• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa essencialmente quantitativa pelo tipo de dado a que o estudo demandou e a forma em que os mesmos foram tratados. Investigações com essas características apresentam procedimento “predeterminado”, e são utilizados dados de desempenho, observacionais e de censo, e no final, realiza-se análise estatística (CRESWELL, 2007), algo que aconteceu neste estudo.

Sob o ponto de vista da natureza dos objetivos traçados, classifica-se como exploratório-descritiva, uma vez que, o assunto se trata de algo pouco explorado no âmbito nacional, e se torna um campo fértil, principalmente, em decorrência do momento oportuno: a atual situação dos Estados brasileiros.

Em relação à lógica e direção das ações de pesquisa, classifica-se como dedutiva. Para este estudo, obteve-se um conhecimento prévio sobre determinadas situações vivenciadas pelos entes públicos durante o período da pesquisa, tais como, os problemas nas finanças públicas dos Estados, frequentemente abordados pela mídia, por meio de noticiários, os quais incluem discutir, inclusive, a queda no resultado de indicadores econômicos, como o PIB, o qual corresponde “ao valor dos bens e serviços finais produzidos no país e região” (JANNUZI, 2009, p. 17), fato que aponta a desaceleração no desenvolvimento e crescimento econômico da nação.

O método dedutivo é atribuído a esta pesquisa porque o objeto de estudo surgiu por se ter um conhecimento preliminar sobre o andamento das finanças dessas entidades públicas,

algo que direcionou a realização de um estudo que se voltasse a analisar os fatores que interviram os Estados a chegarem a tal nível de dificuldades financeiras.

Em convergência à descrição quanto à lógica desta pesquisa, vale destacar que, o conhecimento prévio adquirido foi por intermédio da mídia, portanto, do conhecimento popular, fato que ocasionou investigar a situação dos Estados por meio de algo mais crítico, viabilizando assim, analisar a condição financeira com base no conhecimento científico, levando em consideração que “a ciência objetiva tanto o conhecimento em si mesmo quanto as contribuições práticas decorrentes desse conhecimento” (GIL, 2002).

Sob o ponto de vista de sua natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja finalidade é “gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 51). Por sua vez, o conhecimento que se buscou com a realização desta investigação foi de compreender os fatores que interviram na condição financeira dos Estados brasileiros.

Quanto à periodicidade de coleta, delimitou-se por estudar os anos de 2012 a 2016. Considerando que o ano de 2014 foi o momento em que a crise econômico-financeira começou a notada pela população, escolheu-se analisar dois anos antes (2012 e 2013) e dois anos depois (2015 e 2016) desse marco, a fim de identificar o que ocorreu anteriormente ao fato e quais as consequências apresentadas posteriormente ao episódio. Em decorrência desse período temporal, esta pesquisa caracteriza-se como longitudinal.

No que tange às bases técnicas, utilizou-se o método comparativo. No caso desta pesquisa, observou-se a posição de cada indicador de forma individual para cada Estado e as modificações ocorridas ao longo dos anos. Essa base técnica, inclusive, correlaciona variáveis, e, por ser um método comparativo é atribuído tanto para comparações de grupos no presente ou no passado ou até mesmo, verificar a relação “entre sociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento (MARQUES et al., 2006, p.47). Com base nesse roteiro, esta pesquisa é denominada como não experimental. Uma pesquisa é assim classificada porque “consiste no estudo de fenômenos sem a intervenção sistemática do pesquisador” (WAZLAWICK, 2009).

Relativamente à modalidade, esta pesquisa se trata de um levantamento documental, pois foram utilizados dados das Demonstrações Contábeis dos Estados brasileiros, as quais foram obtidas no Balanço Geral de cada um desses entes, algo que classifica esse tipo de documentação como fontes primárias, uma vez que ainda não passaram por um tratamento

analítico. Assim, ela se trata de uma pesquisa nomotética, pelo fato desse tipo de investigação ter relação com documentos legais, como é o caso da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Transparência das Informações no Setor Público e Lei de Acesso à Informação.

Em termos de concepção filosófica, adotou-se uma postura positivista, nas quais se “buscam a descrição das características de determinada população ou fenômeno, bem como o estabelecimento de relações entre variáveis e fatos” (MARTINS, 1997, p. 8), portanto, dão ênfase a observações que se prestam a análise estatística (SAUNDERS; LEWIS; THORNHILL, 2009). No caso deste estudo, analisou-se o fenômeno condição financeira dos Estados brasileiros, e, com o cálculo de indicadores, foi possível sugerir os fatores que expliquem a situação econômico-financeira dessas instituições. Diante dessa exposição, o Quadro 6, apresenta o resumo da tipologia desta pesquisa.

Quadro 6 - Resumo da tipologia e escopo da pesquisa

Critérios Enquadramento da

Pesquisa Desígnio

Natureza dos

dados Quantitativa

Os dados coletados foram numéricos e tratados por meio da análise multivariada de dados.

Natureza dos

objetivos Exploratório-descritiva

Abordagem de um tema pouco tratado no âmbito nacional, sendo seus resultados retratados de forma expositiva. Natureza da

pesquisa Aplicada

Foi direcionada a estudar um fenômeno vivenciado por alguns Estados brasileiros, cujos resultados são capazes de auxiliar

gestores públicos. Portanto, tem uma aplicação prática.

Lógica da

pesquisa Dedutiva

A proposta de pesquisa surgiu por meio do conhecimento prévio em relação à situação financeira dos Estados brasileiros, apresentada principalmente pela mídia, fato que

ocasionaou investigar o fenômeno cientificamente.

Disciplinariedade Multidisciplinar

Necessitou-se de informações não apenas da ciência contábil, mas também, das ciências econômicas, sociais, políticas e gestão pública, em convergência ao fenêmeno de pesquisa. Periódicidade da

coleta (Corte Temporal)

Transversal 2012 – 2016

Buscou-se analisar o fenômeno ao longo de um horizonte temporal, apresentando pausas intervalar.

Bases técnicas Comparativa

Associa-se ao fato de ter estudado a situação financeira dos Estados brasileiros, cujo parâmetro para definir se estavam

em boas ou ruins condições, quando comparados os resultados com os demais Estados.

Modalidade Levantamento documental

A obteção dos dados foi possivel pelo fato da disponibilização das demonstrações contábeis desses Estados, as quais são apresentadas no Balanço Geral, localizadas no site do Siconfi.

Análise de dados Análise multivariada de dados

Em concosância com o objetivos traçado, escolheu-se utilizar a análise de correlação de Pearson/Sperarman e análise

fatorial. Concepção

filosófica Positivismo

Relaciona-se ao fato da pesquisa se tratar de um estudo que também foi descritivo e que buscou relacionar vaiáveis à

situação dos Estados brasileiros. Fonte: Elaborado pela autora, 2018.

Para fechamento deste subcapítulo, tem-se que este escopo tem a função de estabelecer, com transparência, a limitação e a obtenção dos achados da pesquisa. Assim,

seguiu-se ao processo de seleção de indicadores capazes de responder o fenômeno investigado, cuja etapa é explorada a seguir.