• Nenhum resultado encontrado

Em função da amplitude do conceito de inovação, identificou-se a necessidade de apresentar as suas diversas tipificações para melhor compreensão do tema.

Schumpeter (1985) propõe uma relação de vários tipos de inovações:

• Introdução de um novo produto ou mudança qualitativa em produto existente; • Inovação de processo que seja novidade para uma indústria;

• Abertura de um novo mercado;

• Desenvolvimento de novas fontes de suprimento de matéria-prima ou outros insumos; • Mudanças na organização industrial.

A OECD – Organisation of Economic Cooperation and Development (1994), não fornece toda a amplitude de Schumpeter, concentrando a sua atenção em inovações de produtos (bens e serviços) e processos novos significativamente aprimorados. Reconhece que as inovações puramente organizacionais são bastante difundidas, e podem resultar em melhorias significativas no desempenho das empresas, mas em função da sua pouca experiência prática, optou por retirá-la de sua atenção principal.

Tushman e Nadler (1997) observam que existem dois tipos de inovação: inovação de produto, que corresponde às mudanças no produto que uma empresa faz ou no serviço que ela fornece, e inovação de processo, que é uma mudança na forma como o produto é elaborado ou o serviço é fornecido.

Afuah (2003) destaca dois tipos de inovações: técnicas e administrativas. Inovações técnicas referem-se às evoluções em produtos, serviços e processos. As inovações administrativas estão vinculadas à estrutura organizacional e aos processos administrativos e podem ou não, afetar a inovação técnica. Por outro lado, as inovações técnicas podem ou não requerer inovações administrativas.

De acordo com Damanpour (1991), as inovações técnicas pertencem a produtos, serviços e processos de tecnologia da produção, as quais estão vinculadas às atividades básicas do trabalho e são relacionadas ao produto ou serviço; enquanto as inovações administrativas envolvem as estruturas organizacionais e processos administrativos, as quais são indiretamente vinculadas às atividades básicas do trabalho de uma organização e são mais diretamente relacionadas aos seus gestores.

Damampour (1991) faz ainda, referências a duas outras tipologias: produto e processo. As inovações de produto referem-se a novos produtos ou serviços introduzidos para atender a um usuário externo ou uma necessidade de mercado, e inovações de processo são novos elementos introduzidos na produção da organização ou nas operações de serviço.

Abernathy e Clark (1985) definem que existem dois tipos de conhecimento que apoiam as inovações: tecnológico e de mercado. O tecnológico está vinculado aos recursos, habilidades e conhecimentos aplicados nas características físicas do produto – seu desempenho, aparência, qualidade, confiabilidade, imagem, disponibilidade e facilidade de uso, assim como na sua estrutura de custo. O de mercado está vinculado ao conhecimento do cliente, o seu relacionamento, as novas aplicações em produtos, os canais de distribuição e serviços e o processo de comunicação.

A visão de Peltomaki (1996) é de que existem três tipos de inovação: tecnológica, administrativa e de mercado. A tecnológica refere-se à utilização da tecnologia no desenvolvimento de um novo produto ou serviço ou na sua aplicação em um novo processo de produção; a administrativa propõe uma nova forma para a organização ou um incremento na gestão dos recursos humanos e finalmente a de mercado, que está vinculada às áreas em que as decisões de marketing estão presentes: produto, preço, distribuição e comunicação.

Daft (1978) propõe o modelo de duplo núcleo (dual-core model) para explicar as diferentes características das inovações técnicas e administrativas. As inovações, segundo Daft (1978), surgem de duas áreas diferentes da organização – do núcleo técnico e do núcleo administrativo - e servem aos seus respectivos grupos. As idéias técnicas permeiam do núcleo técnico, enquanto as idéias administrativas surgem de dentro do núcleo administrativo.

Zmud (1982) desenvolve as idéias a partir dos estudos de Daft (1978), e conclui que o núcleo técnico é responsável por produzir os produtos e serviços que justificam a existência da organização, enquanto o núcleo administrativo é responsável pelo planejamento, controle e coordenação das funcionalidades da organização. Seguindo esta idéia, Zmud (1982) distingue dois tipos de inovação: aquelas que servem aos interesses do núcleo técnico e as que atendem aos interesses do núcleo administrativo.

Os autores pesquisados possuem uma diversidade de entendimento acerca da tipificação das inovações. Uma síntese destes conceitos é apresentada no Quadro 2.

Quadro 2 – Resumo dos Tipos de Inovação

Tipos Conceitos

Produto ou Serviço • Introdução de um novo produto (SCHUMPETER, 1985) • Inovação de Bens e Serviços (OECD, 1994)

• Mudanças no produto que uma empresa faz ou no serviço que fornece (TUSHMAN e NADLER, 1997)

Processo • Inovação de processo que seja novidade (SCHUMPETER, 1985)

• Inovação de processo com aprimoramentos significativos (OECD, 1994)

• Mudança na forma como um produto é elaborado ou o serviço é fornecido (TUSHMAN e NADLER, 1997)

Tecnológica • Servem os interesses do núcleo técnico, que é responsável por produzir produtos e serviços que justificam a existência da organização (DAFT, 1978; ZMUD, 1982)

• Está vinculado aos recursos, habilidades e conhecimentos aplicados nas características físicas do produto (ABERNATHY e CLARK, 1985) • Pertencem aos produtos, serviços e processos de tecnologia da

produção e estão vinculadas às atividades básicas do trabalho (DAMAMPOUR, 1991)

• Utilização da tecnologia no desenvolvimento de um novo produto ou serviço ou na sua aplicação em um novo processo de produção (PELTOMAKI, 1996)

• Referem-se às evoluções em produtos, serviços e processos (AFUAH, 2003)

Administrativa • Surgem de dentro do núcleo administrativo, e são voltadas ao planejamento, controle e coordenação das funcionalidades da organização (DAFT, 1978; ZMUD, 1982)

• Envolvem as estruturas organizacionais e processos administrativos e são mais diretamente relacionadas aos seus gestores (DAMAMPOUR, 1991)

• Propõe uma nova forma para a organização ou um incremento na gestão dos recursos humanos (PELTOMAKI, 1996)

• Estão vinculadas à estrutura organizacional e aos processos administrativos (AFUAH, 2003)

Mercado • Estão vinculadas ao conhecimento do cliente, ao seu relacionamento, as novas aplicações em produtos, aos canais de distribuição e serviços e ao processo de comunicação (ABERNATHY e CLARK, 1985)

• Relacionado às áreas em que as decisões de marketing estão presentes: produto, preço, distribuição e comunicação (PELTOMAKI 1996)