• Nenhum resultado encontrado

. Problemas registados em relação ao site . Plano de acompanhamento dos alunos

Funcionamento da escola

. Próximo ano lectivo

. A razão dos alunos terem saído da escola sem autorização de saída

Actuação da escola

. Medidas tomadas pela escola no combate à indisciplina . Tema e prazo de entrega de trabalhos

. Formação dos grupos em Área de Projecto

Funcionamento das disciplinas

. Ponto da situação do trabalho de grupo em Área de Projecto

Actuação dos docentes . Dificuldades registadas na aula de um docente

Assiduidades dos docentes . Faltas consecutivas de um docente

. Influência do comportamento na avaliação final

Avaliação dos alunos

. Avaliação do segundo período

Encarregados de educação . Cargo de representante dos encarregados de educação

Questões particulares . Situações de carácter particular

Figura 7. Questões apresentadas pelos encarregados de educação ao director de turma

Outro aspecto questionado pelos encarregados de educação é a actuação da escola quanto a medidas tomadas e soluções encontradas em situações de indisciplina e de falta de assiduidade dos docentes. No que diz respeito à avaliação dos alunos, interrogam-se sobre a influência do comportamento na avaliação final de período e ainda a avaliação do 2.º período.

Também a actuação dos docentes é questionada pelos encarregados de educação, por dificuldades registadas no desenvolvimento do seu trabalho (A22 Reu.EEd), bem como a assiduidade dos docentes, visto aqueles não entenderem a razão de ausências sistemáticas. Os encarregados de educação manifestam ainda interesse em saber pormenores sobre a função do representante dos encarregados de educação.

Para além do exposto, os encarregados de educação também tomam posições nas reuniões onde estão presentes, como mostra a Figura 8.

Posições manifestadas pelos encarregados de educação. Novamente o funcionamento da escola é alvo de várias manifestações da parte dos encarregados de educação, em particular os horários, as aulas de substituição e o encerramento do ano lectivo. Aqueles manifestam desacordo em relação a “aulas suplementares de Inglês”, visto os alunos estarem sobrecarregados (A24 Reu.EEd) e não concordam com a “obrigatoriedade do uso de sapatilhas dentro do ginásio”, alegando não ser calçado adequado aos exercícios (A58 Reu.EEd). A seguinte citação esclarece a posição relativa às aulas de substituição:

No que se refere à substituição de um professor que tenha faltado, alguns encarregados de educação opinaram que a substituição deve ser feita por um professor da disciplina,

que efectivará a aula, considerando que assim o programa não sofrerá atrasos (A8 Reu.EEd, p.3).

TEMÁTICA POSIÇÕES MANIFESTADAS

. Desilusão acerca das queixas sobre o comportamento da turma . Cabe aos professores pôr em prática as regras

. Cabe ao director de turma a articulação com o conselho de turma

Informações do director de turma acerca dos alunos

. Surpresa na tomada de conhecimento sobre a desadequação do vestuário desportivo utilizado pelos alunos

. Contestação em relação ao encerramento do ano lectivo . Refutação do horário da sala de informática

. Opinião acerca das aulas de substituição

. Desagrado em relação à alteração ao horário de atendimento do director de turma

. Desagrado em relação à incompatibilidade de horário dos alunos com as actividades de enriquecimento curricular

. Desacordo em relação a aulas suplementares de Inglês

Funcionamento da escola

. Contestação da obrigatoriedade do uso de sapatilhas dentro do ginásio . Desagrado na solução encontrada para colmatar a falta de um docente

Actuação da escola

. Penalização reforçada dos alunos em situações de indisciplina . Contestação do último teste de Matemática pela sua extensão

Actuação dos docentes

. Levar ao conhecimento do Ministério da Educação a forma de actuação de um docente

Actuação dos funcionários . Participação disciplinar que não discrimina o nome dos alunos

. Contestação em relação ao local de destino da viagem de finalistas escolhido pelos filhos

Actividades da escola

. Maior apoio aos alunos na organização da viagem de finalistas

. Desacordo com o critério usado para registar a avaliação do comportamento numa disciplina

. Esclarecimento de uma nota de uma disciplina

Avaliação dos alunos

. Divergências entre encarregados de educação quanto ao (des)agrado na forma como é feita a avaliação do comportamento dos alunos em Formação Cívica

Figura 8. Posições manifestadas pelos encarregados de educação nas reuniões com o director de

turma

Por outro lado, verifica-se que os encarregados de educação se manifestam nas reuniões relativamente ao que é exposto pela directora de turma, nomeadamente acerca do comportamento da turma e consideram que cabe aos professores actuar neste caso e ao director de turma em particular, em articulação com o conselho de turma:

Foi consenso geral o facto de caber aos professores colocarem em prática as regras estipuladas. Cabe igualmente ao director de turma estabelecer junto dos seus pares essas regras, uma vez que os pais só tomam conhecimento destes problemas através dos filhos e não dos professores respectivos e com a devida antecedência (A6 Reu.EEd, p. 3).

Ocorrem ainda divergências entre os encarregados de educação em relação às estratégias dos professores na avaliação do comportamento dos alunos. A actuação dos funcionários da escola perante casos de indisciplina dos alunos também surge como um

assunto que é alvo de contestação, uma vez que a participação disciplinar não discriminar o nome dos alunos envolvidos, considerando o facto de não haver identificação dos alunos poder originar injustiças (A6 Reu.EEd). Quanto ao tema “actividades de escola”, os encarregados de educação não concordam com o local de destino da viagem de finalistas dos alunos e pensam que os educandos poderiam ser mais apoiados na organização desta viagem (A16 Reu.EEd; A32 Reu.EEd). A análise das actas mostra que os encarregados de educação tecem críticas em relação a determinadas formas de actuação.

Críticas dos encarregados de educação referentes a formas de actuação. Os encarregados de educação posicionam-se de uma forma crítica perante o director de turma e “apontam” a actuação da escola, dos professores e dos funcionários. Em relação às críticas feitas à escola, aqueles consideram que esta os deveria avisar em caso de greve, se as aulas decorreriam ou não com normalidade. Noutro sentido, referem que existe falta de coordenação por parte da escola em relação às aulas de substituição.

TEMÁTICA CRÍTICAS

Documentos relacionados