• Nenhum resultado encontrado

O maior interesse da mulher pelas novidades, tornou as inovações da moda mais acessíveis a todas. É hoje mais difícil a uma mulher personalizar o seu tipo sem sair da moda. Ainda assim, a vida moderna proporciona à mulher inteligente meios para que ela se destaque pelo bom gôsto e elegância. Você sabe pôr em evidência seus atrativos, tornando seu tipo realmente único?

Responda sim ou não às perguntas seguintes:

1) – As saias curtas estão na moda. Sabendo que seus joelhos talvez não sejam bonitos, Você consegue resistir à tentação de fazer um vestido curtíssimo?

Sim Não

2) - Você ganhou um conjunto de brincos, anel, pulseira e broche. Evita usar todas as jóias de uma só vez, usando no máximo duas peças?

Sim Não

3) - Tôdas as suas amigas cortaram os cabelos. O seu rosto não se presta a cabelos curtos. Você adapta seu penteado à nova linha, sem cortar os cabelos?

Sim Não

4) - Uma toillete simples e discreta é sempre o cenário ideal para sua personalidade. Sabendo disso, Você evita usar um vestido complicadíssimo, mesmo que esteja na moda?

Sim Não

5) - Você se mantém em dia com as inovações90 em matéria de conforto íntimo, preferindo para sua proteção higiênica, o absorvente MODESS, ao invés das antiquadas toalhas laváveis?

Sim Não

Se sua resposta foi não a mais de duas perguntas, Você deve fazer com que as tendências da moda trabalhem a seu favor, colocando em destaque suas características pessoais. “Naqueles dias”, por exemplo, Você pode manter sua despreocupação e desembaraço, graças à segurança que Você obtém com o

90 Grifo nosso. Como veremos, o estímulo, de natureza prospectiva, à renovação e ao aperfeiçoamento, será

187

absorvente MODESS. É tão higiênico – usa-se apenas uma vez e joga-se fora... nada de lavar! E para o máximo conforto, use o acessório perfeito – um dos diversos tipos dos Cintos MODESS. Se preferir, use Serena, nova calça higiênica que se ajusta à sua cintura para completa liberdade de movimentos.

Cordialmente,

Anita Galvão

Nesse momento, Anita oferece conselhos para sua leitora lidar com a difícil tarefa de “personalizar o seu tipo sem sair da moda”, ou melhor, de manter-se na moda sem incorrer em imodéstias, indiscrições ou redundâncias no que diz respeito ao corte e penteado de cabelos, ao conjunto de joias, roupas e acessórios que se utiliza, assim como à proteção íntima da mulher. A consultora auxilia a pronunciar seus atrativos e renunciar aos excessos com a moderação que cabe àquela de “bom gosto e elegância”. Joelhos não tão bonitos, por exemplo, carecem da resistência a adotar artigos de moda que ascendiam com uma força ímpar na década de 1960: as saias e vestidos curtos. Um rosto que “não se presta a cabelos curtos” também requer, de acordo com os conselhos de Anita Galvão, o comedimento e a maleabilidade de não se cortar os cabelos, como “todas as suas amigas”, e adaptar os penteados à “nova linha”. Tendo ganhado um conjunto de anel, pulseira, brincos e broche, seria adequado não usá-los todos de uma vez e arrumar-se com “no máximo duas peças”. O “cenário ideal” para sua personalidade, da mesma forma, constitui-se numa toilette “simples e discreta”, evitando vestidos compostos por muitos elementos, ditos “complicadíssimos” 91, mesmo estando eles na moda. Manter-se em dia em matéria de inovações e tornar “seu tipo único” não é, portanto, tarefa fácil, exige boa dose de cuidados apropriados para destacar-se pelo “bom gosto e elegância”.

Essa consultoria de Anita, como todas as outras, deságua na novidade de Modess, na “segurança” que ele oferece “naqueles dias”. Aliado a um dos diversos tipos de Cinto Modess ou à Calça Higiênica Serena, Modess proporciona “máximo conforto”. Seu benefício, aqui, trata-se de oferecer a possibilidade de colocar “em destaque suas características pessoais”, distinguindo-se prudentemente, sem perder em simplicidade e discrição. Modess, que é usado apenas uma vez e jogado fora, sem o trabalho e o constrangimento de ter que lavá-lo, é

91

Reparemos na forma superlativa utilizada para intensificar um aspecto não desejável ao se escolher um vestido para sair. O superlativo será reiteradamente utilizado por Anita ao longo de suas manifestações, como veremos ao longo deste capítulo, para acentuar sejam elementos desejáveis ou inadequados pela consultora, no que se refere ao comportamento da mulher.

188

apresentado como elemento importante, senão central, para saber “personalizar o seu tipo”, tornando-se “única” mesmo em meio à padronização e maior acessibilidade da moda feminina. É questão de inteligência saber se destacar pelo bom gosto e elegância, saber pôr em evidência seus atrativos, e Modess torna-se um importante meio para manter a despreocupação e o desembaraço necessários principalmente “naqueles dias”.

Modess se mostra, na verdade, como a solução para um problema propriamente urbano-industrial: a preocupação com os atributos pessoais, a atenção à “autenticidade” (o fenômeno da moda parece um de seus maiores expoentes). A adequação de Modess, portanto, não pode ser vista fora do contexto social do qual surgia e para o qual se direcionava. Segurança e desembaraço, nesse caso específico, vinculam-se estreitamente ao crescimento de um determinado individualismo calcado no conforto.

O produto é apresentado, aqui como em diversos outros anúncios, como uma novidade que merece e deve ser conhecida e usada por “todas”. Isto na contrapartida da prerrogativa de que as “toalhinhas laváveis”, por outro lado, evidenciam-se como “antiquadas”. Pouco práticas e desconfortáveis, esses objetos deveriam ser abandonados em benefício da segurança, conforto e praticidade de Modess. Na sequência, veremos com mais detalhes as funções que Modess passa a cumprir na vida da “mulher”, da forma como Anita Galvão as alinhava entre si. Embora não consistam em manifestações da consultora, alguns outros anúncios participarão de nossa análise, por considerarmos que estas funções de Modess teriam profundas raízes no entrelaçamento dos diferentes elementos e fendas discursivas que mantém forte contiguidade ao longo dos dezessete anos de circulação de Querida.

“A VERDADEIRA ARTE DA ELEGÂNCIA”

Quanto às intervenções de Anita Galvão, alguns preceitos de beleza, orientados por métodos e tratamentos ditos “adequados” à mulher de “hábitos modernos” – como o uso de óleo para cabelos ressecados, a identificação do próprio tipo de pele e os procedimentos apropriados para tal –, são detalhada e categoricamente recomendados pela consultora em anúncio datado de dezembro de 1961 (intitulado “Você cultiva sua beleza?”) e em outros que discutiremos a seguir. Publicado na primeira quinzena do mês do natal de 1961, esse anúncio,

189

exposto a seguir se harmonizava, na mesma página, com uma receita de bolo de natal, outra de rosca de natal e com a conclusão de uma história (iniciada 50 páginas antes), enviada por uma leitora de Porto Alegre - RS, romanceada e publicada nas páginas de Querida 92.

Conversando com ANITA GALVÃO

Consultora feminina da Johnson & Johnson

Você cultiva