• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE DOS DADOS E RESULTADOS

4.2 NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE CONTEÚDOS GEOLÓGICOS EM

4.2.2 Tempo Geológico

O conteúdo Tempo Geológico pode auxiliar o aluno a compreender melhor alguns assuntos relacionados ao ensino de Geografia e a algumas disciplinas do curso. Pode-se vincular a esse conteúdo as disciplinas de Geomorfologia, Geografia dos Solos, Biogeografia, Hidrogeografia, Climatologia, Espaço Geográfico Mundial, Espaço Geográfico Brasileiro e Espaço Geográfico Paranaense.

4.2.2.1 Geomorfologia

A formação do relevo é um processo longo, que leva milhões de anos, e é realizada por agentes internos e externos. Essa perspectiva conscientizará o aluno no que diz respeito à velocidade e ao grau de degradação que a sociedade impõe às diversas regiões do planeta. Ele passará, também, a compreender que o processo de recuperação natural de áreas degradadas levaria uma eternidade para os padrões humanos de tempo.

GEOLOGIA INTRODUTÓRIA

Conteúdos de Astronomia

CARTOGRAFIA GERAL

Aplicações de conteúdos de Astronomia:

Movimentos da Terra

CLIMATOLOGIA

Zonas de iluminação da Terra

4.2.2.2 Geografia dos solos

O conhecimento do tempo de formação do solo é fundamental para que o licenciando em Geografia tenha uma visão geral sobre a importância de sua preservação. Na questão agrícola, em especial nas escolas rurais, o professor e o aluno podem compreender os processos de erosão e assoreamento, cuja duração natural poderia ser de milhares ou até mesmo milhões de anos, mas, com a interferência da atividade humana pode ocorrer em apenas alguns anos. Essa ação do homem acarreta perda de solo, em certos casos, irreversível. As ações de preservação da mata ciliar, plantação em curvas de nível ou em terraços serão mais bem compreendidas pelo professor e aluno quando estes perceberem a necessidade de uma maior atenção quanto à interferência humana no ambiente.

4.2.2.3 Biogeografia

Um dos temas principais da Biogeografia refere-se à distribuição das espécies (MARTINS, 1985). Essa distribuição pode ser geográfica, ecológica e geológica. A distribuição geológica refere-se à distribuição das espécies ao longo do tempo, ao longo da história do planeta. Além do mais, esse tema contribui para compreensão do processo de evolução das espécies.

4.2.2.4 Climatologia

Ao estudar a paisagem de um determinado lugar, o licenciando em Geografia pode se deparar com informações que, muitas vezes, não condizem com o ambiente ou clima atual do local. Por exemplo, no estado do Paraná, a presença de formações de cerrados na região de Castro, os campos da região de Ponta Grossa, a presença de coníferas (araucárias) nos planaltos do Sul do Brasil ou ocorrências de varvitos na região de Palmeira. Todas são evidências de que o clima no planeta, e em cada região, sofre modificações ao longo do tempo. Esse conhecimento auxilia o profissional a compreender não só essa dinâmica, mas também o delicado equilíbrio e a necessidade de sua preservação. Outro aspecto relevante refere-se às mudanças climáticas

causadas pela atividade humana, a qual pode acelerar processos que levariam milhares ou até mesmo milhões de anos para ocorrer.

4.2.2.5 Hidrogeografia

Compreender a ação erosiva dos rios, seu papel transportador e de deposição requer conhecimento deste processo, que é lento e deixa marcas geológicas, tais como os canyons. A compreensão, por parte do professor, da área de atuação dos rios, desde o leito menor até a planície de inundação, pode contribuir para a compreensão de que ao longo deles estão áreas que, sazonalmente, são inundadas. Estas áreas deveriam ser preservadas, evitando assim, as ocupações irregulares, alertando a população para os riscos desse tipo de ocupação. Tais áreas apresentam o lençol freático muito próximo à superfície, o que ocasiona ambientes insalubres e pode gerar diversas doenças associadas ao sistema respiratório, a segunda causa de morte no país25.

4.2.2.6 Espaço Geográfico Brasileiro

Compreender a evolução geológica do território brasileiro e entender como isso influenciou a ocupação e a transformação do espaço, é um conhecimento básico para o licenciando em Geografia. Como exemplo, pode-se citar a ocorrência dos longos períodos de estiagem no sertão nordestino associados, em parte, ao planalto da Borborema; o deslocamento da massa polar para o interior do país que favorece, pela disposição do relevo, em certos períodos, o fenômeno da friagem26, na Amazônia ocidental.

4.2.2.7 Espaço Geográfico Mundial

A compreensão dos aspectos da evolução geológica do planeta Terra e sua influência na ocupação e transformação do espaço podem auxiliar o ensino de Geografia, em diversos

25

Ver mais em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=pr&tema=obitoshospitalares2007.

26

momentos. Tome-se como exemplo a formação das grandes cordilheiras, os depósitos de petróleo e carvão e sua influência no desenvolvimento industrial de certas regiões, bem como os conflitos sociais provocados por essas riquezas naturais. Torna-se evidente a valorização dos recursos minerais na atualidade e de outros recursos que serão alvos de disputas no futuro, como a água e os solos férteis. Sob esse ponto de vista, pode-se fazer uma analogia entre as regiões, atualmente, em conflito e as regiões que poderão, no futuro, ser alvo da cobiça destes recursos, tais como os grandes reservatórios subterrâneos de água, a exemplo do aquífero Guarani e as grandes bacias hidrográficas, a exemplo da bacia do rio Amazonas.

4.2.2.8 Espaço Geográfico Paranaense

A evolução geológica do Estado, e sua compreensão, permitem ao licenciando em Geografia articular conteúdos como a formação da Serra do Mar e sua relação com a ocupação do espaço paranaense, como observou Waibel (1979), além da constatação dos diferentes ambientes geológicos, bem como evidências de paleoclimas identificados no Estado.

A figura 4.3 resume as interligações do conteúdo “Tempo Geológico” e seu desdobramento em disciplinas do curso de Geografia.

Figura 4.3 – O conteúdo “Tempo Geológico” e seu desdobramento no Curso de Geografia

GEOLOGIA INTRODUTÓRIA

• Tempo Geológico

GEOMORFOLOGIA

• Evolução do modelado terrestre

GEOGRAFIA DOS SOLOS

• A formação do solo

BIOGEOGRAFIA

• Biogeografia evolutiva. A evolução das espécies.

CLIMATOLOGIA

• Evolução climática ao longo do tempo. Paleoclimas

HIDROGEOGRAFIA

•Evolução da rede de drenagem. Noções de transporte e deposição de sedimentos.

ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

•Evolução geológica do território. Influência na ocupação do espaço.

ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL

•Evolução geológica do território. Influência na ocupação do espaço

ESPAÇO GEOGRÁFICO PARANAENSE

•Evolução geológica do território. Influência na ocupação do espaço