• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.2 CRITÉRIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE ELABORAÇÃO DO

3.2.1 Sobre a Seleção dos Participantes

Os participantes portadores de Alzheimer envolvidos na pesquisa são todos moradores da casa de repouso já mencionada. Assim, não houve uma variedade de ambientes que nos levasse a zelar pelo critério da variedade de situações registradas.

As informações clínicas sobre o diagnóstico de cada portador, como também as atividades cognitivas e neuropsicológicas realizadas, foram apresentadas pelo departamento médico responsável pela Vila Vicentina. As enfermeiras da instituição realizaram, junto com a fisioterapeuta e a geriatra, testes atuais do Mini- Exame de Estado Mental como forma de comprovação dos estágios de cada paciente, mas, apenas os exames de Estado Mental foram cedidos para cópia, não o sendo as tomografias, ressonâncias, laudos, ficando restrito apenas para leitura local, por se tratar de uma exigência a ser cumprida pelos pesquisadores que atuam na Instituição.

O Mini-Exame de Estado Mental14 é um estudo clínico que apresenta pontuação total de 30 pontos. Sobre estes 30 pontos, há uma consideração na literatura médica (especificamente, instruções do ministério da saúde na aplicação do teste) de um “ponto de corte” que reduz a pontuação a 23 pontos. Dessa forma, as pontuações variam de acordo com o nível de escolaridade de cada participante sendo subdivididos em 13 pontos para analfabetos, 18 para pessoas com aproximadamente 8 anos de estudo e, finalmente, 26 para pessoas com mais de 8 anos de estudo.

14

Para evitar excessos de repetição de informações, nos capítulos posteriores iremos estudar, detalhadamente, cada uma dessas questões elencadas nos parágrafos acima. Ou seja,explanaremos detalhadamente sobre o Mini Exame de Estado Mental,assim como, toda sua estrutura.

O teste realizado pela equipe médica da Vila Vicentina apresentou variações de 3 a 22 pontos. É importante mais uma vez salientar que essa classificação levou em consideração a média de corte acima apresentada.

3.2.2 Sobre a naturalidade das atividades gravadas

Como o próprio título sugere as gravações foram realizadas em situações de interação face a face naturais, ou seja, a pesquisadora não procurou intervir na comunicação desenvolvida pelos doentes com suas visitas, familiares, amigos e cuidadores, de forma que sua única participação foi a manipulação da filmadora para registro, em tempo real de acontecimento, das atividades comunicativas por eles desenvolvidas.

3.2.3 Elementos éticos referentes ao corpus

Como toda pesquisa, essa atividade acadêmica também visa ao acúmulo, exploração, análise e emprego dos dados por ela investigados e realizados pelos portadores de Alzheimer.

Dessa maneira, todos os indivíduos engajados nos questionários e gravações das rotinas interacionais estão amparados pelas normas desenvolvidas pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Lauro Wanderley e pela resolução da Ética Nacional de Pesquisa (196/96) a qual assegura a responsabilidade que eu (enquanto pesquisadora) tenho de garantir o anonimato e privacidade dos dados (sendo eles, portanto, confidenciais); dos desconfortos e possíveis riscos; dos benefícios eventuais.

No tocante a aprovação do projeto na Universidade Federal da Paraíba, o CEP/HULW15 o aprovou em sessão realizada no dia 25 de maio de 2010 com o

protocolo nº. 275/10. Cabe ainda salientar que a participação de cada participante teve também de ser aprovada por apresentação do projeto ao diretor da casa de repouso que, sendo tutor e, portanto, responsável pelos cinco portadores de Alzheimer, permitiu o registro do corpus.

3.3 COLETA DE DADOS

Como já mencionado anteriormente, este trabalho desenvolveu-se num campo, em termo de pesquisas relacionadas à UFPB, novo ao escolher uma casa de repouso para a gravação da pesquisa. A escolha de gravações audiovisuais foi sugerida pelo orientador da dissertação (Professor Jan Edson Rodrigues Leite) e pela Professora Doutora Luciene Espindula durante o processo de apresentação do projeto.

É necessário mencionar que apesar da pesquisa ter tido grande interferência do bloco clínico do Lar de Idosos, ela apresenta como grande escopo as gravações das rotinas interacionais cotidianas dos portadores de Alzheimer, enquanto fonte de análise crucial para as investigações das suposições levantadas neste trabalho.

Os registros dos dados foram realizados diariamente durante os meses anteriormente mencionados. A ordem de gravações não se seguiu de maneira rígida, visto que, nem todos os dias os portadores de Alzheimer observados estavam presentes na Instituição, assim sendo, procurava-se dar prioridade aos que já se encontravam na casa de repouso no momento da gravação de forma a se respeitar horários como alimentação, medicação, sono.

Diferente do método já utilizado na maioria das gravações em pesquisas com doentes de Alzheimer, as gravações não foram realizadas por um terceiro ou fixada em ambiente específico que possibilitasse o registro das rotinas de forma contínua, mas, foram feitas pela própria pesquisadora de maneira que se preservasse o princípio da naturalidade e contou também com a ajuda de enfermeiras e cuidadores da já mencionada casa. Ou seja, diariamente, foi fixado um horário vespertino das 14 às 17 horas, de visitação, em que as rotinas interacionais dos portadores foram gravadas sem que houvesse nenhuma interferência a favor de uma possível manipulação que convalidasse alguma hipótese sugerida pela pesquisa.

O grupo de analisados é composto por cinco pacientes, sendo três homens e duas mulheres. Dois dos três homens possuem ensino superior completo, sendo o primeiro formado em Direito e o segundo formado em Comunicação Social (Jornalismo); o terceiro do grupo dos homens possui ensino intermediário (menos de oito anos de estudo) e desenvolveu como profissão a de caminhoneiro. As duas mulheres são semi-analfabetas.

A constituição do grupo de controle se restringe apenas à realização do Mini- Exame de Estado Mental, como forma de investigação contrastante que se realiza como garantia de averiguação em toda pesquisa de cunho experimental, procurando assim, maximizar o cruzamento de informações entre as características do grupo de controle e Alzheimer para termos conclusões de forma mais precisas.

Documentos relacionados