• Nenhum resultado encontrado

Tipos de juntas em uma vedação com placas cimentícias

Capítulo 3: Conceituação de juntas e sistemas de fixação

3.6. Tipos de juntas em uma vedação com placas cimentícias

Em uma vedação constituída por placas cimentícias, existem dois tipos principais de juntas:

· As juntas formadas pela fixação da placa cimentícia ao sistema de apoio constituído por perfis metálicos ou sarrafos de madeira. Neste trabalho estas juntas são constituídas por componentes de união denominados ancoragens; · As juntas formadas entre as placas adjacentes que compõem a vedação. Cada uma desta deve atender a critérios específicos, extraídos da lista de verificação da norma ISO 3447 (1975)

3.6.1. Ancoragem das placas cimentícias

O termo ancoragem para a fixação das placas cimentícias a sua estrutura de apoio foi verificada na norma ASTM C 1472 (2005). Esta terminologia foi adotada neste trabalho pelas características que esta fixação deve apresentar, oferecendo resistência aos esforços perpendiculares ao plano da vedação, mas possibilitando algum deslocamento no sentido paralelo a este plano.

Principais requisitos de desempenho da ancoragem

Tomando-se com base a lista proposta pela ISO 3447 (1975), pode-se identificar para cada um dos tipos de junta acima descritos a existência de requisitos relacionados à função que esta junta deve exercer, e outros relacionados à metodologia utilizada para a execução desta junção.

Para as ancoragens das placas cimentícias, pode-se atribuir como requisito inerente a sua função os relacionados à sua fixação como, sustentar os componentes a serem unidos em uma ou mais direções e absorver as várias deformações dos componentes uma vez unidos. Estes requisitos definem a finalidade da ancoragem, que é assegurar a permanência da placa cimentícia em seu devido lugar, sem restringir completamente a mobilidade do ponto, de modo a permitir pequenos deslocamentos, resultantes das variações dimensionais das placas cimentícias, decorrentes da ação de cargas de vento, da acomodação da estrutura ou outras que possam ocorrer. Como requisitos relativos ao método de união, existem os relacionados à estética e aos critérios de estanqueidade. Alguns sistemas utilizam

elementos passantes visíveis pela parte externa da vedação. Estes elementos, além de poderem interferir na estética da fachada, podem contribuir para uma perda da estanqueidade através da interface entre os componentes de união e a placa cimentícia. Nas metodologias de fixação executadas apenas pela parte posterior das placas, os requisitos de aparência e estanqueidade são cumpridos unicamente pela placa de vedação. Outros requisitos relativos à segurança, durabilidade e manutenção devem ser verificados em todos os sistemas, de modo a contribuir para a avaliação global de uma determinada metodologia de fixação, permitindo a sua comparação com outros sistemas.

Classificação das ancoragens aplicadas às placas cimentícias

As ancoragens das placas cimentícias são classificadas como visíveis, quando realizadas por algum componente de união que se diferencia na fachada, ou invisíveis, quando a fixação é realizada pela parte posterior da placa cimentícia, ou o componente de união é recoberto por algum material que permita o acabamento com a mesma textura e coloração das placas cimentícias.

3.6.2. A junta entre placas cimentícias

Considera-se nesta dissertação que a junta entre as placas é um dos principais gargalos para a difusão da tecnologia de produção de vedações com placas cimentícias. Como estão presentes na fachada, mesmo que dissimuladas, exercem uma grande influência sobre a avaliação do edifício como um todo. Nas alternativas em que se apresentam como elementos distintos da vedação devem proporcionar um resultado visualmente agradável. Além destes requisitos visuais, são elementos encarregados de desempenhar funções críticas que contribuem para a funcionalidade e durabilidade da vedação. Um exemplo são as juntas que devem ser responsáveis pela estanqueidade do paramento e ao mesmo tempo absorver as variações dimensionais destas placas cimentícias. O projeto de sistema de juntas deve ser avaliado de maneira global, comparando-se todos os critérios relativos ao desempenho do paramento, incluindo a sua durabilidade e manutenção.

Principais requisitos de desempenho da junta entre placas cimentícias

Os requisitos inerentes à função da junta em uma fachada são principalmente os referentes à absorção da variação dimensional e ao aspecto estético desta. A mudança de uma tecnologia tradicional para uma tecnologia inovadora não ocorrerá se a aparência visual do resultado não agradar aos clientes. Este requisito estético está em estreita ligação aos requisitos de durabilidade, ou seja, a variação do seu aspecto ao longo do tempo. Os critérios de durabilidade aumentam à medida que se aplica esta tecnologia para edifícios onde o acesso a determinados pontos da fachada exigem equipamentos especiais, como balancins. Quanto maior for o custo para esta manutenção, maior deve ser a expectativa da durabilidade do produto aplicado a fachada.

Outro requisito vinculado à função que a junta exerce é a capacidade de absorção das variações dimensionais dos componentes adjacentes a esta junta. Estas variações são relevantes quando se trata de placas cimentícias, conforme visto no capítulo anterior. A manutenção das propriedades mecânicas destas placas, e da qualidade do acabamento superficial, está vinculada a capacidade de acomodação dimensional proporcionada pelas juntas.

A necessidade de a junta desempenhar a função de componente estanque, ou seja, evitar a penetração de água para as camadas subsequentes dependerá do projeto desta vedação. Este projeto pode considerar a existência de outras camadas responsáveis por esta estanqueidade, como no caso das vedações ventiladas aplicadas sobre paredes já existentes. A necessidade de desempenhar a estanqueidade e simultaneamente absorver as variações dimensionais representam os maiores desafios para o desenvolvimento destas juntas.

Classificação dos produtos de união aplicados a juntas entre placas cimentícias Os produtos de união geralmente aplicados entre placas cimentícias adjacentes são destinados a melhorar o desempenho da vedação quanto à estanqueidade. Conforme verificado em Pereira (2001), a garantia da estanqueidade ao ar e à água é obtida pela vedação das juntas. Os produtos empregados para garantir esta estanqueidade podem ser resultantes da aplicação de materiais de união ou de

perfis de união. A BS 6093 (1993) classifica os principais produtos utilizados para desempenhar esta finalidade:

· Selantes: São materiais de união compostos por polímeros, cargas pulverulentas (fillers), pigmentos e aditivos. São conhecidos no mercado de acordo com o tipo de polímero, cura e comportamento mecânico, os quais são responsáveis por algumas de suas principais propriedades e seu desempenho (LOH, BELTRAME, 2009).

· Tiras de selagem: Material pré-formatado, constituindo um perfil de união que contribui para a vedação quando comprimido entre apropriadas superfícies da junta, e que podem possuir propriedades adesivas.

· Gaxetas: Perfil de união constituído de material pré-formatado flexível, geralmente elástico, que contribui para a vedação quando comprimido. O propósito primário da gaxeta é fornecer uma barreira contra o vento e a chuva e para desempenhar esta propriedade é essencial que permaneça sobre compressão o tempo todo. Embora os fabricantes de vedações continuem a usar juntas de selantes, possivelmente, por serem mais fáceis de detalhar, as juntas de gaxetas podem oferecer um produto de junta mais estável, particularmente, quando usados em conjunto com a barreira de ar (SILVA, 1998).

A Tabela 6, extraída da BS 6093 (BS, 1993) apresenta uma lista com os principais tipos de produtos de união aplicados e os materiais que os constituem.

Tabela 6: Tipos de juntas e respectivos materiais utilizados (BS, 1993).

Tipo de junta material

Selantes aplicados sob aquecimento

Betume

Betume/ borracha Polímero

Selantes aplicados a frio com cura química

Polissulfeto Poliuretano Epóxi Selantes aplicados com pistola sem cura

Óleo Butil Acrílico Selantes monocomponentes,

aplicados com pistola, com cura

Polissulfeto Poliuretano Silicone Selantes bicomponentes,

aplicados com pistola, com cura química

Polissulfeto Poliuretano Silicone Selantes aplicados a quente,

não derramados

Betume

Betume/borracha Tiras de selagem (mástique) Óleo

Butil

Betume/borracha Polisobutile/butil Tiras de selagem (celular) PVC

Polietileno Poliuretano Butil Neoprene EVA Gaxetas Neoprene Borracha natural EPDM Butil borracha Poliuretano Silicone EVA Cortiça 4.

Capítulo 4: Opções disponíveis de