• Nenhum resultado encontrado

REVISÃO DE LITERATURA

3.6. Instrumentos de recolha de dados: elaboração e validação

3.6.1. Teste de conhecimentos

Uma vez que o objectivo do teste de conhecimentos (anexo 3) se prendia com a identificação das concepções que os alunos tinham sobre o tema “Energia”, antes da resolução das WQs e com a avaliação da evolução dessas concepções devido às intervenções didácticas levadas a cabo em cada uma das turmas, este foi concebido de modo a abarcar as várias dimensões relevantes nestas intervenções didácticas (quadro 4).

A construção do teste de conhecimentos teve como fundamento as Orientações Curriculares

para o Ensino Básico (DEB, 2001), em termos das diferentes competências gerais e específicas

desejadas para os alunos do ensino básico enquanto cidadãos responsáveis e conscientes; os manuais escolares existentes no mercado, para uma orientação sobre a profundidade a que o assunto normalmente é abordado e as recomendações da UNESCO (2006a) para um desenvolvimento sustentável, referidas no primeiro capítulo.

O teste de conhecimentos contém sete questões envolvendo os assuntos de “energias renováveis”, “energias não renováveis”, “combustíveis fósseis” e utilização destes últimos em centrais eléctricas. A primeira e quinta questões, tratam sobre energias não renováveis e energias renováveis, respectivamente, sendo constituídas por uma interrogação a que os alunos devem responder “sim” ou “não”. Se responderem “não” são aconselhados a passar para a questão dois,

no caso da questão um, e para a questão sete, no caso da questão cinco; se responderem afirmativamente passam para as três alíneas que cada questão contém. A primeira alínea é de resposta aberta em que os alunos têm de dizer o que entendem por energias não renováveis (questão 1a) e por energias renováveis (questão 5a), a segunda pede quatro exemplos de fontes de energia não renováveis (questão 1b) e renováveis (questão 5b) e, a terceira, fornece três alternativas sobre as energias serem, ou não, poluentes, das quais o aluno deve escolher e assinalar a que se apresenta mais de acordo com a sua opinião, justificando essa escolha. A opção por quatro exemplos, na segunda alínea da questão um, deve-se ao facto de se terem considerado os quatro tipos de energias não renováveis utilizados em centrais eléctricas, o que, por uma questão de uniformidade, faz com que na questão cinco se peça o mesmo número de exemplos.

Quadro 4 – Objectivos contemplados em cada questão do teste de conhecimentos

Conceitos Objectivos Questões Explicar o significado de energias não renováveis. 1ª

Dar exemplos de recursos não renováveis. 1b Identificar algumas das energias não renováveis como poluentes. 1c Explicar a designação de combustíveis fósseis atribuída ao petróleo, gás

natural e carvão. 2

Enumerar vantagens e desvantagens associadas aos combustíveis fósseis. 3 Identificar a matéria-prima associada à energia nuclear. 4.1 Evidenciar o impacto ambiental e perigos que oferece uma central nuclear. 4.2.1 Comparar vantagens e desvantagens relativas das energias renováveis e não

renováveis. 6

Energias não renováveis

Associar as diferentes fontes de energia não renováveis à respectiva central

eléctrica. 7

Explicar o significado de energias renováveis. 5ª

Enumerar os recursos renováveis. 5b

Identificar a maioria das energias renováveis como não poluentes. 5c Comparar vantagens e desvantagens relativas das energias renováveis e não

renováveis. 6

Energias renováveis

Associar as diferentes fontes de energia renováveis à respectiva central

eléctrica. 7

A questão dois apresenta uma discussão entre quatro pessoas sobre o que são combustíveis fósseis, em que cada pessoa tem uma perspectiva diferente sobre o que são combustíveis fósseis e, apenas, uma apresenta a definição correcta. De modo a ser colocado numa posição em que tem de analisar diferentes opiniões, o aluno deve escolher a opinião com que mais se identifica e justificar essa escolha.

Para a terceira questão foi elaborado um excerto de diálogo entre três pessoas, que considerava a utilização, ou não, de combustíveis fósseis nas centrais eléctricas, de modo a que estivessem evidentes os três tipos de opiniões diferentes, favorável, não favorável e de indecisão. Com esta questão pretendia-se que os alunos reflectissem, de modo a instigar o reconhecimento das vantagens e desvantagens associadas à utilização de combustíveis fósseis.

A quarta questão, sobre centrais nucleares, está dividida em três subquestões. A primeira questiona sobre o tipo de fonte de energia utilizada numa central nuclear. A segunda apresenta as opiniões de três partidos políticos sobre a construção de centrais nucleares no nosso país e, com base nessas opiniões, questiona e pede uma justificação aos alunos sobre a razão de existirem posições tão diferentes em relação à construção de centrais nucleares; pergunta, também, se os alunos concordam com a posição assumida por algum dos partidos e porquê. Esta questão pretende levar os alunos à identificação da matéria-prima associada à energia nuclear e, também, à reflexão sobre o impacto ambiental e possíveis perigos que uma central nuclear propicia.

A questão seis apresenta o extracto de um diálogo, entre quatro amigos, sobre a dúvida do pai de um dos indivíduos perante a utilização de energias renováveis e não renováveis em sua casa. Com base neste diálogo, é pedido aos alunos que dêem a opinião, e a justifiquem, sobre o que deve o pai desse indivíduo fazer em relação à utilização de energias renováveis ou não renováveis. O objectivo desta questão prende-se com a necessidade de os alunos confrontarem as vantagens e as desvantagens associadas à utilização das energias renováveis e energias não renováveis.

A questão sete apresenta vários tipos de centrais eléctricas e pede que os alunos refiram a fonte de energia que cada uma delas utiliza, de modo a conseguirem associar cada uma delas à respectiva central de produção de energia eléctrica.

O teste de conhecimentos tem, na sua maioria, questões em que os alunos são confrontados com várias perspectivas de cada assunto, para poderem seleccionar a que mais se harmoniza com a sua opinião. Para que não optem por uma resposta ao acaso é pedido que justifiquem a escolha, através das suas próprias palavras, podendo, assim, exprimir de forma livre o seu modo de pensar e, abarcar alguma perspectiva que não tivesse sido prevista na construção do teste.

A primeira versão do teste de conhecimentos foi analisada e validada, em termos de conteúdo, por três especialistas em Educação em Ciências, levando a algumas alterações que conduziram à versão final. As alterações efectuadas foram: organização das perguntas, de modo a terem um enunciado mais abrangente e auto-suficiente e a informarem mais sobre a compreensão dos assuntos; reformulação das perguntas de maneira a se poder descobrir as ideias que os alunos

têm sobre os assuntos, em vez de lhes dar várias alternativas já com as perguntas; acrescentar perguntas específicas sobre os vários tipos de energia relevantes para o trabalho; apresentação dos espaços de resposta com linhas para os alunos escreverem; alteração da construção das frases, para que fossem mais compreensíveis pelos alunos. A versão alterada foi validada com duas turmas de oitavo ano, que não intervieram no estudo efectuado, para se avaliar a sua adequação aos alunos intervenientes no estudo. Desta validação não surgiu necessidade de efectuar alterações e, por isso, considerou-se concluída a validação e terminado o teste de conhecimentos (anexo 3) para utilizar neste estudo.

3.6.2.Teste de aferição do desempenho dos alunos na resolução de situações