• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA DE PESQUISA

3 TERCEIRO CAPÍTULO: A PROGUARU S.A E O PROCESSO DE TRABALHO DOS AGENTES DE PORTARIA

3.1 A PROGUARU COMO EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE

NATUREZA PÚBLICA

A Sociedade Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S.A. (PROGUARU) foi criada em agosto de 1979, constituindo-se como uma sociedade de economia mista, por ações, nos termos das Leis Municipais nº. 2.305 de 22 de maio de 1.979 e n º. 2.315 de 10 de julho de 1.979.

Localiza-se na cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo. Atualmente, conta com 4.800 funcionários e é a segunda maior empregadora da cidade, perde apenas para a Prefeitura de Guarulhos. Seu principal objetivo é executar serviços públicos para o bem-estar dos munícipes, tais como remoção de lixos, varrição das ruas e avenidas da cidade, serviços de pavimentação, guias e sarjeta, construção de galeria, canalizações, pontes e diversos tipos de obras. Seu estatuto social55

especifica a diversidade de serviços que abrange:

“I - Execução dos serviços de varrição, coleta e remoção de lixo, pintura de guias, desobstrução de travessias, limpeza de bueiros, coleta de entulho, remoção de pequenos animais mortos, limpeza de córregos, roçagem, capina, conservação de ruas pavimentadas e ruas de terra, conservação de boca de lobo, poços de visitas, muros de arrimo, sarjetas, guias, sarjetões e lavagem de ruas.

II - Fabricação de blocos e pré-moldados, usinagem e fabricação de asfalto pré-mistura a frio, reciclagem de resíduos sólidos, obras de drenagem, pavimentação, construção de guias, sarjetas e sarjetões, obras de contenção de encostas, obras de desassoreamento de córregos, dragagem de córregos, iluminação pública, travessias, construções de galerias, muros de arrimo, canalizações, pontes, e serviços correlatos;

55 Apesar da Proguaru S.A. ser de economia mista se intitulando como uma “sociedade de economia

mista” a consideraremos neste trabalho como empresa, por gerenciar capital e trabalho na produção de bens e serviços valorizando o sistema capitalista de maneira indireta, como também pela natureza da prática que demanda ao serviço social baseada na intervenção das condições de vida e trabalho dos funcionários.

III - Promoção de estudos e elaboração de projetos relacionados com as atividades sociais; projetos geométricos, projetos de pavimentação, projetos de macro drenagem, projeto de micro drenagem.

IV - Planejamento, promoção e adoção de medidas tendentes ao incentivo de atividades industriais e comerciais para a consecução do objetivo social, tais como: elaboração e execução de planos e desenvolvimento, de habitação, de urbanização, de fiscalização de controle, de fomento, de ajuda e outros de interesse social, por conta de entidades públicas e privadas.

V - Execução de serviços gráficos, de informática, projeto, construção, ampliação, reforma, limpeza e manutenção de próprios municipais, controle de acesso, regulamentação para estacionamento por tempo determinado, administração de velórios, mercados, estádios, execução de serviços de emplacamento de logradouros públicos, exploração de publicidade em próprios públicos e particulares.

VI - Promoção de programas habitacionais de interesse social” (Estatuto Social da Proguaru, Cap I, art 4)

As sociedades de economia mista se expandiram logo que o Estado assumiu a responsabilidade por diversas atividades, como infraestrutura, transportes, comunicação, evidenciando seu papel de condutor do processo econômico e social no início do século XX. Desta forma, o Estado passou a racionalizar suas tarefas, utilizando como estratégia a descentralização administrativa56 para uma melhor distribuição de competências, já que não dispunha de organização adequada para realização destas atividades.

Neste cenário, surgem as economias mistas, como instrumento para imprimir eficiência à máquina. Portanto, estas se inserem na esfera da administração pública indireta, com personalidade jurídica57 de direito privado, não sendo o Estado seu acionista majoritário.

56

Existem empresas de economia mista estadual, municipal e federal. O decreto lei 200/67 que as criaram remete a sua atuação somente na União, contudo estão presentes em todos os entes federativos, sendo necessária lei que autorize sua criação, se constituem em meios de desconcentrar ações antes sob controle estatal

57Segundo Xavier (2005), a atuação estatal de tais empresas pode se desenvolver pela forma direta,

integrando a chamada administração pública direta, integrada pela: União, Estados, Distrito Federal e Municípios ou pela forma indireta, que engloba: autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas

Para evitar confusões, faz-se necessário lembrar que a sociedade de economia mista demanda conjunção de capitais governamentais com capitais particulares. Nestes termos, tais empresas se diferenciam da empresa pública, o que é ressaltado até pela atual Constituição Brasileira.

A empresa pública deve conter capitais somente públicos, enquanto a economia mista deve abranger também o privado, como enfatiza Xavier58 ( 2005) :

“As características assinaláveis das sociedades de economia mista são: participação do capital público ao lado do capital privado, participação administrativa do poder público, a estrutura de direito privado sob a forma de sociedade anônima e variável interesse público em conciliação com o privado definido pelo próprio poder público em diploma legal específico”

Atendendo a tal exigência, o estatuto social da Proguaru S.A. indica que a Prefeitura Municipal de Guarulhos manterá o controle acionário da sociedade. Possuirá no mínimo de 51% (cinqüenta e um por cento) das ações em que se divide o Capital Social, sendo administrada por um Conselho de Administração e uma Diretoria. Atualmente, a Proguaru S.A. conta com 99% das ações.

Em relação ao Conselho de Administração, o estatuto determina que “ será composto de 6 (seis) membros, acionistas ou não, pessoas físicas, de nacionalidade brasileira, residentes no Município de Guarulhos, eleitos pela Assembléia Geral, por prazo de gestão de 2 (dois) anos. A reeleição é permitida”. Segundo o artigo 20º de tal lei, “o Conselho de Administração elaborará o Regimento Interno da Sociedade, fixando quadro de carreiras e empregos, com as respectivas atribuições, remunerações e formas de acesso”. Ao referido órgão compete:

I – fixar a orientação geral dos negócios da sociedade;

II – eleger e destituir os diretores da sociedade, cujas atribuições vêm fixadas neste estatuto;

III – fiscalizar a gestão dos diretores, examinarem, a qualquer tempo, os livros e papéis da sociedade, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em vias de celebração, e quaisquer outros atos;

58

Xavier (2005). As sociedades de economia mista e empresa públicas . Disponível em www.Franca.Unesp.br/artigos/Thiago_Nogueira.Pdf

IV – convocar a assembléia geral quando julgar conveniente, motivadamente;

V – manifestar-se sobre o relatório da administração e as contas da diretoria;

VI- manifestar-se previamente sobre atos ou contratos, quando o