• Nenhum resultado encontrado

Técnicas de coleta de dados e instrumentos utilizados no estudo de caso

Para coletar as informações necessárias ao estudo de caso, foram realizados os seguintes procedimentos técnicos:

a) Estado da arte b) Análise documental c) Entrevista aberta

d) Levantamento estruturado – questionário

a) O Estado da Arte é um importante elemento do trabalho científico, pois referencia o que já foi publicado sobre o objeto da pesquisa, permitindo ao pesquisador uma maior compreensão sobre o tema a ser investigado. Além disso, como em qualquer pesquisa, é também de suma importância a utilização de um suporte teórico que ajude a esclarecer a questão a ser estudada. Neste estudo, ela se configurou como um levantamento bibliográfico sobre a temática investigada.

b) A análise documental é considerada por diversos autores, entre eles Lüdke e André (1986), como uma técnica valiosa para a coleta de dados qualitativos. Justifica-se o uso dessa técnica nesse trabalho pelo fato de possibilitar a identificação de informações úteis para a compreensão da influência que os documentos, exerceram sobre o objeto estudado. Consultou-se, então, as Leis, Diretrizes e Decretos que orientaram a reforma da educação brasileira, analisando-se, também, o Documento Base do PROEJA, o Projeto Político Pedagógico da instituição e a matriz curricular do curso de Refrigeração e Climatização.

A análise documental possibilitou a identificação de ideias permitindo, uma maior compreensão das suas relações com o objeto estudado.

c) O levantamento estruturado é um processo de coletas de dados que utiliza um questionário, previamente preparado pelo pesquisador para ser respondido pelos sujeitos. A linguagem utilizada nas perguntas foi cuidadosamente planejada para ser simples e direta, a fim de que o respondente compreendesse com clareza o que está sendo perguntado, evitando possíveis vieses. Conforme Chizzotti (1995, p. 55),

O questionário consiste em um conjunto de questões pré-elaboradas, sistematicamente e sequencialmente dispostas em itens que constituem o tema da

pesquisa, com o objetivo de suscitar dos informantes respostas [...]. É uma interlocução planejada.

O questionário (APÊNDICE A) utilizado nessa pesquisa foi pré-testado em duas oportunidades com a finalidade de recolher subsídios para o aprimoramento da versão final. Após as aplicações, foram analisados os diversos aspectos: clareza da formulação das perguntas, possíveis resistências em responder determinadas perguntas, clareza das instruções, erros de digitação, adequação da diagramação para que fossem feitos os devidos ajustes. Na primeira pré-testagem, dois sujeitos responderam ao questionário; e na segunda aplicação, foram envolvidos quatro respondentes. As opiniões dos informantes foram de grande valia para a construção da versão final, que foi aplicada aos professores que lecionam no PROEJA do Curso de Refrigeração e Climatização.

O levantamento estrutural permitiu obter informações sobre o IFCE/Fortaleza, o currículo do PROEJA, a formação profissional e pedagógica dos professores do PROEJA, a avaliação da aprendizagem, a prática docente do professor do PROEJA, as estratégias pedagógicas e os recursos didáticos utilizados pelos professores do PROEJA.

d) A entrevista aberta é utilizada quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre determinado tema, segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior detalhamento do assunto em questão. Ela é utilizada, geralmente, na descrição de casos individuais, na compreensão de especificidades culturais para determinados grupos e para comparabilidade de diversos casos (MINAYO, 1994).

As entrevistas abertas, nas quais a solicitação foi que os entrevistados discorressem sobre o curso de Refrigeração e Climatização, o PROEJA, o Ensino Médio Integrado, o currículo integrado, a formação de professores. Estas entrevistas foram realizadas com dois grupos de participantes: integrantes da Coordenação Técnica Pedagógica (CTP) e os professores que atuavam na PROEJA do IFCE campus de Fortaleza. Elas foram realizadas com quatro assessores pedagógicos e três professores da área da Indústria onde se localiza o curso de Refrigeração e Climatização. As entrevistas permitiram identificar as percepções dos sujeitos envolvidos com a temática da investigação.

Após a realização das entrevistas com os sujeitos, as quais foram gravadas, efetuaram-se as transcrições. Numa primeira análise das transcrições, foram retiradas algumas incorreções gramaticais muito frequentes no discurso oral. Procurou-se, na medida do possível, registar o ritmo dos enunciados por meio da indicação de pausas e captar a ocorrência das entoações. Transcritas todas as entrevistas, foram cuidadosamente lidas. A leitura, realizada num segundo momento, tornou possível a identificação de categorias

empíricas, a partir da identificação de palavras e frases que se repetem ou destacam, bem como de padrões de comportamento, formas dos sujeitos pensarem, acontecimentos. Essas categorias foram sendo modificadas e completadas no decurso de nova leitura dos dados.

Objetivando preservar a identidade dos entrevistados e facilitar a identificação de características gerais dos mesmos, foi criado um código de identificação utilizando letras maiúsculas e algarismos arábicos. O primeiro termo do código, representado por letra maiúscula, indica entrevistado; o segundo código diz respeito à ordem cronológica das entrevistas, representado por algarismos arábicos.

Técnicas de análise dos dados: interpretativa, analisando os dados utilizando as categorias selecionadas através da técnica de cruzamento de dados.

A construção e a validação do questionário exigiu procedimentos estatísticos para organizar testar e validar os questionários nos moldes que se seguem:

A escala métrica – foi utilizada para verificar a qualidade do instrumento aplicado através do coeficiente de precisão do erro, do padrão e na sensibilidade deste instrumento.

Análise das notas de escalas – Permite a padronização dos escores, que apresentam escalas diferentes, em um único tipo de escala que varia de zero a dez permitindo a comparação entre as variáveis medidas.

Estimadores da média populacional – são parâmetros calculados a partir de uma amostra, que permite que se estenda o que foi observado na amostra para toda a população em estudo.

Correlação entre a nota total na escala e os fatores medidos na escala de opinião – mostra como os blocos de itens pesam na nota total.

Todos os procedimentos estatísticos foram feitos com apoio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).

De acordo com Yin (2005) a questão da validade e da confiabilidade de um estudo de caso é resolvida, em parte, pela triangulação de dados realizada a partir de diferentes fontes de evidência do objeto em estudo O autor afirma que “[...] qualquer descoberta ou conclusão em um estudo de caso provavelmente será muito mais convincente e acurada se baseada em várias fontes distintas de informação, obedecendo a um estilo corroborativo de pesquisa.” (YIN, 2005, p. 126). Pode-se afirmar, neste contexto, que a investigação reuniu as várias fontes distintas de informação, de que fala Yin (2005), que convergiram, para a compreensão do estudo realizado. Portanto esse foi o procedimento metodológico utilizado nesta investigação