• Nenhum resultado encontrado

SISTEMATIZAÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE BSC

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4.3 SISTEMATIZAÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE BSC

A busca por visibilidade, processos eficientes e uma gestão voltada para resultados também fazem parte da gestão estratégica das organizações do terceiro setor. Dentro deste contexto propõe-se um modelo de planejamento estratégico para uma Associação Comercial e Industrial, com base no balanced scorecard, buscando traduzir a missão e a estratégia da entidade em objetivos, indicadores, metas e iniciativas através de quatro perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

A missão da Associação Comercial e Industrial é fortalecer a classe empresarial através da prestação de serviços com qualidade, fomentando novas lideranças e parcerias, participando das decisões municipais e gerando novas oportunidades de negócios.

O objetivo estratégico da entidade, definido no planejamento estratégico é ser a principal instituição de defesa dos interesses corporativos de nossos associados e assumir o protagonismo no planejamento do processo de desenvolvimento do município tendo como referência o segmento empresarial. A seguir são apresentados um conjunto de sugestões do ponto de vista da aluna para atender o objetivo proposto no planejamento, através das quatro perspectivas do balanced scorecard:

Perspectiva clientes:

Objetivo: Aumentar o envolvimento e a satisfação dos associados nos serviços prestados pela entidade – Para aumentar o envolvimento dos associados torna-se necessário medir a satisfação dos mesmos perante a entidade e trabalhar os pontos críticos. É necessário conhecer as reais necessidades de cada associado para poder oferecer-lhes serviços que lhes tornem competitivos no mercado.

Objetivo: Captação de Associados – Visitar empresas novas no município, oferecendo-lhes os serviços prestados pela entidade com o objetivo de ampliar o quadro associativo. A divulgação dos serviços prestados nos meios de comunicação é um ponto importante que auxiliará a procura por parte das empresas aos serviços.

Objetivo: Fortalecer a marca/imagem – promover ações de reforço a imagem da entidade no sentido de divulgação das atividades desempenhadas aos seus associados e comunidade externa. Demonstrar aos seus associados que a entidade precisa continuar atuando, que seu público alvo precisa desta parceria. Segundo Kaplan, Norton (1997, p.80) “através da publicidade e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, algumas empresas conseguem gerar a fidelidade dos clientes muito além dos aspectos tangíveis dos produtos e serviços”.

Objetivo: Viabilizar ações que promovam o desenvolvimento do município – elaborar um programa de apoio ao empresariado do município no sentido de aumentar a competitividade nas empresas, como também para que haja efetivamente o desenvolvimento do segmento industrial do município. Estabelecer parcerias com entidades para realizar um estudo de mercado para atrair empresas a se instalarem no município, como também viabilizar a ampliação das áreas destinadas aos distritos industriais. Outro ponto a ser desenvolvido é elevar o poder de pressão da entidade pela representatividade social, política e econômica de seus integrantes, sendo uma das ações, utilizar como estratégia de agregação temas de interesse da classe empresarial, como energia, câmeras de segurança e internet de alta velocidade.

Perspectiva processos internos

Objetivo: Qualificar os serviços oferecidos aos associados – ofertar serviços que satisfaçam as necessidades dos associados, para tanto é necessário identificar os associados pelo ramo de atividade e trabalhar os objetivos para cada um deles. Além disso, aproximar as discussões e iniciativas com as necessidades específicas de cada grupo setorial, estimulando a cooperação entre empresários, gerando competitividade de forma integrada.

Objetivo: Qualificar o processo de gestão operacional – melhorar a comunicação interna das ações do planejamento estratégico da entidade, para que todos caminhem juntos em busca no mesmo objetivo. Padronização dos processos internos é um fator necessário tendo como objetivo a qualificação e agilidade dos processos administrativos, de acesso as informações,

normatização de rotinas, como também operacionalizar canais efetivos de interação com os associados. Conhecer os produtos e serviços da entidade, entender como ela funciona e como os diversos setores internos se inter-relacionam, resultam na melhoria do atendimento, contribuindo para o aumento da sua satisfação e confiança. Viabilizar uma maior transparência e conhecimento da estrutura operacional da instituição para sua diretoria.

Objetivo: Inovação na oferta de serviços – corresponde o desenvolvimento de novos serviços, estando diretamente relacionado a identificação das necessidades dos associados como também a busca de parcerias com entidades para o fornecimento dos mesmos. Desenvolver alianças estratégicas permite criar ações com maior eficiência e de melhor desempenho. Novas parcerias e novos produtos garantem ao associado ferramentas que contribuirão para a eficiência e excelência de seus negócios, ou ainda, oportunizam suporte necessário para alavancar suas vendas. Qualificar o quadro associativo, disponibilizando um programa anual de qualificação que permita aos associados programar sua participação. Outra iniciativa é a organização de visitas técnicas anuais setorizadas, seja em feiras ou missões empresariais, conforme a necessidade dos associados, como também monitoramento dos temas emergentes de interesse do meio empresarial, mantendo os associados atualizados sobre questões críticas do segmento, através da realização de palestras ou apresentação de cases de sucesso.

Objetivo: Integração do sistema operacional com o financeiro – unificar o sistema contábil com o programa dos associados, fazendo com que elimine o retrabalho, gerando relatórios gerenciais para acompanhamento da diretoria, incluindo o número de associados por ramo, o faturamento por serviço, planilhas de receitas e despesas mensais, facilitando a obtenção de indicadores de desempenho que auxiliaram no processo de tomada de decisão.

Perspectiva de aprendizado e crescimento

Objetivo: Qualificar e desenvolver o capital humano – qualificar e valorizar os recursos humanos da instituição, avaliando primeiramente as habilidades e conhecimento de seus colaboradores, identificando as necessidades de aperfeiçoamento em determinadas áreas. A qualificação através de cursos e palestras resultará em colaboradores mais preparados para responder ativamente as demanda dos associados, desenvolvendo suas atribuições de forma a garantirem a satisfação dos associados. Este processo de qualificação também deve se estender aos colaboradores das empresas associadas.

Objetivo: Satisfação dos colaboradores – manter os colaboradores satisfeitos é uma forma de garantir o aumento da produtividade, da qualidade e melhoria dos serviços aos associados. Envolvimento nas decisões, incentivo ao uso da criatividade e iniciativa, reconhecimento pela realização de um bom trabalho, acesso a informações, são medidas necessárias para um bom desempenho profissional dentro da organização e uma forma de manter o capital intelectual.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de proatividade dos colaboradores – motivar os colaboradores para que exerçam suas funções de forma pró-ativa, para tanto é necessário liberdade para a tomada de decisão.

Objetivo: Identificar e qualificar lideranças empresariais - A representatividade da entidade é resultante da atuação voluntária das lideranças empresariais. Identificar novos líderes e capacitá-los para o exercício de suas atribuições, dará a sustentação requerida à representatividade efetiva.

Perspectiva Financeira

Objetivo: Crescimento da receita – mesmo sendo uma organização privada, sem fins lucrativos, que gera suas próprias receitas provenientes dos serviços prestados aos associados, esta precisa gerar resultados, pois possuem responsabilidade perante seus associados, necessitam atender suas demandas, sejam em ampliar a oferta de cursos, campanhas, entre outros.

Objetivo: Manter a sustentabilidade da instituição – assegurar a sustentação econômica- financeira da entidade, prevendo recursos para a continuidade da missão institucional. Ganhar produtividade com o aumento de oferta de serviços e diminuir custos, desta forma o superávit financeiro aumenta, garantindo a sustentabilidade econômica-financeira da entidade. A redução de custos começa com uma mudança de hábitos dos colaboradores, com exemplos simples, como economizar energia (desligar quando não estiver na sala, desligar os monitores no horário de descanso), reutilizar folhas nas impressões, negociar valores com fornecedores, fazer parcerias com outras entidades para ofertar cursos, palestras, entre outros. Outro elemento com impacto nos custos envolve a análise de quais projetos empreender e alocar recursos, de modo a priorizar gatos com projetos de maior valor agregado aos associados.

Documentos relacionados