• Nenhum resultado encontrado

Sri Yantra

No documento Om Nyorai Reiki Ho™ (páginas 169-176)

Essa é mais importante mandala indiana, ela chama-se SRI YANTRA. No Om Nyorai Reiki Ho você receberá a iniciação de sua energia e poderá canalizá-la. Encontra-se na sua estrutura toda a criação divina, sendo capaz de equilibrar as forças e as funções vitais apenas pela sua contemplação.

Sri Yantra é um dos mais auspiciosos, importantes e poderosos yantras, que não somente lhe confere o máximos dos benefícios, como também prova ser benéfico para quase todo mundo. Ele abençoa com poder, autoridade, popularidade e prosperidade. "Sri yantra"- "Sri significa riqueza, prosperidade e

Yantra significando "Instrumento". O Instrumento para a Riqueza, o Sri yantra nos traz todo tipo de riqueza material e espiritual.

Ele é definido como "a resposta para todos os nossos problemas e negatividade em nossas vidas. Qualquer pessoas usando o Sri Yantra conquista muito mais abundância, paz e harmonia. Sri Yantra ajuda a quebrar todos os obstáculos em nossas vidas.

Um devata (deidade) pode ser manifesto neste mundo principalmente de três formas mantras, yantras ou uma murthi (escultura ou símbolo). Os yantras, que podemos traduzir como “instrumento”, seriam como uma manifestação física de um mantra, uma forma anicônica de representar algo, formado a partir

de linhas geométricas em torno de um ponto central ou bindu onde o sadhaka (ou o que faz o sadhana ou cultivo diário de praticas espirituais) se concentra para meditação, o próprio ato de fazer um yantra é uma prática de meditação. O yantra a partir de do bindu (ponto) em seu centro flui em formas geométricas principalmente triângulos apontados para cima (masculino) e para baixo (feminino), quadrados, círculos e formas florais principalmente o lótus (que representa a pureza), além de símbolos auspiciosos como swasticas, e mantras bijas (sementes ou mantras compactos) das deidades representadas. Além de deidades os yantras podem representar o universo e seus planos, níveis de consciência, e corpos celestes.

Os yantras as vezes também são representados de forma tridimensional seja em escultura ou arquitetura ( o maior exemplo é o templo budista de Borobudur em Java na Indonésia) que forma o monte Meru o pináculo do Universo, o yantra mais famoso é o Sri Yantra que representa Tripurasundari uma forma de Devi, formado por nove triângulos que se subdividem em 43 triângulos menores, cercados de um lótus, que formam nove níveis com muitos significados.

OM

Nos antigos Upanishades (constituem a redacção das lições dos mestres hindus. Existem inúmeros upanishades, que foram redigidos ao longo de centenas de anos, a partir do século IX a.C.) indianos, o mantra OM é chamado de "sílaba suprema" e "mãe de todos os sons" (matrikamantra). Esse mantra é erroneamente atribuído ao sânscrito. De acordo com todas as informações existentes, ele procede da cultura matriarcal da Deusa que foi denominado pelo nômades arianos. Como muitos outros conceitos e elementos espirituais dessa cultura, o OM também se tornou um componente da nova sociedade patriarcal de influência ariana. Sem a deusa, nada acontece no nível espiritual - tudo seria apenas teoria sem a capacidade de transformar ideias em manifestações materiais e efeitos práticos. No texto védico Mahanirvanatantra, esta dito: "... assim como o nascimento vem da mãe, o mundo surge de matrika ou som".

O antigo texto indiano Chandogaya Upanishad diz o seguinte sobre o OM:

A terra é a essência de todos os seres. A água é a essência da terra. Os vegetais são essência da água. O ser humano é essência dos vegetais. A linguagem é a essência dos seres humanos. O Rigveda (texto sagrado) é a essência da linguagem.

O Samveda (texto sagrado) é a essência do Rivgveda, E a essência de Samveda é Udgith (outro termo para OM). Udgith é a mais admirável de todas as essência

e merece o lugar mais elevado.

OM também representa a consciência cósmica oniabrangente (Essa consciência cósmica oniabrangente não é a Força Criadora em sua totalidade, mas o nível de consciência mais elevado do universo material formado pelo Grande Deus e

como a forma escrita OM, mas sim AUM. Como provavelmente acontece com todos os mantras, esse tem diferentes níveis de significado. Alguns dos mais importantes são explicados a seguir.

Cada letra tem um significado espiritual:

A simboliza Akar, a forma, a estrutura material, em sua forma verdadeira, espiritual, ou seja, a Geometria Sagrada e a vida material que é vivida de modo espiritual. Esse é o caminho para o divino no mundo terrestre como uma parte importante, indispensável, da comunidade de seres. Essa comunidade é sustentada pelos indivíduos com seu potencial único e ela sustenta os indivíduos com tudo o que eles não consigam prover por si mesmos devido às suas limitações e fraquezas. Gyan Shakti, como um dos três principais aspectos místicos da Grande Deusa, que traz ao mundo material a consciência mais elevada na forma de som, pertence a essa letra. Ela rege a luz que manifesta, o claro conhecimento que está enraizado na verdade espiritual masculino correlato é Brahmâ, o aspecto criador do Grande Deus (não confundir com Brahman, a Força Criadora). A Grande Deusa Dai Marishi Ten e o Grande Deus (Buda Transcendental) Dainishi Nyoari do Budismo Esotérico pode ser incluídos aqui.

O simboliza o estado de sonho. É onde a consciência individual reside no reino interior de desejos, sentimentos e

pensamentos. U representa o elemento ar Urdhagami, cujo movimento é dirigido para cima, em direção ao céu. Portanto ele rege os poderes da agressão, da atividade e dinamismo. O principal aspecto místico da Grande Deusa é Ischcha Shakti, que governa a vontade. O aspecto masculino correlato é Vishnu, que mantém a ideia, a visão da realidade espiritual nos seres e lhes concede continuamente nova inspiração nesses termos.

M simboliza o estado de sono mais profundo e simultaneamente a consciência da unidade perfeita. M mostra o vazio, também chamado Akasha, o potencial ilimitado de qual tudo se origina e para o qual tudo volta. Akasha é o fundamento da existência de todas as coisas e, perspectiva do ser espiritual desperto, é idêntico ao que foi criado (Compare isto com os comentários sobre a dupla natureza da existência.) O famoso Sutra do coração budista diz sobre ele: "Forma não é senão vazio; vazio não é senão forma." Ao mesmo tempo, Akasha não se mistura com as formas materiais da existência. Ele não muda, não desaparece e só pode ser descrito por meio dos seus efeitos, nunca diretamente. O principal aspecto místico da Grande Deusa é Kriyâ Shakti, que rege as ações. O aspecto espiritual masculino correlato é Shiva (traduzido literalmente como "o Afável", o Benevolente"), que dissolve e destrói o que não corresponde à realiadade espiritual e à verdade. Shiva é também chamado de "Dançarino Cósmico".

Fontes: O Grande Livro de Símbolos do Reiki - Mark Hosak e Walter Lubeck; http://pt.wikipedia.org/wiki/Arianos; http://www.dharmanet.com.br/prajna/; ; http://pt.wiki pedia.org/wiki/Rig_Veda; http://pt.wikipedia.org/wiki/Samaveda; http://pt.wikipedia.org/wiki/Arian os); http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/08/om_tat_sat.html

No documento Om Nyorai Reiki Ho™ (páginas 169-176)