• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Resenha Histórica da Instituição

3.4.2 Tarefas Realizadas

Durante o período de estágio, quando estive na Secção de Pessoal tive a oportunidade de comunicar directamente com o pessoal de quase todas as categorias profissionais desta instituição, desde médicos, a enfermeiros, a pessoal de auxiliar de acção médica, pessoal da cozinha, entre outros.

Em termos de trabalho, nesta secção foi-me proposto, examinar minuciosamente as fichas de assiduidade (Anexo VIII) dos enfermeiros e inserir-lhes as greves ocorridas a 30 de Setembro e a 1 de Outubro do corrente ano civil.

Hospital de Sousa Martins – Unidade Local de Saúde, Guarda

43 Para isso, procedi à verificação das folhas de greve, que foram deixadas nos dias subsequentes à greve na secção de pessoal. Depois de terem sido inseridos nas fichas de assiduidade dos enfermeiros os dados referentes aos dias de greve, estas folhas foram arquivadas num dossier para eventuais indagações que poderão surgir.

Após verificadas as folhas de greve, são também apuradas as folhas de ponto, folhas estas que são entregues no Serviço de Pessoal todos os meses, até ao dia 5 de cada mês. Estas folhas vêm de todos os serviços com que esta Unidade Local de Saúde actua. Quem não proceder à entrega desta folha será penalizado.

O resultado destas pesquisas é inserido num mapa e posteriormente procede-se à introdução destes dados no programa RHV 4510. Com este programa efectua-se o processamento de vencimentos, onde se gere as ausências em faltas, as carreiras, as categorias, escalões, abonos de família, etc. É neste programa que se tiram as listagens de todo o pessoal da Instituição pelo Centro de Custo, as folhas de assiduidade e o balanço social.

Na Sessão de Pessoal, também me foi solicitado a ajuda no preenchimento dos seguintes impressos (Anexo IX):

- Impressos de faltas;

- Impressos de pedido de férias; - Boletim das ajudas de custo;

- Declarações para acompanhamento de um familiar ou do próprio; - Os impressos de períodos de verificação;

- De requerimento de documentos; - As declarações de IRS;

- Alteração da conta bancária; - Os abonos de família;

Hospital de Sousa Martins – Unidade Local de Saúde, Guarda

44 - As remessas de documentos para comparticipação;

- A folha de presenças individual de cada colaborador.

Uma outra tarefa por mim realizada neste meu estágio, foi a de fazer o Registo Biográfico de dois novos funcionários, como se pode verificar no Anexo X.

O programa com que o Serviço de Pessoal trabalha é o programa RHV (programa Recursos Humanos e Vencimentos), que também é utilizado pela Secção de Vencimentos. Em termos operacionais, neste programa existem 9 itens/janelas (Trabalhadores; Processamento; Vencimentos; Absentismo; Quadro, Concurso; Indicadores; Ligações externas e Administração) conforme consta no Quadro 1, e que permite o registo de tudo o que diz respeito a cada colaborador da Instituição. No Anexo XI descrevo de forma detalhada o que permite executar cada janela deste programa.

Hospital de Sousa Martins – Unidade Local de Saúde, Guarda

45 Quadro 1 – Recursos Humanos e Vencimentos

Unidade Local de Saúde, EPE, Guarda

ACSS, IP, RHV 4510 – 2008/10/13

Fonte: Elaboração Própria

Na Secção de Pessoal pude observar qual o tipo de contrato que a instituição utiliza com os seus colaboradores, e que se pode observar no Anexo XII. Estes contratos têm a duração máxima de seis meses e pode ou não ser renovado. Quando alguma das partes cessa esta prestação de serviço é utilizada uma cláusula do referido contrato.

Sendo esta organização uma instituição de tamanha grandeza, e que tudo dela provém do MS, posso citar que a nível institucional dela fazem parte inúmeros decretos-lei, leis, portarias e circulares, em que a instituição se baseia.

Trabalhadores Processamento Vencimentos Absentismo Quadro Concursos Indicadores Ligações Externas Administração Sair Janela Administração Central do Sistema

de Saúde RHV

Hospital de Sousa Martins – Unidade Local de Saúde, Guarda

46 Sob o regime geral, esta instituição baseia-se no Dec – Lei 12-A/08, de 27 de Fevereiro de 2008, que estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas; no Dec-Lei nº 100/99, de 31 de Março, que diz respeito às faltas, férias e licenças de todos os colaboradores; Dec – Lei 204/98, de 11 de Julho, concursos de regime geral; Lei 53/2006, de 10 de Dezembro, que estabelece o regime comum de Mobilidade entre serviços dos funcionários e agentes da Administração Pública visando o seu aproveitamento racional; Dec – Lei 71/2007, Estatuto do Gestor Público; Dec – Lei 11/93 – Estatuto do Serviço Nacional de Saúde; Dec – Lei 188/2003, de 20 de Agosto, Gestão Hospitalar; Decreto-Lei n.º 204/98 de 11 de Julho – Regime geral de recrutamento e selecção de pessoal para a Administração Pública; Decreto-Lei n.º 62/79, de 30 de Março de 1979 – Disciplina o regime de trabalho e sua remuneração nos Estabelecimentos Hospitalares. Porém posso salientar antecipadamente que a partir de 11 de Janeiro de 2009, todos estes Decretos-Lei, leis, portarias e circulares vão deixar de ter efeito porque tudo será regido pela Lei nº59, de 11 de Janeiro de 2009.

3.5 – Centro de Educação e Formação

Apesar de o tempo não ter sido o suficiente para passar por esta área, achei interessante fazer referência a ela. O Centro de Estudos e Formação (CEF) está localizado no Edifício Central, dispondo de um gabinete de trabalho para o elemento responsável da organização e gestão corrente da formação e um funcionário administrativo, 2 salas de formação e outros meios materiais de apoio pedagógico, procurando ser uma estrutura de formação multidisciplinar dos vários grupos profissionais do Hospital Sousa Martins.

Este centro visa desenvolver a competência técnica, científica e inter-relacional dos recursos humanos, numa perspectiva de melhor desempenho profissional, satisfação no trabalho e eficiência dos serviços prestados, podendo aceitar que, na sua acção formativa participem funcionários de outras instituições.

Pode ainda promover o estabelecimento de protocolos de colaboração com outras instituições ou unidades de formação.

Hospital de Sousa Martins – Unidade Local de Saúde, Guarda

47 O CEF integra os sectores da Formação de Pessoal e da Biblioteca, sendo uma unidade funcional, directamente dependente do Conselho de Administração do Hospital e que compreende a Comissão Coordenadora e a Comissão Executiva.

A Comissão Coordenadora é constituída por um administrador hospitalar, um médico, um enfermeiro, um técnico de diagnóstico e terapêutica, um técnico superior de saúde, um elemento dos serviços administrativos e um elemento dos serviços gerais, como elementos representativos dos respectivos grupos profissionais que integram, sendo eleitos por um período de três anos, renováveis.

É da competência da Comissão Coordenadora coordenar e dirigir as actividades do serviço; delinear a política anual e plurianual de formação, do Hospital de Sousa Martins e propô-la superiormente, identificando as necessidades de formação, estabelecendo as prioridades e definindo os objectivos de formação; avaliar as necessidades globais e sectoriais de formação e aperfeiçoamento profissional; reunir e divulgar a informação sobre formação no hospital; gerir a utilização dos recursos humanos e materiais que lhe forem afectados; promover a Colaboração e o estabelecimento de protocolos com organismos similares de outras instituições; promover o enquadramento da prática de formação institucional, nas normas emanadas do Departamento de Recursos Humanos da Saúde bem como das normas comunitárias.

A Comissão Executiva é composta por dois vogais executivos em exercício de funções a tempo inteiro no CEF, destes, um enfermeiro com experiência na área de formação, a quem compete a responsabilidade da organização e gestão corrente do CEF e um elemento administrativo.

Compete a esta Comissão, proceder ao levantamento das necessidades de formação; propor os programas das acções de formação, elaborar proposta do Plano Anual de Formação e submetê-lo a análise e aprovação do Conselho de Administração; assegurar

Hospital de Sousa Martins – Unidade Local de Saúde, Guarda

48 a execução dos programas de formação; realizar e acompanhar todas as acções e medidas aprovadas pelo Conselho de Administração.

O CEF utiliza apoio logístico do hospital que se revele necessário à prossecução das acções de formação e de acordo com as normas do hospital, desenvolvendo as acções de formação por intermédio de formadores do hospital ou do exterior conforme se verifique ou não capacidade formativa a nível de conhecimentos para os temas a tratar, devendo em qualquer dos casos ser remunerado pelo trabalho executado de acordo com o estipulado na lei.

Hoje, O Hospital Sousa Martins está inserido e faz parte de uma estrutura diversificada de prestação de cuidados diferenciados de Saúde, marcando a sua acção por assinalável esforço no sentido da promoção de uma verdadeira e autêntica humanização da assistência prestada ao cidadão utente, assegurando à população englobada na sua área de acção, o acesso e a prestação de cuidados de Saúde de alta qualidade.

Documentos relacionados