• Nenhum resultado encontrado

4 MARCAS E REDES SOCIAIS

5.1 SOBRE A HEINEKEN

Em 1863 um jovem empreendedor chamado Gerard Heineken descobriu a paixão pelo preparo de cerveja. Ele adquiriu um terreno no que agora é o centro de Amsterdã, construiu uma cervejaria e aperfeiçoou a receita que viria se tornar az primeira cerveja lager “Premium” da Holanda. As notícias se espalharam rapidamente e o nome Heineken, estampado em todas as garrafas, tornou-se símbolo nacional de qualidade. Nos 140 anos seguintes, sua cervejaria se expandiu e os filhos e netos de Gerard exploraram novos mundos, mas o nome na garrafa permaneceu o mesmo.

Atualmente, quatro gerações mais tarde, eles ainda estão apaixonados pelo preparo de uma cerveja verdadeiramente Premium. No coração do sucesso da Heineken, estão ingredientes puros e naturais: cevada maltada, água, lúpulo e uma pequena, mas significativa, adição chamada levedura tipo A. A levedura tipo A exclusiva da Heineken é responsável pelo equilíbrio do sabor e as notas frutadas sutis que distinguem todas as cervejas Heineken desde o século XIX.

Ao longo dos anos continua o aperfeiçoamento: a fermentação em tanques horizontais em vez do padrão vertical do setor proporciona a pressão perfeita para a levedura tipo A; para preparar uma bela cerveja dourada demora 28 dias, sabe-se que esse tempo está acima da média, mas eles preferem ter paciência a comprometer a qualidade.

Figura 2: Foto Gerard Adriaan Heineken

Alguns dados importantes para a marca:

1951 - Introdução dos famosos barris de aço em substituição aos tradicionais, feitos em madeira.

1964 - Introdução de um novo sistema de chope: um barril com uma espécie de torneirinha acoplada.

1985 - Apresentação da HEINEKEN SPECIAL EXPORT, que de acordo com o posicionamento da cervejaria em outros mercados internacionais, era promovida como uma cerveja premium, vendida a um preço acima da média.

1994 - Introdução da tradicional tampa verde, conhecida como “Green Crown”, em suas garrafas de cerveja. Antes as tampas eram vermelhas.

1996 - Introdução da garrafa Long-neck e a Cooltap (uma espécie de chopeira gelada).

2001 - Introdução da HEINEKEN MAGNUM, uma garrafa de 3 litros com design especialmente criado para parecer com as tradicionais garrafas de champanhe. Com edição limitada, é comercializada especialmente na época do final de ano.

2005 - Lançamento no mercado americano da HEINEKEN PREMIUM LIGHT LAGER, uma cerveja produzida com a mesma tradição que a original, porém com sabor mais suave, com menos álcool (3.3%), calorias e carboidratos. Primeiramente foi introduzida nas cidades de Phoenix, Dallas, Providence e Tampa. Somente no ano seguinte foi introduzida em todos os estados americanos. A empresa investiu mais de US$ 70 milhões em seu lançamento.

Introdução na França e nos Estados Unidos de um novo sistema de chope portátil, chamado HEINEKEN DRAUGHTKEG. O pequeno barril, de 5 litros, utiliza um sistema com CO2 (dióxido de carbono). A cerveja permanece fresca por até 21 dias após a primeira extração.

2008 - Lançamento da HEINEKEN BEERTENDER, uma moderna e arrojada chopeira eletrônica para uso doméstico, com temperatura regulável de 6, 4 e 2° C. A chopeira, que armazena até 5 litros de HEINEKEN e pode ser abastecida com o tradicional barril da marca, avisa quando a cerveja está terminando.

No mercado brasileiro a Heineken está presente desde 1990, é produzida pela FEMSA Cerveja Brasil sob licença e supervisão da Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã. A cerveja é 100% natural, única no Brasil sem conservantes, produzida com levedura tipo A, exclusividade HEINEKEN, 100% malte e lúpulo especial

5.1.1 Característica Heineken – design, logomarca, simbologia

As garrafas da Heineken se destacam das demais pela sua combinação da cor verde, os “ombros” orgulhosos e o rótulo em forma de pista de corrida com a barra preta e a estrela vermelha. A Heineken foi uma das primeiras cervejarias a exportar cerveja engarrafada. A qualidade era tão boa que embora mais cara que as demais, as pessoas preferia o produto pela qualidade e para garantir que o consumidor imediatamente percebesse a diferença das demais, a garrafa era verde, e não no tom marrom das demais. A cor verde foi escolhida por transmitir frescor, naturalidade, pureza e qualidade.

A valoração da marca realiza-se pela criação e manutenção de um conjunto organizado de características funcionais e aspectos simbólicos em uma relação que sustente uma vantagem competitiva da empresa perante seus concorrentes no mercado (PINHO, 1996, p. 136).

No rótulo a estrela vermelha, as medalhas, o design das letras possuem seu significado. Os rótulos das garrafas passaram por modificações ao longo dos anos. Em sua origem com as bordas vermelhas, adotou o visual mais arredondado e com coloração verde em 1948. Nos anos seguintes esse rótulo, que se tornou um ícone de reconhecimento da marca, foi sendo modernizado, mas sem perder suas características originais.

A estrela vermelha no rótulo é usada desde o início. Procurando justificar sua utilização existem algumas explicações: alguns acham que era símbolo das cervejarias européias na Idade Média que tinha poderes para proteger a produção. Outra explicação seria de que as quatro pontas da estrela representariam os quatro elementos terra, águia, fogo e ar (vento) e a quinta ponta seria elemento desconhecido representando o que as cervejarias da época não conseguiam controlar ou elemento que garantiria a qualidade da cerveja. Uma terceira explicação é de que a posição da estrela na porta da frente da cervejaria indicava o estágio do processo de fermentação. O desenho natural foi alterado durante a Guerra Fria, para evitar associação ao comunismo (passou a ser uma estrela branca com contorno vermelho). Após a guerra, a estrela voltou ao formato original. Para a Heineken essa estrela vermelha representa astral alegre, caloroso e festivo.

As medalhas no rótulo reportam os dois primeiros prêmios que a Heineken ganhou em Paris, em 1875 e 1889, bem como o diploma de honra concedido na Exposição Internacional de Amsterdã em 1883.

Na tipografia, as letras “e”são ligeiramente inclinadas para cima, procurando dar ideia de um sorriso a marca.

Torna-se vital monitorar os valores funcionais e simbólicos da marca, para adaptá-la às novas exigências e necessidades do mercado ou para responder às ameaças da concorrência. Como cada mercado pede uma estratégia específica, a criação de uma matriz pode evidenciar as relações entre os aspectos funcionais e simbólicos das marcas (PINHO, 1996, p. 49).

A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Foi em 1931 que a tradicional estrela vermelha passou a integrar oficialmente o logotipo da marca. Já o ano de 1964 foi marcado pelo lançamento de um novo logotipo global: conhecido como “The Heineken Lips”, ele possuía dois semicírculos vermelhos. Em 1992 o famoso logotipo oval verde foi introduzido em substituição ao antigo. O atual logotipo da marca, totalmente simplificado, possui a tradicional estrela vermelha e a palavra HEINEKEN escrita em verde, com uma coloração mais clara que o utilizado anteriormente.

Em 2011, como forma de diferenciar a identidade visual da marca e da empresa (pois possuem o mesmo nome) foi adotado um novo logotipo para a empresa, onde o nome da HEINEKEN é apresentado em letras maiúsculas complementadas por uma estrela estilizada vermelha, acima da letra “H”.

Figura 3: Marca Heineken

Dentre os tópicos relatados no presente trabalho apresentaremos a seguir o histórico da Champions League (campeonato europeu).

Documentos relacionados