• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

2.2.1.1. Técnicas de construção em terra

De entre as técnicas de construção em terra, podem-se salientar as mais usuais, como por exemplo, o adobe, o superadobe, o BTC, a taipa, o tabique e a construção com blocos de solo melhorado. Estas técnicas são descritas de uma forma sucinta de seguida.

- Adobe

O adobe foi utilizado em diversas partes do mundo, especialmente nas regiões quentes e secas, sendo um dos mais antigos materiais de construção, tendo sido utilizado amplamente nas civilizações do crescente fértil, em especial no Antigo Egipto e Mesopotâmia.

Figura 2.6: Construção em adobe Taos Pueblo no Novo México, Estados Unidos da América

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

21 Este tipo de tijolo é um material vernacular8 usado na construção civil. É

considerado um dos antecedentes históricos do tijolo de barro e o seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria. Os adobes são tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em formas por processos artesanais ou semi-industriais.

- Superadobe

De uma forma muito sintética, pode-se dizer que o superadobe consiste em sacos de terra ou um tubo do mesmo material do saco (polipropileno) empilhados e socados com uma humidade de mais ou menos 20%. A largura da parede varia de acordo com a largura do saco ou tubo (no mínimo 40 cm). Possui alta resistência como parede estrutural, e é uma das técnicas mais cansativas de construção em terra.

Figura 2.7: Construção em superadobe (Fonte: [6]).

8 É definida como sendo "o resultado duma criação colectiva baseada num processo de ensaio e erro e que se transmite de geração em geração, a qual vai-se adaptando com o tempo às necessidades do grupo e as condições do local" (STENERI, 2010).

CAPÍTULO 2

22

Este modelo de bio construção permite, que as populações desassistidas de políticas sociais tenham acesso a técnicas e práticas de construção para elaborarem os seus lares. Por serem bastante acessíveis e possíveis de serem realizadas, pelo seu baixo custo operacional e disponibilidade dos materiais (terra crua), é mais uma alternativa para solucionar o grave problema da carência habitacional em alguns países do Mundo, tendo sido este conceito originalmente apresentado pelo arquitecto Nader Khalili à NASA para a construção de habitats sobre a Lua e Marte, como "velcro adobe".

- BTC

O BTC - Blocos de Terra Comprimida ou Blocos de Terra Compactada – também é designado por tijolo ecológico e é um dos métodos de construção em terra crua mais utilizados actualmente. Trata-se de um material relativamente recente, uma vez que foi desenvolvido na Colômbia9 a partir da

década de 50 do século XX, no âmbito de um programa de investimento em habitação rural. A prensa utilizada para o efeito foi designada por prensa Cinva-ram.

Figura 2.8: Exemplo de uma prensa Cinva-ram (Fonte: [7]).

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

23 Esta técnica surgiu de uma evolução do adobe, através da estabilização do

solo por meios mecânicos, sendo constituído pela compactação de solo confinado num molde, permitindo obter pequenos bolos de terra prensada, mais resistentes e duráveis em relação ao adobe. Esta compactação é realizada através de uma prensa accionada de forma manual, pela força humana, permitindo realizar diversos tipos de blocos, maciços ou perfurados, e pequenas placas de revestimento. A compactação traduz-se na prática pelo aumento da resistência mecânica dos blocos de terra crua, pelo aumento do contacto entre as partículas e pela diminuição da porosidade, através da eliminação de vazios.

Figura 2.9: Construção em BTC (Fonte: [8]).

A forma de construir é semelhante ao tijolo comum, mas quando o BTC é encaixável permite assentar os blocos com menor uso de argamassa, dispensando mesmo o uso de argamassa nas juntas verticais. Em termos de estrutura esta pode ser uma estrutura convencional, em betão ou madeira, ou ser incorporada no próprio bloco perfurado.

CAPÍTULO 2

24

- Blocos de solo melhorado

Este é um tipo de técnica que pode ser utilizada de forma a melhorar as características mecânicas e físicas tanto dos blocos de adobe como dos blocos de terra comprimida. Assim, nasce a noção de blocos de solo melhorado. Melhorar um solo, significa modificá-la para melhorar as suas propriedades estruturais com o fim de, por exemplo, ter uma maior resistência à água, ter uma maior capacidade de suportar cargas, ter uma menor retracção e uma maior impermeabilidade.

Os blocos de solo melhorado são blocos rectangulares, fabricados numa prensa por meio da compactação da terra misturada com uma certa percentagem pré-determinada de substância estabilizadora (cimento ou cal).

O fabrico deste tipo de blocos é uma combinação de um processo de estabilização mecânica com a utilização duma prensa, e um processo de estabilização química com a utilização do ligante de base cimentícia como estabilizador.

- Tabique

A técnica de construção em tabique é uma técnica tradicional que utiliza a terra crua como material, sendo o seu uso mais sentido no centro e norte do país.

Esta é uma técnica que vê exposto o seu uso em várias partes do mundo, consistindo, de uma forma geral, numa estrutura de madeira revestida por um material de revestimento/enchimento à base de terra crua, podendo em casos pontuais conter carolos de espigas de milho ou palha como enchimento.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

25

Figura 2.10: Localização das construções em tabique em Portugal Continental (Fonte: [9]).

Um elemento construtivo de tabique, por exemplo uma parede, é obtido pela pregagem de fasquio, ripas de madeira colocadas horizontalmente, sobre tábuas de madeira em pé na função de montante, sendo o conjunto revestido em ambas as faces, com reboco de argamassa de cal.

CAPÍTULO 2

26

Geralmente, as construções em tabique possuem ao nível do rés-do-chão paredes exteriores em alvenaria de pedra.

- Taipa

Esta técnica toma-se como sendo de especial interesse para este trabalho, e, como tal, é abordada de uma forma mais pormenorizada no ponto que se segue.

Documentos relacionados