• Nenhum resultado encontrado

Testar a válvula protetora de 4 circuitos da unidade de processamento de ar

No documento Reparação e Diagnóstico de Freio 2.pdf (páginas 71-76)

5 - Regular a pressão de abertura

Para regular os circuitos, ambos os parafusos redutores de pressão devem ser apertados.

Antes do início da rotina de regulagem, a válvula deve ser pressurizada, no mínimo por 3 vezes, com a pressão de alimentação e em seguida completamente despressurizada.

Método para regular os circuitos 21 e 22

Todas as saídas da válvula fechadas;

Conexão 1 da válvula pressurizada através da restrição “b” com a pressão de alimentação. Aguardar a estabilização da pressão de alimentação.

Abrir completamente a saída da válvula do circuito regulado.

Regular o circuito em questão, através do parafuso de regulagem, de tal forma que seja indicada na conexão 1 da válvula a pressão de abertura.

Método para regular os circuitos 23 e 24

Todas as saídas da válvula fechadas.

Conexão 1 da válvula pressurizada através da restrição “c” com a pressão de alimentação. Aguardar a estabilização da pressão de alimentação.

Abrir completamente a saída da válvula do circuito regulado.

Regular o circuito em questão, através do parafuso de regulagem, de tal forma que seja indicada na conexão 1 da válvula a pressão de abertura.

6 - Teste da pressão de abertura

Antes do início da rotina de regulagem, a válvula deve ser pressurizada no mínimo por 3 vezes com a pressão de alimentação e em seguida completamente despressurizada.

Proceder a mesma rotina dos métodos de regulagem, verificando a pressão de abertura na conexão 1 dos circuitos 21, 22, 23 e 24. Caso necessário, regular novamente e repetir o teste.

7 - Teste das pressões de fechamento e segurança

Antes do início da rotina de teste a válvula deve ser pressurizada no mínimo 1 vez com a pressão de alimentação e em seguida completamente despressurizada.

Teste para os circuitos 21 e 22

Todas as saídas da válvula fechadas.

Conexão 1 da válvula pressurizada com a pressão de alimentação. Aguardar a estabilização da pressão de alimentação.

Fechar conexão 1 da válvula.

Despressurizar a conexão 1 da válvula através da restrição “d”.

Controlar a pressão de fechamento do circuito 21 na conexão 21, a pressão de fechamento 22 na conexão 22 e a pressão de segurança nas conexões 23 e 24.

Teste para o circuito 23

Todas as saídas da válvula fechadas.

Aguardar a estabilização da pressão de alimentação. Fechar conexão 1 da válvula.

Despressurizar a conexão 23 da válvula através da restrição “d”. Controlar a pressão de fechamento do circuito 23 na conexão 24.

Não deve ocorrer nenhuma diminuição de pressão nos circuitos 25 e 26.

Teste para o circuito 24

Todas as saídas das válvulas fechadas;

Aguardar a estabilização da pressão de alimentação. Fechar conexão 1 da válvula.

Despressurizar a conexão 24 da válvula através da restrição “d”. Controlar a pressão de fechamento do circuito 24 na conexão 23.

Não deve ocorrer nenhuma diminuição de pressão nos circuitos 25 e 26.

8 - Teste da função By-Pass (válvula de segurança)

Fechar todas as saídas da válvula com a mesma despressurizada. Pressurizar a conexão 1 da válvula através da restrição “d”.

No mais tardar, com a pressão de 1,5 bar deve ocorrer início de pressão nas conexões 21 e 22 da válvula.

9 - Regulagem da redutora de pressão para os circuitos 23 e 24

Pressurizar a conexão 1 da válvula, através da restrição “a”, com pressão de 9,5 bar até que a pressão de alimentação no manômetro M1 esteja regulada. (Ler a pressão no manômetro M 23 e regular o parafuso de regulagem para os valores especificados (1 volta = 2 bar). Despressurizar a conexão 23 da válvula até 7,0 bar e repetir o procedimento de regulagem).

Determinar a pressão de comutação

Despressurizar a conexão 23 da válvula através da restrição “e” e durante a diminuição de pressão do manômetro M1, ler a pressão de comutação no manômetro M 21.

10 - Verificar a pressão de segurança da redutora de pressão 23 e 24

Pressurizar a conexão 23 com a pressão calculada (Pressão de comutação inferior da redutora de pressão 23 e 24 + 0,7 bar).

Não deve ocorrer diminuição de pressão através da válvula de segurança na redutora de pressão 23 e 24 (máximo 20 ml/min). Aumentar a pressão na conexão 23 em 0,5 bar. Deve ocorrer diminuição de pressão através da válvula de segurança.

11 - Teste de estanqueidade para atmosfera

Todas as saídas da válvula fechadas.

Pressurizar a conexão 1 da válvula com a pressão de alimentação. Aguardar estabilização da pressão de alimentação.

Executar o controle de estanqueidade (teste de vazamento).

Nota: Antes do início do teste as pressões de abertura devem estar reguladas e verificadas. 12 - Remover a válvula da bancada de testes

Despressurizar os circuitos da válvula e desconectar os engates da bancada de testes. Proteger os pórticos das conexões da válvula com tampões plásticos apropriados.

1 - Acessórios da bancada

D = Válvula redutora de pressão.

FN1 = Válvula reguladora de pressão (regulagem fina) com exaustão para a atmosfera. V =Manômetro indicador de pressão da alimentação da bancada.

1=3=4=6=7 = Manômetros indicadores de pressão com divisões de 0,1 bar, capacidade até 16 bar.

1L = Reservatório de ar com capacidade de 1 litro. 20L = Reservatório de ar com capacidade de 20 litros. C=V=3=4=6=7 = Registros (torneiras).

(1)=(3)=(4)=(6)=(7) = Engates rápidos disponíveis na bancada.

2 - Verificação visual

Verificar a válvula protetora quanto a danos externos.

3 - Preparar para instalação da válvula protetora de 4 circuitos na bancada de teste

Retirar a válvula eletropneumática (solenóide) da válvula protetora de 4 circuitos. Bujonar (tampar) os pórticos 25 e 26.

4 - Conectar a válvula na bancada de testes

Conectar o engate rápido (1) (bancada de teste) na restrição de 1mm. Conectar a restrição de 1mmnomanômetro M1.

Conectar o manômetro M1 no pórtico 1 da válvula protetora de 4 circuitos. Conectar o engate rápido (3) (bancada de teste) no pórtico 21.

Conectar o engate rápido (4) (bancada de teste) no pórtico 22. Conectar o engate rápido (6) (bancada de teste) no pórtico 23. Conectar o engate rápido (7) (bancada de teste) no pórtico 24.

5 - Preparar para o teste

Apertar totalmente os parafusos de regulagem da válvula limitadora de pressão e dos pórticos 23 e 24 da válvula protetora de 4 circuitos.

Soltar os parafusos dos pórticos 21 e 22 da válvula protetora de 4 circuitos até as molas permanecerem livres sem perderem a pressão.

Acionar e desacionar várias vezes a válvula FN1 (bancada de teste) para proporcionar um melhor assentamento dos componentes mecânicos.

6 - Testar a estanqueidade

Acionar a válvula FN1 até o manômetro 1 atingir 10 bar.

Aplicar espuma de sabão neutro nos parafusos de regulagem, entre a tampa e o corpo. (Caso surgirem bolhas de ar na espuma, desmontar a válvula e verificar: procedimento de montagem; sujeira nas áreas de assentamento das válvulas e da movimentação dos êmbolos; necessidade de troca de peças, inclusive do corpo da válvula).

Fechar a válvula FN1 até o manômetro 1 atingir 0 (zero) bar.

Abrir as torneiras laterais 3 e 4 da bancada de teste até os manômetros 3 e 4 atingir 0 (zero) bar e fechá-las novamente.

7 - Testar o funcionamento e regular a válvula protetora de 4 circuitos e limitadora de pressão

Acionar a válvula FN1 até o manômetro 1 atingir 10 bar. Abrir a torneira lateral 3 da bancada de teste.

iA pressão do manômetro 3 se reduzirá até 0 (zero) bar e a pressão do manômetro M1 se reduzirá até 6,4 bar.

Rosquear o parafuso de regulagem do pórtico 21 da válvula protetora de 4 circuitos até o manômetro M1 atingir 9 bar. Fechar a torneira 3 da bancada de teste. (Os manômetros 3; 4 e M1 indicarão 10 bar).

Abrir a torneira lateral 4 da bancada de teste.

A pressão do manômetro 4 se reduzirá até 0 (zero) bar e a pressão do manômetro M1 se reduzirá até 6 bar. Apertar o parafuso do pórtico 22 até o manômetro M1 atingir 9 bar.

Fechar a torneira lateral 4.

Os manômetros 3; 4 e M1 indicarão 10 bar. Abrir a torneira lateral 6 da bancada de teste.

A pressão do manômetro 6 indicará 0 (zero) bar e a pressão domanômetro M1 indicará 7,3 bar. Rosquear o parafuso de regulagem do pórtico 23 até a pressão do manômetro M1 indicar 7,5 bar. Fechar a torneira lateral 6 da bancada de teste. (Os manômetros M1; 3; 4; 6 e 7 indicarão 10 bar).

Abrir a torneira lateral 7 da bancada de teste. (A pressão do manômetro 7 indicará 0 (zero) bar e a pressão domanômetro M1 indicará 7,3 bar). Rosquear o parafuso de regulagem do pórtico 24 até o manômetro 7 indicar 7,5 bar.

Fechar a torneira lateral 7. (Os manômetros M1; 3; 4; 6 e 7 indicarão 10 bar).

8 - Regular a válvula limitadora de pressão

Soltar lentamente o parafuso de regulagem da válvula limitadora de pressão até os manômetros 6 e 7 indicarem 8,5 bar. Repetir o teste.

9 - Remover a válvula da bancada de testes

Despressurizar os circuitos da válvula e desconectar os engates rápidos da bancada de testes. Proteger os pórticos das conexões da válvula com tampões plásticos apropriados.

Válvula distribuidora - estrutura e funcionamento

No documento Reparação e Diagnóstico de Freio 2.pdf (páginas 71-76)

Documentos relacionados