• Nenhum resultado encontrado

4. EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: SISTEMA DE AVALIAÇÃO E ALGUMAS

6.2 SUJEITOS DA PESQUISA

Os sujeitos da pesquisa foram 8 avaliadores e 1 coordenador de curso de graduação a distância, considerando um universo de representatividade de todo o contexto brasileiro. A escolha dos sujeitos que fizeram parte da pesquisa procurou atender a duas especificidades: avaliadores de cursos de graduação a distância cadastrados no INEP e coordenadores de cursos de excelência, em instituições com IGC 5, o que explica o número reduzido de sujeitos da amostra.

No Brasil, a divulgação dos nomes dos avaliadores que fazem parte do cadastro do INEP segue uma lógica inversa do processo de acreditação nos Estados Unidos. Enquanto o processo de acreditação tem como base a transparência e divulgação para a sociedade (consulta pública) dos avaliadores que fazem parte da agência de acreditação, no Brasil os nomes dos avaliadores são mantidos em sigilo.

Assim, esse foi um fator dificultador para selecionar os avaliadores que seriam sujeitos da pesquisa. Após algumas tentativas de contatos com o Ministério da Educação, através da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, a Central de Atendimento do MEC informou por e-mail que a lista com os nomes dos avaliadores em EAD e seus respectivos e-mails tratava-se de dados com acesso e uso restrito.

Em função dessa limitação, buscou-se outra alternativa. Assim, os avaliadores participantes da pesquisa foram selecionados a partir de indicações de profissionais da área de Educação a Distância que tinham conhecimento de pessoas que avaliavam cursos nessa modalidade de ensino. Cabe salientar que os nomes dos avaliadores foram fornecidos à pesquisadora com autorização dos profissionais. Dessa forma, foram enviados, através de e- mail, 50 convites para os avaliadores participarem da pesquisa. Desses, apenas oito (08) responderam o instrumento de coleta de dados.

Quadro 14: Amostra segundo idade e gênero

Idade Gênero Total

Feminino Masculino Até 30 anos 0 30 – 40 anos 1 1 2 40 – 50 anos 1 1 2 Acima de 50 anos 3 1 4 5 3 8 Fonte: A autora (2012)

A maioria dos entrevistados é do sexo feminino e tem acima de 50 anos. A metade deles possui o grau de instrução em nível de mestrado e a outra metade em nível de doutorado. Todos eles já realizaram algum tipo de curso na modalidade a distância e, também, já ministraram alguma disciplina ou curso em EAD.

Ao longo do texto, para preservar a identificação, sempre que for necessário referenciar um participante avaliador, será utilizada a letra A, seguida de código numérico, conforme o exemplo a seguir: A1. Os trechos dos discursos transcritos no trabalho serão destacados em itálico para ilustrar a fala do sujeito pesquisado.

O critério estabelecido para a seleção dos coordenadores que participariam da pesquisa foi buscar profissionais que coordenassem cursos na modalidade a distância com CC (Conceito de Curso) com pontuação 5, em instituições de ensino superior de excelência. Considera-se, nesta tese, como excelência as instituições de ensino superior que possuem CI (Conceito Institucional) com pontuação 5 (excelente) e IGC (Índice Geral de Cursos) também com pontuação 5.

Cabe salientar que o Conceito Institucional (CI) é gerado através da avaliação institucional, promovida pelo MEC, numa escala de um a cinco, sendo satisfatório, bom e excelente, respectivamente os conceitos três, quatro e cinco. Os conceitos dois e um são insatisfatórios. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador também expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice que avalia os cursos de graduação. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade dos cursos são o ENADE, aplicado a cada ano por grupo de áreas do conhecimento, e as avaliações feitas por especialistas diretamente na

instituição de ensino superior para verificar as condições de ensino, em especial àquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

O cenário da pesquisa para a seleção dos coordenadores começou a ser delimitado a partir das 2616 IES com a seguinte organização acadêmica, conforme gráfico 3:

Gráfico 3: Organização Acadêmica das IES pesquisadas

Fonte: Sistema eletrônico do MEC – E-MEC (2012)

Entre as 2616 instituições de ensino superior pesquisadas no Brasil, que oferecem tanto cursos presenciais quanto cursos a distância, não foi encontrado, dentro do espaço de tempo de desenvolvimento da pesquisa, alguma instituição que contemplasse os critérios delimitados para uma instituição de excelência, ofertando um curso de excelência, ou seja, não havia no país uma instituição de ensino superior com CI 5 e IGC 5, ofertando um curso de graduação na modalidade a distância com CC 5.

No país, atualmente, há apenas oito (08) IES com Conceito Institucional (CI) com pontuação 5 e Índice Geral de Cursos (IGC) também com pontuação 5, conforme o quadro 15:

Quadro 15: Instituições no Brasil com CI e IGC com pontuação 5

0 500 1000 1500 2000 2500

Universidade Centro Universitário Faculdade

Universidade Centro Universitário Faculdade

Instituição (IES) Organização Acadêmica

Categoria Administrativa

CI IGC

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP)

Faculdade Privada sem fins lucrativos

5 5

ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO (DIREITO GV) Faculdade Privada sem fins lucrativos

5 5

ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO (EESP) Faculdade Privada sem fins lucrativos

5 5

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (IME) Faculdade Pública Federal 5 5

FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC (SLMANDIC)

Faculdade Privada com fins lucrativos

5 5

FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) Faculdade Privada sem fins

lucrativos

5 5

INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER)

Faculdade Privada sem fins lucrativos

5 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)

Universidade Pública Federal 5 5

Fonte: Sistema eletrônico do MEC – E-MEC (2012)

No entanto, das IES consideradas como de excelência pelo Ministério da Educação, apenas uma (01) delas oferece graduação a distância. Porém, nenhum dos cursos a distância ofertados por essa instituição, nessa modalidade, possuem CC 5.

Diante desse cenário foi necessário modificar o critério de seleção dos coordenadores. Assim, o novo critério adotado foi selecionar coordenadores de cursos com CPC (Conceito Preliminar de Curso) com pontuação 5, em instituições que apresentavam o IGC (Índice Geral de Cursos) com pontuação 5 e o CI (Conceito Institucional) com pontuação 4.

Diante desse novo critério adotado foi possível selecionar duas (2) instituições de ensino superior ofertando graduação em EAD, conforme o quadro 16:

Quadro 16: Instituições com CI 4 e IGC 5 que oferecem graduação em EAD no Brasil

Instituição (IES) Organização

Acadêmica

Categoria Administrativa

CI IGC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)

Universidade Pública Federal 4 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Universidade Pública Federal 4 5

Fonte: Sistema eletrônico do MEC – E-mec (2012)

Nesse novo cenário da pesquisa, com duas (02) IES selecionadas, a partir dos critérios estabelecidos, o novo passo para a seleção dos cursos foi buscar as que possuíam cursos com

CPC (Conceito Preliminar de Curso) com pontuação 5, conforme o quadro 17:

Quadro 17: Cursos de graduação em EAD com CPC 5, em instituições com CI 4 e IGC 5

Instituição (IES) Curso CPC Data de início do

funcionamento do curso Universidade Federal de São

Carlos (UFSCAR)

Engenharia Ambiental Sem CPC 2007

Educação Musical 4 2007

Pedagogia 5 2007

Sistemas de Informação Sem CPC 2007

Tecnologia Sulcoalcooleira Sem CPC 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Planejamento e gestão para o desenvolvimento rural

Sem CPC Não consta a data de início

Matemática Sem CPC 2008

Letras – Inglês Sem CPC 2008

Pedagogia Sem CPC 2006

Música 5 2008

Ciências Biológicas Sem CPC 2008

Administração Sem CPC 2006

Artes Visuais Sem CPC 2008

Fonte: Sistema eletrônico do MEC – E-mec (2012)

Pela análise do quadro é possível verificar que, atualmente, no Brasil, há apenas dois (02) cursos de excelência (CPC 5) em instituições com CI 4 e IGC 5, que são os cursos de Pedagogia e Música, da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, respectivamente. Dessa forma, foram selecionados dois (2) coordenadores de cursos de graduação a distância para fazerem parte da pesquisa, mas apenas um (01) deles respondeu o instrumento de coleta de dados.

Ao longo do texto, para preservar a identificação, sempre que for necessário referenciar o participante coordenador, será utilizada a letra C, seguida de código numérico, conforme o exemplo a seguir: C1. Os trechos dos discursos transcritos no trabalho serão destacados em itálico para ilustrar a fala do pesquisado.