• Nenhum resultado encontrado

TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL E NO

No documento INTRODUÇÃO À BIBLIOTECONOMIA (páginas 111-115)

UNIDADE 4 – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS NO BRASIL E NO MUNDO

2.4. TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL E NO

A consciência profissional desenvolve-se como uma ferramen- ta, com a qual o indivíduo procura construir o sentido de sua vida em sociedade, e também tornar sua profissão cada vez mais competente e responsável perante essa mesma sociedade (BRIQUET DE LEMOS, 2015, p. 354).

Iniciamos essa subseção citando Briquet de Lemos, pela ne- cessidade de que todos os profissionais, estudantes e professo- res da área no Brasil e no mundo discutam sobre uma consciência profissional. Uma vez que não é inata, ela é construída por meio de experiências e estímulos que acumulamos no transcorrer da vida. Por outro lado, o indivíduo pode encontrar essa consciência antes mesmo de se formar bacharel em Biblioteconomia.

Para o autor, a participação e a existência de associações profissionais, que se colocam em um plano diferente dos sindica- tos, podem ser um indicativo de graus de consciência profissio- nal. Ele ainda ressalta que altos salários e status na profissão não revelam consciência profissional, pois, nesses casos, pelo menos no Brasil, verifica-se certo grau maior de adaptação à já referida zona de conforto.

Para Briquet de Lemos "talvez a consciência profissional dependa mais de elementos construtivos externos à profissão do que de elementos estritamente técnicos que dão forma à pro- fissão" (2015, p. 349).

Uma alternativa seria construir cursos de graduação com reconhecida vigência social, ou seja, pensar as necessidades so- ciais antes de pensar os currículos, principalmente ao considerar que o mundo, e não só o Brasil, vive em constante mudança. Mudanças que as vezes a própria academia reluta em admitir (BRIQUET DE LEMOS, 2015). O autor ainda alerta que esse não é um problema exclusivo da Biblioteconomia, mas de praticamen- te todas as formações do ensino superior, pois presenciamos um real distanciamento entre a academia e as práticas profissionais.

Para refletirmos sobre um nova Biblioteconomia, vamos acompanhar a opinião do bibliotecário Chico de Paula (PAULA, s.d.), em artigo da revista eletrônica Biblioo:

[...] os pressupostos da Nova Biblioteconomia:

1) O fazer biblioteconômico não diz respeito necessariamente ao bibliotecário, mas a todos os indivíduos que estejam enga- jados com o processo de democratização da informação, espe- cialmente o incentivo à leitura.

2) As exigências legais têm por um lado contribuído com o fazer biblioteconômico, mas por outro têm limitado esse fazer. Um exemplo é o caso da biblioteca escolar em que a lei (12244/10) veio garantir a exigência de bibliotecas e bibliotecários em to- dos os estabelecimentos de ensino do país em um prazo de dez anos, mas limita a participação dos "professores-bibliotecários" nesse processo;

3) A relação entre os profissionais da informação tem de ser estreitada, especialmente com os arquivistas e museólogos, constituindo estas categorias desarraigas politicamente, pois

em geral não conta com instituições políticas que os congregue, como um sindicato, por exemplo.

4) O bacharelado em Biblioteconomia como exigência legal para o exercício da profissão de bibliotecário tem sido, em algu- mas situações, um entrave ao processo de democratização do conhecimento. Por isso conclamamos uma discussão ampla em relação à possibilidade de garantir a alguns profissionais, em situações específicas, a possibilidade de se tornar bibliotecário mediante um complemento nos estudos, como acontece em países mais avançados.

5) A Biblioteconomia tem de fazer o caminho inverso de sua trajetória histórica no Brasil, caminhando em direção a humani- zação e se afastando do tecnicismo exacerbado.

É com essas reflexões povoando nossas mentes que construí- mos esse número especial da Biblioo em comemoração ao dia de hoje, o Dia do Bibliotecário. Esperamos que todas as maté- rias e a contribuição de todos os entrevistados e colaboradores possam não só celebrar nossa profissão, mas também promo- ver o debate que é o melhor caminho para crescermos. [...]

Curiosidades

Você sabe qual é o símbolo da Biblioteconomia? Sabe o seu signifi- cado? Veja a Figura 1:

O símbolo de Biblioteconomia é a lâmpada de Aladdin e um livro aberto. O anel de grau do bibliotecário deve ser feito em ouro, com uma pedra preciosa ametista violeta (uma

variedade de quartzo encontrada no Brasil, Uruguai, Sibéria e no Ceilão). Na lateral do anel, deve haver a lâmpada de Aladdin e o livro aberto, ambos em platina.

Mas o que significa esse simbolismo?

De acordo com o Conselho Regional de Biblioteconomia 14ª Região (CRB – Santa Catarina), a ametista é uma clássica pe- dra que representa a amizade e reforça a memória, preservan- do-a de alucinação e defendendo-a contra a embriaguez. Já a lâmpada de Aladdin há muito tempo simboliza a perene vigília, a atividade intelectual e o trabalho árduo de pesquisa e das in- vestigações lítero-científicas. Por fim, o livro aberto representa a oferta indiscriminada da educação e da cultura.

Com as leituras propostas no Tópico 3. 3, você irá pensar

um pouco mais sobre os rumos da Biblioteconomia. Antes de prosseguir para o próximo assunto, realize as leituras indica- das, procurando assimilar o conteúdo estudado.

Indicação ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Leia a matéria “A nova Biblioteconomia” na íntegra, que se encontra disponível em: <http://biblioo.cartacapital.com.br/a-nova-biblioteconomia/> Acesso em: 17 jun. 2017. Depois, reflita se você concorda com a opinião do autor.

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Vídeo complementar ––––––––––––––––––––––––––––––– Neste momento, é fundamental que você assista ao vídeo complementar. • Para assistir ao vídeo pela Sala de Aula Virtual, clique no ícone Videoaula,

localizado na barra superior. Em seguida, selecione o nível de seu curso Graduação, a categoria (Disciplinar) e o tipo de vídeo (Complementar). Por fim, clique no nome da disciplina para abrir a lista de vídeos.

• Para assistir ao vídeo pelo seu CD, clique no botão “Vídeos” e selecione: Introdução à Bibilioteconomia – Vídeos Complementares – Complementar 4. ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

3. CONTEÚDO DIGITAL INTEGRADOR

O Conteúdo Digital Integrador representa uma condição necessária e indispensável para você compreender integralmen- te os conteúdos apresentados nesta unidade.

No documento INTRODUÇÃO À BIBLIOTECONOMIA (páginas 111-115)

Documentos relacionados