• Nenhum resultado encontrado

Segundo: Pilares dos dois testemunhos (shahadatein):

2- Tipos de adoração e sua composição:

Os tipos de adoração são muitos; incluem todos tipos de obediências aparentes sobre a língua, os membros e as que provem do coração; como a lembrança (zhikr), o tassbih, o tahlil, a leitura do Alcorão, a oração, o zakat, o jejum, a peregrinação, o jihad, a ordem pela prática do bem e a proibição do mal, a benevolência com os próximos, os órfãos, os necessitados e viajantes em dificuldade, assim como, amor a Deus e Seu mensageiro, o temor a Deus e a incumbência a Ele, a

sinceridade da religião para Ele, a perseverança nas suas regras e agrado pela Sua determinação, a confiança n’Ele, o desejo pela Sua misericórdia, o medo da Sua punição, no entanto, ela é abrangente em todos comportamentos do crente quando intenciona a aproximação (a Deus) ou aquilo que o auxilia. Até os costumes, quando ele intenciona uma adoração, reforça as obediências, como o dormir, comer, beber, vender e comprar, pedido de sustento e o casamento, pois, estes costumes com boa intenção se tornam adorações; é recompensado, as adorações não estão limitadas a ritos conhecidos.

Quinta secção: Esclarecimento dos equívocos na

determinação da adoração

Adorações determinadas: significa que nada é recomendável nelas, excepto com evidência do Alcorão e Sunnah e aquilo que não foi recomendável considera-se inovação rechaçada; conforme o profeta – Que a paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele – disse: “Aquele que praticar uma acção que não está em conformidade com a nossa religião, será rechaçada.” (Bukhari e Muslim). Ou seja: A sua acção será rechaçada para ele mesmo, não será aceite, comete pecado por isso, porque é desobediência e não obediência; em seguida, o método saudável no cumprimento das adorações recomendáveis é: a moderação entre a suavidade e o relaxamento; e entre o radicalismo e o

exagero. O Altíssimo disse para o Seu profeta – Que a paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele - : <<Sê firme, pois, tal qual te foi ordenado, juntamente com os arrependidos, e não vos extravieis. >> (Hud: 112).

No entanto, neste sagrado versículo traça-se o plano de um método saudável na prática das adorações, e isso com firmeza no seu cumprimento através de meios moderáveis, onde não há exagero e negligência; de acordo a shariah (como te foi ordenado), em seguida enfatizou com o seu dito: “e não vos extravieis” e o extravio: é ultrapassar os limites por radicalismo ou ser excessivo, que é o exagero. Quando o profeta – Que a paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele – soube que três de seus companheiros rebateram nas suas acções, quando um deles disse: Eu jejuo continuamente; o outro disse: Eu vou rezar e não vou dormir; o terceiro disse: Eu não casarei. O profeta – Que a paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele – disse: “Quanto a mim, jejuo e interrompo o jejum, caso as mulheres, e aqueles que rejeitam a minha tradição não fazem parte de mim.” (Bukhari e Muslim).

E existe por ai dois grupos de pessoas em lados opostos na questão de adoração:

Primeiro grupo: Negligenciaram o conceito da adoração e

suavizaram no seu cumprimento até interromperam muitos de seus tipos, negligenciaram por acções limitadas, e poucos rituais cumprem-se apenas na mesquita, e não há espaço para adoração em casa, nem no escritório, nem na loja, nem nas ruas, nem nas transacções, nem na política, nem julgamento nas disputas, e nem outros similares dentre os assuntos da vida.

Para a mesquita há méritos, há obrigatoriedade de se cumprirem as cinco orações nela, mas a adoração constitui toda a vida do muçulmano; dentro e fora da mesquita.

Segundo grupo: radicalizaram na prática das adorações até um limite extremo, elevaram as acções recomendáveis para um nível obrigatório, tornaram ilícito algumas coisas permissíveis, foi julgado por perdição ou engano para aquele que contraria o método deles, e errar os seus conceitos. E a melhor orientação é a do Muhammad – Que a paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele – e os piores assuntos são as suas invenções.

Sexta secção: Esclarecimento sobre os suportes de uma adoração verdadeira

Na verdade a adoração assenta-se sobre três suportes: o amor, o temor e a esperança. O amor com a humilhação e o medo com a esperança, é necessário que numa adoração se unam essas

questões; o Altíssimo disse ao descrever a adoração do crente: << (Um povo que Ele amará, e que O amará.>> (Al-Maidah: 54). E o Altíssimo diz:<< Mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus.>> (Al-Bacara: 165). E Ele disse descrevendo Seus mensageiros e profetas: << Por certo, eles se apressavam para as boas coisas e invocavam-Nos com rogo e veneração e foram humildes connosco.>> (Al-Anbiyá: 90). Alguns predecessores disseram: < Aquele que adora a Deus somente por amor é herege (zindiiq); aquele que adora-lo somente por esperança é murji’a; aquele que adorá-lo somente por medo é harurii (khawarij); e aquele que adora-lo por amor, temor e esperança é um crente monoteísta. O sheikh Al-Islam citou isso na sua guia “A servidão”. E também disse: < A religião de Deus: é a sua adoração, sua a obediência, e a submissão a Ele. A essência do significado de adoração: é humilhar. Diz-se caminho servil, quando humilhado os pés pisando nele. Mas a adoração ordenada é aquela que inclui o significado de humilhação e amor; ela inclui o propósito de se rebaixar para Deus, o Altíssimo e propósito de amor por Ele, aquele que se rebaixar para o ser humano com repugnância a ele, não será adorador dele; e se gostar algo e não se rebaixar a ele, não será adorador dele, assim como, homem ama seu filho, seu amigo; por isso não basta um deles na adoração a Deus, o Altíssimo; pois, é preciso que Deus seja fervorosamente amado pelo servo do que

todas as coisas, que Deus seja o Grandioso em todas as coisas. Não merece o amor e a submissão completa excepto Deus...>. Estes são os suportes da adoração que giram em torno dela.

3- TAUHID ASSMÁ WA SIFAAT (UNICIDADE NOS