• Nenhum resultado encontrado

SEU CONTEÚDO

2. existem semelhanças estruturais nas mídias polônicas nos países analisados.

1.3. Resultados da análise do conteúdo de periódicos selecionados no Brasil

1.3.2. Temática

Tendo sido escolhido como critério da análise a temática entre as pu- blicações jornalísticas, a situação apresentou-se da seguinte forma. Em ambos os periódicos polônicos brasileiros uma significativa quantidade de publica- ções (77,3%) dizia respeito a assuntos polônicos, a temática relacionada com a Polônia encontrou-se em segundo lugar (13,3%), e a problemática brasileira e geral obtiveram menos de 10%.

Gráfi co 2. Temática de Echo Polonii Brazylij skiej e de Polonia Carioca

Fonte: elaboração própria

A temática dominante de Echo Polonii Brazylij skiej entre as publicações jornalísticas, que representavam nesse periódico 71,5% de todos os materiais, eram as questões polônicas − 81%, em segundo lugar situou-se a temática relacionada com a Polônia − 9%, ao passo que as seções restantes atingiram valores abaixo de 9%.

Dentre os 78,5% dos materiais jornalísticos que se encontravam no periódico Polonia Carioca, quase 65% da temática era constituído de questões polônicas. O lugar seguinte foi ocupado pelas questões polonesas − acima de 27%, e encontraram resultados bem inferiores a temática brasileira e a proble- mática geral. Pode-se, então, reconhecer que a divisão temática em ambos os periódicos apresentou-se num nível semelhante.

Gráfi co 3. Temática de Echo Polonii Brazylij skiej e de Polonia Carioca − compa- ração

Questões polônicas

Dentro da temática relacionada com questões polônicas, o tema mais abordado em Echo eram as festas, solenidades e jubileus relacionados com a Igreja católica, a respeito dos quais se escreveu em 16% dos casos. O assunto seguinte, muito abordado, eram os padres e os missionários poloneses traba- lhando no Brasil − 14%, e em terceiro lugar, com o resultado de 12%, encon- trou-se a temática polônica geral.

Dispondo os diversos assuntos das questões polônicas em grupos te- máticos, obtive 3 blocos principais, isto é, questões religiosas, vida social e costumes, bem como atividade da colônia polonesa. No primeiro dos mencio- nados grupos, que atingiu mais de 37% entre as publicações polônicas, encon- traram-se os seguintes temas: solenidades, jubileus, festas relacionadas com a Igreja católica, missionários e padres poloneses, pastoral polônica, congrega- ções missionárias, religiosas e conventos. A grande quantidade de materiais relacionados com a religião e a Igreja católica não deve espantar, se for levado em conta o fato de que nos primeiros 3 anos editoriais (14 números), isto é, 2009-2011, o periódico foi publicado com o título Echo Polskiej Misji Katolickiej

w Brazylii (Eco da Missão Católica Polonesa no Brasil) e era direcionado es-

pecialmente a pessoas religiosas de origem polonesa. Além disso, o redator- chefe de Echo é uma pessoa religiosa, o que igualmente se reflete na temática do periódico.

O bloco relacionado com vida social e costumes representou mais de 11% e era composto dos seguintes assuntos: vida atual da comunidade polô- nica no Brasil, recordações de falecidos e pessoas conhecidas, encontros com personalidades importantes, busca de pessoas perdidas, heróis polônicos e poloneses de mérito no Brasil.

A seguir, atingiu quase 29% a atividade da comunidade polônica, ou mais exatamente: encontros polônicos, atividade das organizações e asso- ciações polônicas, comemorações de jubileus importantes para a coletividade polônica, dias da Polônia (concertos, festivais, desfiles), representações diplo- máticas e assuntos polônicos em geral.

Merece atenção igualmente o grupo relacionado com o cultivo das tradições polonesas (7,3%), nas quais foram incluídas as comemorações de festas nacionais polonesas, a identidade e a consciência do polonismo, bem como o cultivo das tradições e dos costumes poloneses. Os demais assuntos

no grupo das questões polônicas apresentavam-se esporadicamente, e a sua quantidade total é de 22,4%.

A disposição temática detalhada em Polonia Carioca apresentou-se de forma diferente. Entre os materiais relacionados com questões polônicas, mais frequentemente se escreveu sobre a atividade de organizações e asso- ciações polônicas (15,6%), bem como sobre o cultivo das tradições e dos cos- tumes poloneses (11,1%). Mais raramente se falava de solenidades, jubileus e festas relacionadas com a Igreja católica, bem como de questões polônicas em sentido geral (em ambos os casos 7,8%), ao passo que materiais sobre heróis polônicos e poloneses de mérito no Brasil, sobre a comemoração de festas nacionais polonesas, bem como sobre o ensino da língua polonesa e as escolas polonesas representam 6,7% das publicações polônicas no caso de cada um deles. A parte restante dos materiais sobre temática polônica, ou 38%, era dis- persa, e cada um dos assuntos obteve uma baixa percentagem de indicações. Gráfi co 4. Grupos temáticos relacionados com questões polônicas em Echo

Polonii Brazylij skiej e em Polonia Carioca

Considerando a temática das questões polônicas de forma coletiva, mais de 33% desses materiais diz respeito à atividade da comunidade polô- nica brasileira no seu sentido amplo; 20% das publicações são as relacionadas com o cultivo das tradições polonesas e da identidade polonesa, ao passo que sobre a vida social e os costumes foram escritos mais de 14% dos mate- riais.

Polônia

A distribuição dos diversos assuntos em Echo Polonii Brazylijskiej na seção relacionada com a Polônia apresentava-se da seguinte forma. O tema mais frequentemente abordado era a educação e a ciência (p. ex. ins- trução, conferências científicas etc.) − 27%, em seguida situava-se a atividade da Igreja católica − 19,5% e um resultado de quase 10% coube à literatura e à edição de novos livros.

Agrupando os assuntos que mais frequentemente apareciam na seção sobre a Polônia, obtive 3 grupos, o primeiro dos quais, relacionado com a ciência e educação, chegou a quase 27%. O segundo grupo − religião obteve 22% (além da atividade da Igreja católica, também informações gerais sobre religião). O grupo seguinte, envolvendo a cultura, isto é, os assuntos relacio- nados com a literatura e a edição de novos livros, o cinema, o teatro, e também as exposições, alcançou 19,5% de todos os artigos sobre a Polônia. A respeito da vida social e os costumes na Polônia foram publicados menos de 10% dos materiais. As publicações restantes eram extremamente dispersas, porquanto atingiam 1 ou 2 indicações, e o seu âmbito temático era bastante amplo, em razão do que não foi possível reuni-las num grupo temático compacto. Os dados apresentados acima comprovam que a temática religiosa ocupa uma posição significativa na seção relacionada com a Polônia.

Gráfico 5. Grupos temáticos relacionados com a Polônia em Echo Polonii Bra-

zylijskiej e Polonia Carioca − comparação

Fonte: elaboração própria

O conteúdo de Polonia Carioca, levando-se em consideração a temá- tica da Polônia, diferencia-se de Echo. Foi possível distinguir menos de 29% de publicações a respeito da história da Polônia, e bem menos popular mos- trou-se a temática relacionada com a arte e a que apresenta personalidades conhecidas (10,5% cada). Além disso, pode-se distinguir um grupo temático dominante − a história (31,6%), bem como três que atingiram resultados aci- ma de 10%, isto é, vida social e costumes, cultura e economia.

Brasil

Em Echo Polonii Brazylijskiej, entre os assuntos relacionados com o Brasil, a maioria (mais de 20%) se relacionava com a pastoral católica, um pouco menos (17,6%) coube a prêmios e distinções, em seguida a respeito da literatura e da educação escreveu-se em 12% dos casos. Entre as seções insti-

tuídas predominava a relacionada com a vida social e os costumes − mais de 29%, a seguinte dizia respeito à religião − um pouco mais que 26%, e quase em 15% dos casos escreveu-se a respeito de cultura.

O Brasil não foi um assunto popular abordado nas páginas de Polo- nia Carioca, visto que somente 6,5% dos materiais se relacionavam com esse tema.

Gráfico 6. Grupos temáticos relacionados com o Brasil em Echo Polonii Brazyli-

jskiej e Polonia Carioca − comparação

Fonte: elaboração própria Problemática geral

O grupo temático menos numeroso em Echo Polonii Brazylijskiej mostrou ser o relacionado com a problemática geral (apenas 11 materiais fo- ram classificados nesse grupo). Apesar disso, vale a pena apontar que um pouco mais de 36% relacionava-se com a vida de acordo com as normas da moralidade; a respeito de personalidades conhecidas escreveu-se em 27,3%, e atingiram 18% cada um os materiais relacionados com a Igreja católica e a

migração. A problemática geral, abordada em grupos temáticos, é apresenta- da no gráfi co abaixo.

Gráfi co 7. Grupos temáticos relacionados com a problemática geral em Echo

Polonii Brazylij skiej

Fonte: elaboração própria

Observei uma popularidade igualmente baixa da problemática geral em Polonia Carioca, visto que ela foi o assunto principal somente em 2 publi- cações, e dizia respeito à publicidade e a novas mídias.