• Nenhum resultado encontrado

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.3 Sujeitos participantes da pesquisa

Na realização do estudo foram envolvidos quatro grupos de participantes: monitores, professores orientadores, Membros do CAPM. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado5 pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da instituição na qual foi realizada a pesquisa, e os próprios pesquisadores que também são considerados como sujeitos da pesquisa. Para Spink (2013) na pesquisa que investiga a produção de sentidos é necessário incluir os pesquisadores como sujeitos participantes do estudo. Isto justifica-se por serem responsáveis pela elaboração das perguntas, por mediar os turnos de fala nas entrevistas e pela interação que desenvolvem com os participantes. Além disto, são os responsáveis pelo processo de interpretação, que também é feito a partir do repertório interpretativo do próprio pesquisador.

No semestre em que os dados foram coletados havia 13 monitores vinculados às disciplinas do DAE que haviam sido contemplada com vagas de monitoria. Alguns destes monitores são discentes de cursos ofertados por outros departamentos. Isto acontece porque algumas disciplinas ofertadas pelo DAE compõem a matriz curricular de cursos de outros departamentos, não restringindo a oferta de disciplinas apenas para os cursos de administração e administração pública.

Todos eles foram convidados a participar da pesquisa por meio do envio de uma mensagem de texto no contato disponibilizado em seu cadastro. Destes, apenas um visualizou e não respondeu à mensagem, de maneira que novo convite foi realizado, desta vez por e-

5 Certificado de Apresentação para Apreciação Ética – CAAE: 02385118.7.0000.5148. Número do Parecer:

mail, o qual também não foi respondido, assim não foi entrevistado. Na Tabela 1, inserida na próxima página, são apresentados os monitores que participaram da pesquisa. Para preservar sua identidade foram utilizados nomes fictícios.

Tabela 1 - Monitores participantes da pesquisa

Monitor(a) Curso Vínculo Orientador Duração da

entrevista

Igor Administração Pública Voluntário Herbert 43‟09‟‟

Pedro Agronomia Remunerado Guilherme 37‟42‟‟

Carlos ABI – Engenharia Civil Remunerado Naomi 44‟51‟‟

Antônio ABI – Engenharia Química Remunerado Richard 27‟51‟‟ Heitor ABI – Engenharia Mecânica Remunerado Naomi 39‟17‟‟

Dimitri Administração Remunerado Leonardo 71‟34‟‟

Lili Administração Remunerado Juliana 34‟20‟‟

Clara Administração Remunerado Leonardo 45‟50‟‟

Gabriel Administração Pública Remunerado Eleazar 60‟40‟‟

Alma Administração Remunerado Marin 38‟03‟‟

Claude Administração Remunerado Daniel 36‟45‟‟

Nádia Administração Pública Remunerado Eleazar 48‟48‟‟

Fonte: Elaborado pelo autor (2019).

Destes monitores e monitoras destaca-se que Clara e Lili solicitaram desligamento do programa logo no início das atividades. Assim a participação delas no programa teve duração de aproximadamente quatro semanas. Todos os monitores entrevistados estavam dando monitoria na disciplina em que estavam vinculados pela primeira vez, em outras palavras, nenhum dos monitores tinham sido monitores da disciplina em semestres anteriores. O monitor Pedro já desenvolveu atividade de monitoria remunerada no semestre anterior, porém vinculado à outra disciplina. O monitor Claude já foi monitor voluntário de outra disciplina, por dois semestres, além disto, ministra aulas particulares há pelo menos cinco anos.

Em relação aos professores haviam no momento da coleta dos dados nove orientadores de monitores. Eles foram convidados a participar da pesquisa a partir de contato por e-mail institucional. Apenas a professora Juliana não respondeu ao e-mail, mesmo após um segundo contato, de maneira que não foi entrevistada. Na Tabela 2, inserida na página a seguir, são apresentadas as informações referentes aos professores orientadores entrevistados.

Tabela 2 - Professores orientadores participantes da pesquisa Professor (a) Tempo de docência

na instituição Orientou monitores anteriormente? Orientado( a)(s) Duração da entrevista

Marin 7 anos Sim Alma 46‟36‟‟

Eleazar 6 anos Sim Gabriel

Nádia 40‟28‟‟

Leonardo 2 anos e 6 meses Sim Dimitri

Clara 42‟18‟‟

Daniel 9 anos e 4 meses Sim Claude 47‟20‟‟

Guilherme 10 anos Sim Pedro 25‟24‟‟

Herbert 5 anos Não Igor 34‟19‟‟

Richard 20 anos Sim Antônio 53‟34‟‟

Naomi 2 anos e 6 meses Sim Carlos

Heitor 56‟39‟‟ Fonte: Elaborado pelo autor (2019).

Os professores Eleazar e Leonardo orientavam dois monitores, mas vinculados à disciplinas diferentes ministradas por eles. Já a professora Naomi orientava dois monitores vinculados à mesma disciplina, que é ministrada em quatro turmas, cada uma com aproximadamente cem estudantes matriculados.

Em relação aos membros do CAPM, no momento de realização da coleta de dados este era composto por 6 representantes docentes, 1 representante técnico administrativo e 1 representante discente. Todos foram convidados a participar da pesquisa por meio de mensagem enviada ao e-mail institucional. Aceitaram participar da pesquisa 3 representantes docentes, além do representante técnico administrativo e a representante discente. As informações dos membros do CAPM entrevistados são apresentadas na Tabela 3.

Tabela 3 - Membros do CAPM participantes da pesquisa Membro do

CAPM Público que representa

Tempo de participação no CAPM

Duração da entrevista

Luciano Docente 1 ano e 7 meses 88‟47‟‟

Maurício Docente 1 ano e 7 meses 20‟34‟‟

Bárbara Docente 6 anos e 8 meses 74‟34‟‟

Wagner Técnico Administrativo 2 anos e 8 meses 118‟38‟‟

Ester Discente 1 ano e 7 meses 63‟55‟‟

Finalizando esta seção, apresenta-se os pesquisadores participantes deste estudo. Ele foi conduzido por Lucas, com então 23 anos, discente do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Graduado em Administração na mesma instituição, foi monitor remunerado ao longo de três semestres nas disciplinas de Contabilidade Geral e Contabilidade Gerencial, entre os anos de 2015 e 2017. Além disto, é importante mencionar que também foi orientado pelo professor Daniel e que a monitora Alma participava das sessões de monitoria, assim esclarece-se a existência de relações mútuas com essas pessoas anterior à entrevista, relacionadas a atividade de monitoria exercida pelo pesquisador.

A Professora Cléria, na condição de orientadora. Destaca-se a atuação da professora na realização de estudos sobre a formação do administrador, e de maneira mais específica a formação de professores na administração. Neste sentido, em grande parte, as reflexões a respeito do sentido formativo da monitoria também foram interpretadas considerando discussões, leituras comentadas e a proximidade com a prática docente desta professora, que contribuíram para a formação do repertório discursivo do próprio pesquisador.

Também participou da realização do estudo a bolsista de iniciação científica Iasmin, que contribuiu nas etapas de coleta, organização e análises de fontes documentais. Durante o processo de orientar as atividades da Iasmin relacionadas à esta pesquisa foi possível refletir sobre o sentido formativo da orientação.

Apresentado o percurso metodológico e as considerações pertinentes, os resultados e discussões são apresentados na próxima seção do trabalho.