• Nenhum resultado encontrado

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.4 Caracterização dos alunos em função dos testes neuropsicológicos

5.4.2 Teste NEUPSILIN

O Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve – NEUPSILIN examina o desempenho nos seguintes processos neuropsicológicos: orientação têmporo-espacial, atenção concentrada, percepção visual (de tamanho, de campos visuais, de faces), habilidades aritméticas (calculias simples), linguagem oral e escrita (níveis da palavra e da sentença), memória verbal (de trabalho, episódica, semântica, prospectiva) e visual (reconhecimento), praxias (ideomotora, construtiva e reflexiva) e funções executivas (resolução de problemas e fluência verbal fonêmica), através de 32 subtestes (FONSECA; SALLES; PARENTE, 2009). Entretanto, nesse estudo utilizam-se apenas quatro subtestes, sendo três de percepção visual e um de memória visual de curto prazo. Para efeito de comparação consideram-se os resultados de parte da amostra total da normatização desse teste, que foi dividida em dois grandes grupos, de adolescentes e adultos. Nesse estudo considera-se o grupo normativo de adultos, na faixa etária entre 19 e 39 anos de idade com escolaridade de nove anos ou mais de estudo, sem considerar repetências. Esse grupo relaciona-se diretamente com os grupos da pesquisa quanto à escolaridade – nove anos ou mais. Deve-se ressaltar que o critério utilizado para escolha do grupo de comparação do desempenho nas tarefas do NEUPSILIN foi o de escolaridade. Essa escolha está fundamentada em estudos que afirmam que as diferenças entre os grupos etários tendem a ser menores do que aquelas identificadas entre os grupos de escolaridade, ou seja, o efeito de escolaridade tende a ser mais pronunciado do que o da idade (ARDILA et al., 2000 apud FONSECA, SALLES, PARENTE, 2009).

Deve-se considerar a interpretação dos resultados com prudência uma vez que há uma série de variáveis neurobiológicas e sócio demográficas que podem interferir no desempenho em tarefas neuropsicológicas (FONSECA, SALLES, PARENTE, 2009). Cada tarefa de uma avaliação neuropsicológica envolve múltiplas funções e, em todas, as falhas atencionais podem interferir sobremaneira no seu desempenho. É importante enfatizar que a atenção concentrada é uma função básica para que todas as outras funções cognitivas sejam executadas com bom desempenho, havendo um mínimo de associação entre o sistema

atencional e os demais componentes da cognição humana (FONSECA; SALLES; PARENTE, 2009).

O NEUPSILIN foi administrado individualmente em cada escola, em horário escolar e com o auxílio dos intérpretes. Foi aplicado logo após o teste da Figura Complexa de Rey – figura A. A aplicação foi realizada de forma individual e constituída pela apresentação de

estímulos exclusivamente visuais de um dos livros de estímulos (do conjunto total do teste). A avaliação foi iniciada apresentando ao aluno os estímulos relacionados à percepção. Na avaliação da percepção, o primeiro subteste avaliou a verificação de igualdades e diferenças de linhas, mostrando ao aluno um conjunto de linhas e procedendo a seguinte orientação: diga-me se estas duas linhas são do mesmo tamanho ou não. No segundo subteste, relacionado à percepção de faces, orientou-se o aluno da seguinte forma: vou lhe mostrar pares de fotografias de pessoas, sendo uma delas de frente e outra de lado, de perfil. Você deve me dizer, para cada par, se são a mesma pessoa ou duas pessoas diferentes. Perguntando após a apresentação do estímulo: é a mesma pessoa ou não? O terceiro subteste avalia o reconhecimento de faces. Nesse momento, o examinador orienta o aluno da seguinte forma: vou lhe mostrar um cartão com dois rostos. Você vai olhar com atenção e depois, dentre quatro figuras, você vai indicar quais as que foram apresentadas anteriormente. Perguntando após a apresentação dos estímulos: destes, quais rostos eu lhe mostrei antes?Após finalizar a avaliação da percepção visual procede-se à avaliação da memória de curto prazo, ainda utilizando o mesmo livro de estímulos. Nesse momento, a orientação é a seguinte: vou lhe mostrar uma figura por alguns segundos. Você deve prestar bastante atenção, pois depois que eu tirar a figura, você deverá reconhecê-la entre três figuras. Perguntando: qual dessas figuras é a que eu acabei de lhe mostrar? A pontuação máxima para cada tarefa do NEUPSILIN utilizada por esse estudo está distribuída da seguinte forma: para os subtestes da função de percepção: 1. verificação de igualdades e diferenças de linhas – seis pontos, 2. percepção de faces – três pontos, e 3. reconhecimento de faces – dois pontos. Para o subteste de memória de curto prazo a pontuação máxima é três pontos (FONSECA; SALLES; PARENTE, 2009).Os resultados serão apresentados considerando os resultados obtidos pelo grupo de surdos e de ouvintes e os resultados obtidos pelo estudo de padronização do instrumento de avaliação.

Os resultados obtidos quanto ao desempenho nas tarefas de percepção, considerando o resultado da soma da média dos três subtestes, apresentou nos surdos, um valor nominal de 10,25 ±0,60, enquanto que os valores da validação foram de10,22 ± 0,44 o que representa

valores bastante aproximados, embora o grupo dos alunos surdos apresente uma diferença de desempenho um pouco melhor, essa diferença não é estatisticamente significativa.

No caso da tarefa de memória de curto prazo o comportamento também é similar aos valores da validação, sendo eles 2,88 ± 0,17 para o grupo dos alunos surdos e 2,94 ± 0,28para o grupo padrão. Como os valores dos desvios obtidos das quatro escolas são inferiores a 10%, ressalta-se que o desempenho dos alunos é praticamente o mesmo, seja das escolas inclusivas ou da escola bilíngue, considerando a análise quantitativa.

O desempenho dos alunos ouvintes nas tarefas de percepção, considerando a soma da média dos três subtestes, revelou um resultado com valor de 9,13 ± 0,17, ficando este valor inferior ao apresentado pelo padrão, de 10,22 ± 0,44.

No caso da tarefa de memória de curto prazo, o valor encontrado foi de 2,5 ±0,2, valor também inferior ao do padrão, que foi de 2,94 ± 0,28. Os resultados obtidos para os ouvintes neste teste apresentam o mesmo comportamento que os obtidos no teste de REY, evidenciando uma redução no desempenho nas tarefas de memória.