• Nenhum resultado encontrado

Até agora nós vimos um amor como diamante, brilhante e aparentemente inquebrantável. Suponhamos que exista tal amor, ele não se faz padrão. É encontrado normalmente em romances cujo teor objetivo principal da narrativa distancie o máximo possível o leitor do real, valorizando apenas o aspecto da beleza do amor, e não mostrar a complexidade que é o espaço, os personagens nas suas realidades, e as imperfeições naturais do ser humano. E sim, infelizmente, é neste cenário que observamos a inserção desse amor.

Não me leve a mal, o amor é algo belo, como dito antes, até inexplicável. Mas o amor se desenvolve dentro de seres frágeis, imperfeitos, suscetíveis ao erro, à discordância, pessoas com compreensões diferentes do mundo. Por isso o amor pode surgir como um reflexo de uma estrela em um lago à noite, mas com o passar do tempo essa estrela pode ir perdendo o brilho, e no reflexo do mar só sobrar ele mesmo.

Carta de Rosa à Tomas

Meu amor, hoje se completam três meses sem te ver e entendo o momento que estamos passando. Sei o quanto está sendo difícil para nós a distância de nossas bocas, de nossas mãos, de nossos corpos, de nossas almas. Sinto saudade de tua voz, de tua pele, de teu toque, de teus lábios e de tua luz. Sinto saudade de sentir a potencialidade do teu amor, de ouvir teus pensamentos

inquietos, da tua paixão incessante, dos teus desejos esperançosos e hoje te espero aqui já quase impaciente.

Sei que tua decisão é esta e deves realizar o teu sonho, pois ele que te carregou até aqui, até esta idade. Estou ao teu lado, mesmo bastante distante no que diz respeito a geografia e aos números, mas eles pouco importam, pois eu sei que tu me levas no teu peito para aonde vais. Teu caminho é de sucesso, tua sensibilidade e teu tato são únicos dentro desse meio. Sei que daqui a alguns tempos estarás na boca das pessoas, sendo discutido, comentado e revisitado. E fico muito feliz por me lembrar de ter ajudado a tomar esta decisão; apesar da imensa saudade que hoje roubou o meu controle da mente. Tu me transformaste, não sei exatamente quando começou nem como consistiu, e eu ignoro pois só quero sentir-te comigo, infinitamente dentro de minha limitada alma. A melancolia virou o juiz encarregado de decidir o que devo sentir.

Acordei hoje pensando em ti mais uma vez, sonhei que tínhamos alugado um balão daqueles de filmes, e passeando por toda a cidade, estando próximo a nós música, comida e nossos doces beijos. Se por alguma indecisão de Deus ficarmos distantes, quero que saiba que teu coração se mantém dentro do meu. Estou completamente nua nesta carta, sendo a mais Rosa possível. Esta é a ferramenta que precisava para poder me expressar. O sufoco da saudade é como algo áspero em minha garganta, e que corrói meu peito. Dizem que sentir saudade é bom porque percebemos que amamos, mas eu tinha completa certeza disso anteriormente e não queria arriscar o teste. Eu olho para a janela e meu olhar

mergulha na imensidão do céu, e aumenta a ilusão a cada microssegundo de surgir, lá em cima, um sinal de tua chegada em minha casa. Eu pareço confiante e confusa na mesma carta, e isso simboliza o meu eu atualmente.

Percebi o quanto que eu me valorizo hoje, tudo que passei nesses 1 ano e meio de relacionamento me ensinaram tantas coisas. Hoje me amo profundamente porque sei que tu estás dentro de mim, dentro do meu coração e dentro da minha cabeça. Amo tudo que te pertence, tudo que vem de ti, por isso me amo. Me valorizar é te valorizar dentro de mim.

Descobri que quanto mais o tempo passa mais temor sinto por nós dois, mais medo de que esse feitiço jogado pelos deuses para nos unir, seja quebrado. O temor e o amor estão andando de braços juntos dentro de mim, como se lá no fundo do amor também estivesse angústia, horror e medo. Uma anarquia no meu corpo, isso que sinto.

Não vejo a hora de poder ter a vibração forte da harmonia e do equilíbrio da alma que eu sentia ao teu lado. Lembrei que você ama os clássicos de romance e tentei ler todos que tu me indicaste. Fiquei incomodada por compreender a veracidade daquelas palavras sobre amor e sentimentos, mas ainda assim achar exagerado. Engraçado, pois sinto exatamente o que o “exagerado” significa, o que estes livros românticos expressam, e quando alguém tenta escrever o mesmo que sinto me incomodo, pois acho que é forçado... Vai entender...

Pelo menos fluiu em mim uma grandíssima vontade de escrever uma carta, nunca havia escrito. Mesmo assim passo a admirar estes autores que expressam mais exato

meu mundo atual de amor constante. Sinto que tudo que lia era como tua voz ecoando em minha mente, como músicas, e eu ficava atenta imaginando estar contigo.

Sentia que tu que lia para mim, e até fazia tuas famosas análises chatas que eu sou apaixonada.

As lágrimas já começam a brincar com meus olhos.

Espero de coração que chegue aonde sonhas chegar.

Estou orgulhosa de ti pela tua conquista, mas me roendo para não dizer: “Venha logo até mim!”. Então me veio uma ideia. Irei usar as palavras do teu livro, pois dessa forma as palavras não serão minhas, e assim não me sentirei mal. “Venha para perto de mim logo, meu amor, se não puder vir voando, plane. Se não puder planar, venha com os pés. Porque estando próximo de mim que irei eternizar-me no paraíso mais uma vez.” Digo com sinceridade: não sei o que esperar do futuro. O elo externo que nos uniu agora quer se tornar um obstáculo para a nossa felicidade. Quero apenas que Deus fique com o céu e eu com teus toques, acho que é justo para os dois. Ele me deu o conhecimento de ser, junto a tua existência. Dentro de mim era o desenho próprio da felicidade, eu ouvia a constância das batidas do meu coração, a paixão incendiava a minha pele. Nossa existência era agitada, apaixonante, queria viver intensamente cada segundo de nossas partilhas. Hoje já não sei o que será, nem como podemos fazer isso. Amo você!

À minha amada Rosa Meu amor,

Recebi a tua carta. Me causastes uma profunda saudade, que se apossou de minha alma. Desde a primeira vez que conversamos sobre minha vinda para cá, lembro-me bem que falamos que iríamos conseguir, caso eu viesse. Mas como é difícil! A saudade já fala mais alto que a minha voz. Meu coração bate pela paixão distante, se agita, constantemente sinto como se algo estivesse cravado no meu peito. Lembro e sempre irei lembrar de cada segundo dos momentos que estávamos juntos, não é fácil, nada é fácil.

A memória é minha confidente, minha esperança de felicidade e minha cruel inimiga. Não sei o que fazer, estou perdido.

Me sinto inocente de minha culpa, simplesmente a dúvida do que seria o meu futuro baseado nos sonhos de meu passado guiaram minha mente. Sonho desde criança com este momento. Até onde pode ir um sonho que impeça outro de se concretizar? Meu sonho e realidade era você.

Sempre quis estar podendo mostrar meu trabalho, de ser valorizado, prestigiado, mas nunca me senti tão desinteressado e desinteressante, somente me sinto o contrário ao teu lado. Contigo era viver no mundo da poesia real e do amor verdadeiro, mútuo.

Nunca pensei que meu coração poderia estar tão distante de mim, pois ele está aí contigo, guardado, e isto de fato é verdade. Já não sei o que sou ou o que almejo ser.

Estaria sim disposto a abdicar de tudo para buscar um outro tudo contigo. O tempo caminhou mais rápido do que minha mente, pois ela estava parada em ti. Existe

uma grande diferença entre conhecer o caminho e percorrê-lo. Sei que o nosso futuro é a permanência do amor, mas percorrer nesse momento que é uma imensa dor.

Contigo podia embalar-me a mim próprio, tendo controle de mim e perdido ao mesmo tempo, tendo conhecimento próprio sobre os estados do meu espírito. Confundia a vida real com poesia, verdade com ficção, criava o infinito ao teu lado. Falastes que tua alma é limitada, discordo profundamente. Vejo tua alma como um vasto mundo, repleto de complexidades e significações do qual sei que nunca conhecerei todos. Teu olhar fez eu ter consciência sobre mim mesmo, pois percebi que sou suscetível a sentir coisas do qual nunca senti antes, e não sentiria. A vida é tão efêmera que onde me sinto vivo e eterno é onde devo estar, meu lugar é contigo. Além de que te ver nos olhos era ver além do extraordinário e o fascínio era minha espontaneidade de resposta.

Dizem que nos conhecemos há pouco tempo, impossível.

Para mim não houve vida sem ti, simplesmente não lembro. Tu és a minha própria vida. O esquecimento apagou de minha cabeça tudo que contigo não se relaciona. Já não lembro de mim sem ti, só vejo eu contigo. Posto isso, meu amor por ti é tão velho quanto eu próprio. Se tornastes uma fonte inesgotável para os meus pensamentos, para as minhas observações. Te vejo em todo lugar, nas ruas frias desta cidade, nos bosques, nos parques, nas avenidas trafegadas. Aparentemente o amor que por ti tenho lança o reflexo de tua imagem em todos os lugares, dando a eles vida. Só penso em ti, só falo em ti, só fluem em ti os meus desejos pois tu és o

meu único desejo. Só vejo em ti o brilho da esperança que me puxou da escuridão da solidão. Hoje almejo apenas estar sozinho ao teu lado, te seguindo nos teus passos. Apenas quero te ver vivendo e viver vendo a gente juntos.

Inclinastes teu pescoço na direção de minha boca e me assegurastes com aqueles beijos que para mim foram puros e simplesmente benções, compreensão de que não temos nada, mas que sim, podemos sentir muito, quiçá tudo. O amor nascente e já caduco, a energia vivaz que me permitiu desejar apenas descanso e paz. O descanso mais bendito é o que deito sobre tua coxa, sem fechar minhas pálpebras, e lançando o olhar para cima vejo claramente a fisionomia do mais belo anjo. Tu és um lar de permissão, tentação e prazer. A minha pobre, inexpressiva, insegura interioridade relacionou-se com a rica, indelével e apaixonante unidade interior tua. Peço-te que não esqueças de mim, que não me apague de tua mente, posto que o amor é um fogo ardente e devemos impedir que o toque das fortes brisas do vento os apague.

8 meses se passaram.

Carta que Rosa guardou na sua gaveta

Toda a tua imagem está na minha cabeça, a cada momento. Não sei como você consegue dizer o absurdo que te esquecerei, a esta altura do jogo acho quase impossível.

Lembro tudo de ti, cada mísero detalhe. Teu sorriso discreto que despertava em mim a alegria mais espontânea; teu toque suave e delicado quando

transpassava meu rosto; a tua voz falha que basicamente corrigia meus sentidos; teus suspiros inexplicáveis em meus ouvidos; tua curiosidade e interesse sobre a minha e nossas vidas; teu liso cabelo que cresce extremamente rápido; teu olhar castanho que me derrete na paixão e no desejo; teu estímulo que fazia eu querer acordar hoje diferente do que fui ontem; tua profundidade para com o amor; o jeito desengonçado de tua corrida; teu espírito inquietante, sincero e fascinante; os teus finos lábios que são o direcionamento do meu olhar; tua longa testa que me impede de ler os mistérios de tua mente; tua doce melancolia; teu silencio que expressava exatamente o que eu gostaria de dizer; o teu pé fino e pequeno; tua pureza angelical; tua luz inspiradora; tua pele morena que empalidecia quando falo mal de algo que tu gosta; o flutuar das tuas emoções; tuas péssimas piadas e colocações fora do lugar; tua energia vibrante e auxiliadora do meu caminhar; tua sensibilidade com arte que me fez admirar o mundo de outra forma; tua ingenuidade que me fez amadurecer no amor; a duração de nossos beijos macios que afinavam os instrumentos das nossas almas inquietas; o teu queixo pouco para dentro; o teu nariz no formato de bolinha que se encostava no meu quando ficávamos nos encarando romanticamente; a tua péssima forma física que me fazia sentir namorar um idoso, o mais lindo idoso; o teu abraço que extraia de mim a certeza da existência; o teu amor que me amava até o infinito e que hoje teme os limites que a distância impõem.

Não existe algo mais vasto que meu coração depois de ter te conhecido. É um vasto mundo. Todas as características

citadas são breves tentativas de explicar pois se me parece impossível expressar tua imagem para mim de forma fidedigna. Só Deus sabe o que com quanto deleite eu olhava nos teus olhos e a ternura com que tocava em tuas mãos. Ainda sinto a união de nosso romance sendo a grande unidade superior, e sei também que um dia iremos juntos tomar de assalto os céus das mãos de Deus. Nós ainda temos um ao outro, então somos fortes, independente de tempo, espaço, seja o que for. Estando juntos, somos invencíveis, mais poderosos que o próprio Deus.

Te quero para toda a eternidade, para todo o sempre em mundos e mundos afio estaremos juntos. Até porque: O que é o mundo para o meu coração sem teu amor?

Carta que Rosa realmente enviou

Mamãe está bem, já terminou o tratamento e agora já pode se considerar livre. Mas que liberdade é essa, as vezes reflito. Ela quis ser condicionada para que não pudesse agir conforme a sua liberdade e vontade de beber. Beber é o que ela gosta, ou ao menos gostava...

Ao menos agora ela consegue se comandar, controlar suas vontades, isso significa: não bebe de jeito nenhum.

Não quero problematizar, está melhor assim.

Estou mergulhando na literatura, nos romances de uma forma muito profunda e tua influência foi enorme, sempre vale ressaltar. Esse mês completei todos os livros que você deixou aqui comigo e a minha vontade era de escrever um romance ou algo do tipo, quiçá sobre nós dois.

Estou cada dia mais desgastada com o curso, me sinto como em uma prisão diária, completamente serva dos meus dias. Mas aí me coube outra reflexão: Refletir sobre a servidão em nossas vidas cotidianas é a condição primeira para a liberdade.

Estou muito dividida, quero me revoltar contra a opção que fiz por psicologia, mas continuo sujeito a ela, pois se sair nessa medida do campeonato, vou ficar sem rumo.

Não te falei, mas estou escrevendo um conto sobre nossa história; uma tentativa de aliviar um pouco essas tantas imagens e conversas que nós temos que estão gravadas em minha mente, só falta a conclusão. Queria estar aí contigo, penso muito em nós, no que poderíamos estar fazendo agora juntos, mas o golpe da realidade e a força da distância me acertaram como um soco na barriga.

Passo muitos dias pensando em nós dois e em como iremos aguentar tanto tempo distantes sem se ver, não é fácil, como você disse: nada é fácil. Para falar a verdade não queria mais pensar em ti, não queria mais que tua voz fosse a única que eu ouço, que o teu toque seja o único que eu sinto e que teu sentimento seja o único dentro de mim. Já pensei até em como seria viver na ignorância de não ter te conhecido, o que seria de mim.

Talvez nesse momento fosse até melhor, mas é um paradoxo do qual não gostaria de testar.

Deves sempre optar pelo teu sonho, optar pela tua escolha de vida e vejo que hoje entrei de penetra na tua vida e acabei sofrendo muito. Desde a primeira vez que tu me falaste da ligação sobre essa oportunidade, eu sabia que você iria mesmo tendo negado várias vezes, eu te conheço. Não te julgo, mas não sei se faria o mesmo.

Estávamos felizes. Aquele pedaço de tempo eterno que passamos juntos foi o melhor tempo de minha vida.

Desculpa pelas minhas cartas, e só pelo fato de ainda mandarmos cartas já há 8 meses mostra o quanto ainda estamos ligados um ao outro. Talvez seja melhor cortarmos as asas que um dia nos fez voar tão alto, não aguento mais. É dolorido, pois o que eu sentia que faltava em mim tu possuía. Tenho muita coisa para viver e não posso ficar presa, apesar de essa prisão há tempos atrás ter sido a minha grande fuga para a felicidade.

Temos que ser francos, se fosse para ficarmos juntos teríamos ficado. Obviamente o impulso de nós dois é o de continuar, deixar a voz do amor nos guiar, mas negar o impulso é o que nos faz humanos, né? É confuso pensar em destino nesses momentos, pois o mesmo que nos ligou de maneira tão aleatória e dignificante pode nos separar de maneira tão indiferente e fria. Deus não nos concede a chuva e o Sol ao mesmo tempo, por isto compreendo a tua escolha. Foi a minha primeira entrega completa a alguém, e apenas me ofereceu um aprendizado único.

Desculpa pela forma como se deu esta carta, mas essa questão tem tomado de conta da minha cabeça e estou para enlouquecer. Você me deu tudo que eu precisava:

carinho, compaixão, amizade, leveza, sinceridade, amor e paz. Por isso vou ser extremamente grata. Te amo para todo sempre.

Carta que Thomas não teve coragem de enviar e arremessou ao lixo

Meu amor, não é fácil tentar explicar o primoroso de nosso relacionamento com papel molhado pelas lágrimas, e com uma caneta de pouca tinta. Terei que dizer muitas coisas em poucas palavras, pois não importa o quanto escreva, nunca será suficiente se o assunto for você.

A dificuldade de me expressar se agudiza ainda mais pois eu dei de mim a ti mais do que dei de mim mesmo a mim em toda minha vida; e já não sei exatamente o que sou eu sem você. Tento encontrar teus traços internos a mim a todo momento. O que me faz abrir os olhos todos os dias é o lembrete que em tempos de alegria e esplendor tu repousastes teus olhos sobre ele, e a ansiedade, o desejo de repetir tal prazer beira o inexorável. Me fizestes sentir o paradisíaco de um mundo do qual nunca pensei ter acesso.

Eu nada escuto, nada vejo, nada sinto a não ser você.

Apenas distingo as coisas que a ti se relacionam. O nosso tempo foi e sempre será a lembrança de um eterno tecer das mais belas e profundas sensações, dos mais finos e elegantes gracejos. Da mais profunda sentimentalidade e do mais agitado bater de corações e asas. Sei que o tempo extrai de nós a espera mais dolorosa e sofrida da distância de nossos doces beijos e fortes abraços, mas tudo isso poderíamos superar, bastava dizer-me, que aceitava vive-lo.

Estou distante do mundo para fora, pois estou resignado dentro de mim mesmo, já que tua alma se confundiu com a minha desde muito tempo. É de fato um cárcere, mas

que eu nunca buscarei a liberdade, nem que me ofereçam. Passa de relance sobre minha mente como é irreparável as lembranças que poderíamos desfrutar acaso a realidade brutal da vida não chocasse com nossa realidade ideal do namoro. Não sei se essa nobreza toda na minha fala pode dar o sentido verdadeiro do que quero falar...

Teus erros te fazem perfeita. Tua voz te fazia um anjo.

Teus passos abriam meu caminho. Teu toque me fazia alucinar. Teu jeito se embolava com o meu. Teus traços refletiam meu olhar. Teu doce alimentava minha esperança. Teu vazio enchia o meu luar. Teu olhar me falava de um mundo, do qual eu só queria adentrar. Teu cheiro aromava o meu destino. Teu beijo me ensinava sobre a vida. Tua vida me ensinava a sonhar.

Como pode aquela alegria viva dentro de mim ter sumido de forma tão brusca? Sequer morrido talvez. Minha alma queima ao lembrar de nossa pequenez e de como o amor nos consumiu até o último fio de nossos cabelos, até a

Como pode aquela alegria viva dentro de mim ter sumido de forma tão brusca? Sequer morrido talvez. Minha alma queima ao lembrar de nossa pequenez e de como o amor nos consumiu até o último fio de nossos cabelos, até a

Documentos relacionados