumulam seus custos por Processo.

Para tomar decisão de substituição de equipamento, uma empresa respondeu utilizar como informação de custo o valor contábil da máquina velha e o custo da máquina nova. Duas empresas utilizam apenas o custo da máquina nova e outra utiliza o custo da máquina nova e o custo do produto nessa máquina. Uma empresa não respondeu.

Nenhuma das empresas considera, para aquisição de equipamento, a informação de preço atual de alienação da máquina velha, conclui-se, portanto, que as empresas não utilizam essa informação relevante que representa uma entrada de caixa futuro, sendo, assim, uma informação diferencial.

Quanto ao uso de estimativas de custos para decidir sobre aceitar ou não um cliente em função de sua lucratividade, apenas uma empresa declarou possuir um sistema gerencial que permite essa análise.