• Nenhum resultado encontrado

A opção pelo município de São Leopoldo se justifica pelo fato deste município contar com uma política estruturada em relação ao atendimento de jovens e adultos e possuir educação física como disciplina obrigatória no currículo lecionada por professores de educação física. Estudar em profundidade uma realidade que se compromete com o nosso objeto de estudo possibilitou uma contribuição significativa tanto para a área da educação física quanto para a Educação de Jovens e Adultos.

A cidade de São Leopoldo conta com uma população de 214.210 habitantes (CENSO IBGE, 2010). O município possui 36 escolas de ensino fundamental e 9 escolas de educação infantil, sendo que a Educação de Jovens e Adultos é atualmente atendida em 15 escolas do município. No apêndice M apresentamos os números das escolas desde 1996, ano em que se iniciam projetos de alfabetização que posteriormente passam a integrar a EJA de forma mais sólida.

A proposta de Diretrizes Curriculares para Educação Básica da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo11 foi materializada em um documento no ano de 2011, caracterizando-se como um referencial para a educação do município. A EJA é contemplada como vemos: “EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – organizada em anos iniciais (etapas I e II) e finais (etapas III, IV e V), com acesso a partir dos 15 anos”. (SMED SÃO LEOPOLDO, 2011, p. 7). A proposta dispõe de eixos temáticos que visam balizar o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar:

 Diversidade, espaço e tempo;

       

11 Documento gentilmente cedido na sua primeira versão pela coordenação da EJA de São

 Linguagens e expressões;  Saúde coletiva e corporeidade;

 Linguagem lógica matemática e Tecnologias educacionais;  Alfabetização e letramento.

A construção dos eixos, descrito nas Diretrizes Curriculares, visa romper com a fragmentação do ensino, ampliando a concepção de Educação (SMED SÃO LEOPOLDO, 2011). A proposta então é constituída por componentes curriculares e por eixos temáticos. São descritos para cada etapa objetivos específicos relacionados aos conhecimentos que as etapas devem contemplar (ANEXO 1). Selecionamos alguns que buscam aproximação com o que julgamos ser a especificidade do componente curricular educação física:

 Compreender e relacionar diferentes tempos e espaços a partir da linguagem corporal;

 Compreender a relação entre corpo, práticas regulares de atividade físicas e alimentação balanceada na prevenção e promoção de saúde, potencializando atitudes e hábitos de vida saudáveis como foco na valorização da vida;

 Problematizar e compreender as inter-relações entre os saberes adquiridos ao longo da vida e os saberes de diferentes linguagens (corporal);

Outros objetivos também podem ser objetos de interlocução com o componente curricular educação física, que estão definidos nas Diretrizes Curriculares do município, dependendo, para tanto, da intensidade de trocas que poderão ser alcançadas no âmbito dos coletivos docentes.

A escolha dos sujeitos do estudo se constituiu num passo muito importante na pesquisa para levar a cabo os objetivos propostos. Foram eleitos para compor os sujeitos colaboradores da pesquisa: a coordenadora da EJA do município de São Leopoldo, os professores de educação física da EJA e professores de educação física que atuam como Supervisores da EJA nas escolas da rede municipal de ensino do município de São Leopoldo/RS.

A pesquisa iria ser realizada em quatro escolas com os respectivos professores das mesmas. Porém, com a viabilidade de utilizar o grupo de discussão como método de pesquisa com o qual pudemos ampliar para todos os professores, entendemos que a discussão seria mais rica. Portanto, o critério para escolha dos

professores que iriam compor o grupo de discussão foi selecionar todos os professores de educação física que estavam atuando pelo menos há um ano na Educação de Jovens e Adultos ou já terem atuado na EJA em algum momento de sua profissão docente e retornaram, pelo fato de terem uma experiência significativa.

No ano de 2011 lecionaram 12 professores de educação física na EJA da Rede Municipal de Ensino de São Leopoldo. No ano de 2012 o número reduziu para 11 professores; 1 professor de ciências assumiu a disciplina de educação física em uma escola e 4 professores de educação física assumiram em duas escolas. Essa diminuição não representa somente a saída de um professor e sim uma alternância: 4 professores saíram e 3 professores de educação física assumiram a EJA (1 iniciante na EJA e 1 que já havia lecionado na EJA em anos anteriores).

Lembrando que a educação física somente é realizada oficialmente na III etapa, IV etapa e V etapa, que representam a equivalência aos anos finais do ensino

fundamental. Nas etapas I e II, que representam a alfabetização e a pós- -alfabetização, não há educação física oficialmente no currículo, pois, semelhante ao

ensino fundamental – anos iniciais –, o ensino é realizado por uma única professora, a professora de currículo.

Após ter enviado a carta-convite recebemos o aceite de sete professores para colaborar com o estudo. Esse número de integrantes corrobora com a orientação realizada pelos autores para um grupo de discussão adequado (MEINERZ, 2005; CALLEJO, 2001; ORTEGA, 2005). Meinerz define que um número adequado está entre 7 e 10 membros; Callejo, por sua vez, define que o número esperado esteja entre 6 e 10 membros; e Ortega coloca que geralmente são utilizados entre 5 e 10 participantes.

Outra característica apresentada pelos autores citados para a composição do grupo é o desconhecimento entre os membros.

Confirmamos o desconhecimento entre os colaboradores deste estudo, logo no primeiro encontro. Segundo fala do professor Eduardo, os professores nunca se encontram, e a reunião da presente pesquisa

É uma chance única que a gente tá tendo de poder se encontrar, porque a gente não tem momento nenhum de encontro. A gente não se encontra nunca. Os professores daqui só se encontram naquele evento [...] esporadicamente a gente se encontra em um evento [...].(Eduardo)

A professora Regina ainda complementa que nesses eventos os professores somente se cumprimentam de longe, pois os eventos, normalmente campeonatos ou torneios, não possibilitam tempo para aproximação entre os professores.