• Nenhum resultado encontrado

Subsistema “Funcionamento do Controlo de Acessos Físico”

No documento Gestão de controlo de acessos (páginas 130-135)

5.2 Modelo de Casos de Utilização

5.2.4 Subsistema “Funcionamento do Controlo de Acessos Físico”

Os casos de uso do subsistema funcionamento do controlo de acessos físico oferecem as funcionalidades necessárias para as operações de funcionamento do sistema de controlo de acessos físico, relativas ao controlo de acessos (entradas e saídas) dos utilizadores aos espaços físicos controlados. Basicamente, este subsistema engloba dois casos de utilização principais: aceder a espaço e abandonar espaço.

Funcionamento do Controlo de Acessos Físico Realizar Autenticação Aceder a Espaço Realizar Identificação Registar Entrada/Saída ("Log" Utilizador, Espaço e

Tempo) Abandonar Espaço ::Utilizador «inclui» Realizar Autorização «inclui» «inclui» ::Aluno ::Gestor/Auditor de Espaços ::Colaborador/Visitante Dispositivo de Identificação/ Autenticação Leitor/Sensor/ Detector (RFID) de Entrada/ Saída Detectar Presença (Entrada/Saída) «inclui» «inclui» ::Funcionário ::Administrador «inclui» «inclui»

Figura 5.13 – Diagrama de casos de utilização do subsistema “Funcionamento do Controlo de Acessos Físico”

Pretende-se que a aplicação implemente as funcionalidades descritas pelos casos de utilização representados graficamente no diagrama anterior (ver Figura 5.13) e, na secção seguinte (ver secção § 5.2.4.1 “Aceder e Abandonar Espaço”, pág. 107), descritos textualmente num formato alto-nível.

5.2.4.1 Aceder e Abandonar Espaço

Caso de Uso: Aceder a Espaço

Actores: Utilizador (do sistema de controlo de acessos físico), dispositivo de identificação/autenticação e sensor/detector de movimentos de entrada.

Descrição: Este caso de uso inicia-se quando o actor (utilizador) interagindo com o dispositivo de identificação ou autenticação, colocado no local de acesso, solicita o acesso a um espaço físico controlado. O sistema invoca, então, as operações de funcionamento do sistema de controlo de acessos físico, relativas ao controlo de acessos para entradas, efectuando a identificação, autenticação e autorização do utilizador, a detecção da sua presença (entrada) no espaço físico e o registo dessa entrada num ficheiro de log, em que regista a informação de identificação do utilizador, do espaço físico acedido, do tipo de acesso (entrada) e do tempo (data e hora de entrada) (ver casos de uso seguintes: “Realizar Identificação”, “Realizar Autenticação”, “Realizar Autorização”, “Detectar Presença (Entrada)”, “Registar Entrada”).

Caso de Uso: Realizar Identificação

Descrição: Este caso de uso inicia-se quando o utilizador interagindo com o dispositivo de identificação ou autenticação, solicita o acesso a um espaço físico controlado. Por sua vez, o sistema efectua os procedimentos de solicitação da identificação ou identidade do utilizador que pretende aceder ao espaço físico controlado. A identificação é o primeiro passo que um utilizador tem de efectuar para aceder a um determinado espaço físico controlado.

Caso de Uso: Realizar Autenticação

Descrição: Este caso de uso inicia-se após o processo de identificação do utilizador. O sistema realiza, então, o procedimento de autenticação, verificando se o utilizador, já identificado anteriormente, existe ou está registado no sistema e se, efectivamente, é quem reclamou ser na identificação. Na autenticação o sistema comprova a identidade do utilizador.

Caso de Uso: Realizar Autorização

Descrição: Este caso de uso inicia-se após o processo de autenticação do utilizador. O sistema realiza, então, o procedimento de autorização verificando ou validando se o utilizador, depois de identificado e autenticado, está efectivamente autorizado ou se tem permissão válida para aceder ao espaço físico controlado para o qual requer o acesso.

Caso de Uso: Detectar Presença (Entrada/Saída)

Descrição: Este caso de uso inicia-se com a entrada ou saída de um utilizador dum espaço físico controlado. O sistema detecta a presença do utilizador, confirmando a sua entrada ou saída do espaço físico controlado. Esta detecção poderá ser feita, através dum sensor, detector ou leitor RFID de movimentos, colocado no local de acesso, à entrada ou saída do espaço físico.

Caso de Uso: Registar Entrada/Saída

Descrição: Este caso de uso inicia-se após a tentativa ou confirmação de entrada ou saída de um utilizador dum espaço físico controlado. De cada vez que um utilizador tenta ou efectua a entrada ou saída dum determinado espaço físico controlado, é registado num ficheiro de log a informação de identificação do utilizador, do espaço físico, do tipo de acesso (entrada ou saída) e do tempo (data e hora de entrada ou saída).

Caso de Uso: Abandonar Espaço

Actores: Utilizador (do sistema de controlo de acessos físico) e sensor/detector de movimentos de saída.

Descrição: Este caso de uso inicia-se quando o actor (utilizador) interagindo com um sensor, detector de movimentos (ou leitor RFID), colocado no local de acesso (entrada ou saída), solicita a saída dum espaço físico controlado. O sistema invoca, então, as operações de funcionamento do sistema de controlo de acessos físico, relativas ao controlo de acessos para saídas, efectuando a detecção da presença do utilizador na saída do espaço físico e registo dessa saída num ficheiro de log, em que regista a informação de identificação do utilizador, do espaço físico abandonado, do tipo de acesso (saída) e do tempo (data e hora de saída) (ver casos de uso anteriores: “Detectar Presença (Saída)”, “Registar Saída”).

5.2.4.2 Diagramas de Sequência

A um caso de utilização podem corresponder vários diagramas de sequência para descrever sequências normais e excepcionais de funcionamento do sistema de controlo de acessos físico. Com base na estrutura interna do modelo de domínio (ver secção § 5.3 “Modelo de Objectos do Domínio” seguinte, pág.111) apresentam-se, seguidamente, os diagramas de sequência para os casos de utilização Aceder e Abandonar Espaço, procurando-se, assim, mostrar a sequência de operações que ocorrem quando um utilizador acede e abandona um espaço físico controlado.

Para a sequência normal de funcionamento do caso de utilização “Aceder a Espaço”, tem-se o seguinte diagrama (ver Figura 5.14 seguinte), que mostra a sequência de operações que ocorre quando um utilizador acede a um espaço físico controlado.

Figura 5.14 – Diagrama de sequência normal de funcionamento para aceder um espaço físico O dispositivo de identificação ou autenticação, colocado no local de acesso, faz a aquisição ou leitura da informação do utilizador necessária à sua identificação e autenticação. De seguida, o sistema autentica e autoriza o utilizador, verificando se o mesmo tem permissão para aceder ao espaço físico. No caso do utilizador possuir permissão de acesso ao espaço requerido, é enviada uma mensagem “visual” para o dispositivo de identificação ou autenticação e abre-se a porta correspondente do local de acesso. Com a entrada do utilizador no espaço físico é detectada, através dum sensor/detector de movimentos, a sua presença no espaço físico, confirmando-se a sua entrada. O sistema ordena, então, o fecho da porta e efectua, num ficheiro de log, o registo do acesso do utilizador ao espaço físico.

No diagrama seguinte (ver Figura 5.15) é representada uma sequência excepcional de funcionamento para o mesmo caso de utilização mas, agora, na situação em que um utilizador, apesar de autenticado pelo sistema, solicita acesso a um espaço físico controlado para o qual não tem permissão ou autorização de acesso, permitindo-se que o sistema efectue o registo dessa “tentativa de acesso”.

Figura 5.15 – Diagrama de sequência de funcionamento excepcional para aceder um espaço físico Para a sequência normal de funcionamento do caso de utilização “Abandonar Espaço”, tem-se o seguinte diagrama (ver Figura 5.16), que mostra a sequência de operações que ocorre quando um utilizador sai ou abandona um espaço físico controlado.

No documento Gestão de controlo de acessos (páginas 130-135)